Balance Bike: uma nova maneira de ensinar as crianças a pedalar  

Conhecidas também como bike de equilíbrio, essas bicicletas sem pedais são ótimas para os pequenos começarem a praticar

bicicleta de equilibrio balance bike sense
Modelo ganhou força a partir de 2007 (Fotos: Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 25/02/2023 às 15h03

Você muito provavelmente já deve ter visto por aí algumas crianças “pedalando” em uma bike sem pedal, as famosas balance bike (ou bike de equilíbrio). Esse modelo ganhou força a partir de 2007 e desde então muitas marcas nacionais e internacionais começaram a produzir. E não é atoa que essa bicicleta faz sucesso.

Por que ensinar seu filho a pedalar com uma balance bike?

Com uma bicicleta de equilíbrio, a criança aprende primeiro a equilibrar-se, e por último a pedalar. Diferente de uma bicicleta normal equipada com rodinhas laterais, a criança aprende primeiro a pedalar e por último a se equilibrar.

Geralmente, andar em uma bicicleta com pedais é muito difícil para a maioria das crianças mais novas e as rodas laterais podem encorajar a criança a aprender alguns comportamentos que mais tarde precisarão ser eliminados.

Como funciona uma bicicleta de equilíbrio infantil?

Como o próprio nome já sugere, essa bicicleta tem o foco no equilíbrio. Há a necessidade de se equilibrar e manter a força adequada em cada perna para movimentar a bicicleta e isso envolve muita coordenação.

Conforme essa passada se torna mais segura, a criança passa a sentar e aproveitar o embalo, iniciando o processo de equilíbrio gravitacional, ou seja, da coordenação na distribuição da força e percepção dessa disposição em cada lado do corpo e isso influencia muito nos processos de desenvolvimento da lateralidade e percepção espacial da criança, sem contar na coordenação motora.

balance bike trek
Como o nome sugere, essa pequena bike foca no desenvolvimento do equilíbrio

Qual a idade para usar uma balance bike?

Cada criança possui seu próprio tempo, mesmo que as condições de ambiente, família e afins sejam parecidas. Assim como existem crianças que aprendem a andar com menos de um ano e aquelas que demoram um pouco mais. A quantidade e a forma de estímulos psicomotores são muitos e podem influenciar em alguns pontos.

Mas para usar uma bicicleta de equilíbrio não tem “receita pronta”. Assim que a criança já caminha bem e consegue manter seu corpo equilibrado na maior parte do tempo, a balance bike já pode ser inserida na vida dela, com um detalhe que ajuda mais que a bicicleta de rodinhas – a inexistência de apoios, o que auxilia no desenvolvimento da coordenação.

Quanto ao uso deste modelo de bike, é bom sempre verificar a marca ou fabricante e suas indicações, principalmente de peso e tamanho, com a ergonomia correta para cada criança e durabilidade do produto também.

Opções de balance bike disponíveis no mercado

Separamos algumas opções de bicicletas de equilíbrio

1. Sense Grom

sense grom foto divulgacao sense

A bike de equilíbrio da Sense feita em alumínio, para que a criança  utilize seus pés como principal suporte para se equilibrar e acelerar a bike, alcançando maior destreza e vivenciando novas aventuras a cada dia. Seu quadro vem disponível em duas cores: alumínio com acqua e alumínio com rosa.

2. Caloi Balance Bike

balance bike caloi com freio lateral 2000 scaled jpg

Com maçaneta de fácil acionamento, limitador de giro de guidão, selim em PU e regulagem de altura, a Balance Bike Caloi com Freio acompanha o crescimento da criança, promovendo diversão de forma segura.

3. Nathor Balance Bike

nathor balance bike foto divulgacao nathor

A bicicleta Balance Nathor conta com limitador de giro do guidão (garantindo mais segurança), pneus em E.V.A. (mais leves e antiderrapantes), freio traseiro a tambor e regulagem de altura do selim de PU.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário