BMW M: o que significam as cores da divisão esportiva
Composição do símbolo icônico da marca alemã tem uma explicação simples, mas não foi por acaso: foi muito bem pensada
Composição do símbolo icônico da marca alemã tem uma explicação simples, mas não foi por acaso: foi muito bem pensada
Quem é entusiasta sabe o que esperar quando vê um BMW M… Pode ser M1, M3 ou M5, qualquer é um modelo com mais potência e desempenho. Muito sabem o que significa o M na sigla BMW M: refere-se a Motorsport. Mas poucos sabem de onde surgiu a inspiração para o logo e utilização das cores nesta divisão da BMW.
A cor azul do BMW M representa a Baviera, estado alemão onde está a sede da BMW. É a cor predominante no logo da marca. Mas de onde vêm o vermelho e o violeta?
Os seguintes funcionários da BMW estiveram envolvidos na seleção das cores para o design da divisão de automobilismo da BMW em 1972: Jochen Neerpasch, então diretor de corridas e co-gerente da BMW Motorsport; Wolfgang Seehaus, designer de interiores na época; e Manfred Rennen, então designer exterior.
O designer Seehaus fazia parte da equipe e foi ele quem criou as cores BMW M: azul, violeta e vermelho, onde azul significa BMW, vermelho representa o automobilismo e violeta simboliza a combinação única dos dois.
VEJA TAMBÉM
O ex-diretor de corrida da marca alemã Jochen Neerpasch afirma que Seehaus também escolheu essas cores devido à boa diferenciação nas fotos em preto e branco.
O logotipo tricolor da BMW M rapidamente chegou aos carros de corrida da BMW. O design de cores marcantes foi lançado em 1973 no BMW 3.0 CSL, que também se tornaria um ícone da BMW.
Segundo Neerpasch, o designer gráfico externo Pierre Mendell foi responsável pelo desenho final do veículo em cooperação com o designer da BMW Rennen. Até hoje, os carros de desempenho na divisão de corrida ainda ostentam as renomadas cores M em vários tamanhos e modelos.
Vale destacar que o esquema de cores (azul, violeta e vermelho) do BMW M existe há muito mais tempo do que o próprio “M”. Enquanto as cores foram usadas a partir da série BMW M de 1973, a letra “M” foi incorporada ao logotipo em 1978, com o lançamento do BMW M1. Desde então, o esquema tricolor e o “M” sempre foram usados juntos e são estampados em todos os veículos BMW M.
Segundo a montadora, o logotipo M com as três listras encostadas no M, tem como objetivo enfatizar a velocidade e o dinamismo da linha BMW M. Concebido pelo estúdio de design Italdesign, sob a direção de Giorgio Giugiaro, também é conhecido como o “Giugiaro M”.
Avaliamos o BMW 330i M Sport. Veja o vídeo.
Fotos: BMW | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |
Parabéns pela matéria. Não sabia das cores e nem do significado do M.
M3 azul tá na minha lista, um dia chego lá.
O carro dos meus sonhos perfeito