Conheça o dia em que a Barbie virou caminhoneira

Boneca segue o seu slogan que você pode ser o que quiser, até virar caminhoneira, com direito a uma série criada em 2019

barbie shero 2019
Projeto Barbie Shero foi criado para valorizar mulheres em diferentes postos de trabalho (Foto: Mattel | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 05/08/2023 às 13h03

Com o novo filme da Barbie, que estreou no dia 20 de julho, no Brasil, a boneca mais famosa do mundo (criada em 9 de março de 1959) entrou para as trends. Ou seja, todos estão comentando sobre ela na internet. E pensando um pouco e vendo a sua história, você sabia que ela virou caminhoneira? E isso foi recentemente.

VEJA TAMBÉM:

Em 2015, a Mattel, dona da boneca, criou um programa chamado de Barbie Shero (nome que faz uma junção com os nomes she e hero. She = ela. Hero = Herói) com o objetivo de homenagear mulheres que se destacam e contribuem para um mundo melhor em suas funções. E as profissionais que se destacam ganham uma edição da Barbie que é vendida ao público. Em 2019, durante a quinta edição do Barbie Shero, uma das 20 mulheres de 18 países homenageadas foi a caminhoneira polonesa Iwona Blecharczyk.

iwona blecharczyk caminhoneira
Iwona Blecharczyk com a sua versão Barbie Caminhoneira (Foto: Mattel | Divulgação)

Iwona não se destaca apenas por ser uma excelente caminhoneira. Durante anos foi uma das primeiras mulheres na Polônia e uma das poucas na Europa a trabalhar com transporte especializado. Ela atuava no transporte de pás eólicas, em que o conjunto, caminhão mais implemento, chegava a 70 metros de comprimento.

A caminhoneira também foi a primeira mulher polonesa a aparecer no programa “Ice Road Trucking”. E foi uma das poucas mulheres a trabalhar em campos de petróleo, onde ela trabalhou com conjuntos do tipo bi-trem de 63 toneladas no Canadá.

A caminhoneira, que ja atuou no segmento de moda e já foi professora. Em 2020 lançou um livro entitulado “Trucking Girl: 70-metrową ciężarówką przez świat” em tradução livre “ Caminhoneira: Um caminhão de 70 metros ao redor do mundo”. Na obra, ela conta um pouco do início da sua carreira de motorista. O livro está disponível apenas em polonês sem previsão para edições em inglês.

Atualmente a caminhoneira é embaixadora da Volvo Trucks Polônia e comprou o seu próprio caminhão, um Volvo FH 460 6×2/4 no chassi rígido. Com a compra do caminhão ela fundou a sua própria transportadora chamada de “Imagination”.

Você pode acompanhar o dia-a-dia da caminhoneira nas redes sociais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário