[VÍDEO] Avaliação do furioso Porsche 718 Cayman GT4 RS

Confira como anda o Porsche 718 Cayman GT4 RS, que levamos para a pista no interior de São Paulo, onde ele mostrou seus limites

porsche 718 cayman gt4 rs 2023 cinz tres quartos
Testamos o último estágio evolutivo do Porsche 718 Cayman, na configuração GT4 RS (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 15/10/2022 às 15h03
Atualizado em 22/03/2023 às 15h53

Lançado em 2005 como versão fechada do Boxster, o Porsche Cayman era uma opção para quem queria um cupê da marca alemã, mas não tinha cacife para bancar uma das versões do 911. Mas com o passar dos anos o modelo evoluiu e o 718 Cayman GT4 RS acaba de chegar como a versão Super Sayajin desse cupê.

O modelo acaba de estrear no Brasil, com preço acima de R$ 1 milhão, que supera inclusive o que é cobrado pelas versões mais “modestas” do 992, atual geração do 911, que parte de R$ 790 mil. E fomos até o interior paulista para saber se esse carro carrega as “sete esferas do dragão”.

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Ficha técnica Porsche 718 Cayman GT4 RS

O GT4 RS é uma carro de pista homologado para uso urbano. Mas o lugar desse esportivo é o autódromo. Ele compartilha motor com o 992 GT3 e peças de modelos como 991 GT2 RS, para fazer dele o um devorador de curvas.

Qual é sua carroceria?

Cupê esportivo compacto, duas portas e capacidade de dois ocupantes.

porsche 718 cayman gt4 rs 2023 cinza perfil movimento
O GT4 RS tem as massas concentradas entre os eixos, o que lhe garante performance surpreendente

Onde é feito?

Produzido na fábrica de Zuffenhausen (Alemanha).

Quanto custa?

R$ 1.157.000

Quem são seus concorrentes?

O Porsche 718 Cayman GT4 RS concorre num segmento muito restrito. Seus rivais mais próximos seriam Audi TT RS e BMW M2 Competition.

O que ela oferece?

  • Direção elétrica
  • Computador de bordo
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay, além de CD Player)
  • Vidros elétricos
  • Retrovisores com ajuste elétrico
  • Bancos esportivos de fibra de carbono
  • Bancos revestidos em alcântara
  • Rodas de liga leve aro 19 com rosca central
  • Capô de fibra de carbono
  • Aerofólio tipo Goose Neck
porsche 718 cayman gt4 rs 2023 interior
O Cayman 718 GT4 RS é um carro de corridas, sem excessos de quinquilharias

Opcionais do Porsche 718 Cayman GT4 RS

  • Santo-antônio de Titânio
  • Tampa do motor de fibra de carbono
  • Freios de cerâmica
  • Rodas de magnésio aro 20
  • Cintos de segurança de seis pontos
  • Extintor de incêndio

Como é o motor?

O Porsche 718 Cayman GT4 RS é equipado com a unidade boxer seis cilindros 4.0, que também equipa o 992 GT3. Esse motor de aspiração natural entrega 500 cv a 9.000 rpm, além de 45 kgfm.

Ele conectado a uma transmissão de dupla embreagem PDK com sete marchas e a tração é traseira. Esse carro acelera de forma brutal e as trocas são imediatas.

Para aumentar o fluxo de captação de ar, os coletores foram reposicionados para as janela espias, praticamente junto à cabeça dos ocupantes. O som do ar sendo sugado é assustador.

porsche 718 cayman gt4 rs 2023 coletor de ar
O coletor de ar do motor fica no lugar das janelas espias

Como é consumo?

Esse é tipo de coisa que não se pergunta num carro como este.

Qual é a capacidade do porta-malas?

O 718 Cayman GT4 RS tem um pequeno compartimento sob o capô, que deve ser o suficinte para acomodar um capacete, macacão e as luvas.

Qual é a suspensão do Porsche 718 Cayman GT4 RS?

Esse Porsche utiliza conjunto independente nas quatro rodas, com sistema McPherson, no eixo dianteiro, com direito a molas auxiliares do 911 GT3.

Na traseira, ele também utiliza conjunto McPherson, com molas auxiliares, com bitola 8 mm mais larga que no GT4 “básico”.

Isso tudo significa que esse carro gruda no chão, tem muito chão e dá espaço para o menos habilidoso dos motoristas corrigir seus deslizes.

porsche 718 cayman gt4 rs 2023 cinza traseiro movimento
Suspensão “agachada” conta com acerto de pista e kit aerodinâmico mantém o carro grudado no chão

Freios

Para estancar os 500 cv do GT4 RS, foram aplicados freios com discos de alumínio de 408 mm (dianteira) e 380 mm (traseira). Eles conseguem reduzir de 190 km/h para 80 km/h em menos de 100 metros. A Porsche ainda oferece opção de discos de composto de cerâmica.

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