Bico injetor: limpa ou não?! Depende!

Limpeza preventiva do bico injetor é picaretagem, mas, em certas ocasiões, procedimento deve ser feito para resolver problema no motor

Por Boris Feldman 05/08/20 às 18h59

Bico injetor é uma eterna discussão: precisa limpar? E eu já disse várias vezes aqui que limpeza de bico injetor é PI-CA-RE-TA-GEM!

Por que? Porque você encosta o carro na porta da oficina, vai lá agendar uma revisão e o consultor técnico já coloca: “limpeza de bicos injetores, R$ 150.” Mas o que é isso? Quem disse que o bico injetor está sujo?

VEJA TAMBÉM:

Eu não digo que o bico injetor não tem que passar por uma limpeza, não… Tem! Quando ele estiver sujo. E quando é que ele se suja, ele se entope? Com o uso de gasolina adulterada, ou uso do etanol adulterado!

Atenção, nesses casos, pode ser que o bico injetor precise da limpeza.

Você percebe dirigindo se há necessidade de limpeza do bico injetor. Por que? Porque o motor não vai estar com o funcionamento normal, vai ‘espirrar’, vai ‘tossir’, vai ficar sem marcha lenta, vai aumentar o consumo, vai perder desempenho. Então nesse caso, pode ser que seja o bico.

Mas pode ser tantas outras coisas: vela, cabo de vela, bobina, ponto de injeção e ignição, enfim. Muitos fatores podem provocar o funcionamento irregular do motor, inclusive os bicos injetores. E nesse caso, eles têm realmente que passar pela limpeza.

Eu não sou contra a limpeza de bico injetor, eu sou contra limpar o bico que está limpo.

bico injetor
Bico injetor: limpeza só deve ser feita após análise criteriosa
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Glauber melo 6 de agosto de 2020

    Melhor fazer a limpeza preventiva antes que a eletrovalvula trave aberta ao desligar o veículo e vem causar um calço hidráulico estoura o bloco aí todos vão saber que e necessário fazer limpeza preventiva

  • Avatar
    Roberto pereira 6 de agosto de 2020

    Picareta é quem não sabe nem como é o nome correto da peça.
    Vc já ouviu falar em manutençao preventiva.

  • Avatar
    Belmiro Bitencourt 6 de agosto de 2020

    Pra tira a dúvida tira o bico e coloca na máquina de teste é melhor geito de saber

    • Avatar
      Beto pereira 6 de agosto de 2020

      Pra tirar a eletrovalvula e fazer o teste tem que cobrar.Eu não sou instituição de caridade.
      Souprofissional da mecânica

  • Avatar
    Vanda Lourenço 5 de agosto de 2020

    Eu tenho um Fox total Flex eu posso por gasolina quando acaba o álcool ? Quando troco de combustível vejo que, ele perde o desempenho de velocidade

    • Avatar
      Fernando B. 6 de agosto de 2020

      A gasolina deixa o carro mais lento mesmo, mas aumenta a autonomia

  • Avatar
    fb 5 de agosto de 2020

    Recentemente tive que trocar a bobina e um dos bicos injetores. A bobina estava trincada – este foi o primeiro defeito detectado-, feito a troca da bobina, o mecãnico indicou a limpeza dos bicos. Duas semanas depois voltou o problema, feita a revisão dos bicos um deles estava injetando pouco na cuba de teste, trocamos este bico e ficou muito bom.

  • Avatar
    Francisco de Assis Fonseca 5 de agosto de 2020

    Sou mecânico e concordo com você tem casos que tem que limpar testar porquê mesmo com o escanear você não consegue dedectar o problema

Avatar
Deixe um comentário