Bom motorista: saiba quando você é, ou não um deles

Comportamento ao volante indica se quem está na direção é, ou não é, um bom motorista, que sabe preservar o carro e não atrapalha o tráfego

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Bom motorista é aquele que pisa fundo? (Fotos: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/08/2023 às 19h03

Das poucas coisas que não se deve criticar uma pessoa é duvidar de suas qualidades como motorista. Mas mesmo assim, quanto mais a pessoa se irrita quando se diz que ela não sabe dirigir direito, pior ela dirige. Então eu vou fazer umas perguntinhas aqui. Você se considera um bom motorista? Mas apesar disso, dirige com a mão no volante e a outra na alavanca de mudanças, principalmente se seu carro ainda for câmbio manual?

Você diz que só apoia, mas não faz força nenhuma. Não importa. Apoiar a mão na alavanca de mudanças irá danificar inutilmente os trambuladores da caixa de marchas. Um probleminha semelhante, esse é muito mais frequente, eu mesmo já cansei de assistir o motorista dirigindo com o pezinho apoiado na embreagem. “Mas eu não aperto, eu não faço força”! E não precisa apertar e nem fazer força.

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Ligeiramente apoiado, qualquer ondulação do piso, você inconscientemente está apertando um pouquinho a embreagem e está gastando todo o sistema. Por falar em gastar embreagem, vai aqui uma outra perguntinha: quando você para na subida, você ao invés de frear o carro, você dá toda a demonstração de coordenação motora e segura o carro um pouquinho na embreagem, um pouquinho no acelerador, dá aquela rotação certinha e o carro não sobe nem desce?

Parabéns! Parabéns para você que está ajudando todas os fabricantes e as oficinas que lidam com a embreagem, porque você está reduzindo sensivelmente a vida útil do seu sistema de embreagem. Mas tem também o motorista que se julga o tal e toda vez que ele vai desligar o carro ele dá uma aceleradinha. Ele faz “Vrum” e desliga a chave.

E aquele “Vrum” faz o quê? Joga gasolina ou álcool dentro do cilindro que não queimou, porque desligou, né? E aquele combustível que entrou no cilindro e não queimou, vai descer pra contaminar o que? O óleo do cárter! Mas essa mania de acelerar tem também quando liga, não é só quando desliga de noite. Liga de manhã, o motor mal pegou, já está “Vrum” “Vrum” “Vrum”. Calma. O motor não está nem lubrificado ainda.

O óleo não acabou de subir lá para as partes mais altas do motor. Então calma, espere 30 segundos (pelo menos) antes de acelerar o motor. Mas o bambambã mesmo, aquele que é imbatível, é o que sai na sua máquina e acelera de primeira “Vrum”, e a hora que vai passar pra segunda faz “Vrum” “Vrum” “Vrum” no acelerador. Para quê? Eu não sei exatamente, porque isso se usava na década de 1930 1940, quando não tinha sincronização das marchas.

Essa história da acelerada entre uma marcha e outra não sei pra quê. Só pra jogar combustível ou dinheiro no lixo. Ainda tem o outro motorista que encosta no posto para abastecer e fala: “pode encher” fala com a boca cheia, “pode encher. Eu tenho muito, viu”? E aí o frentista enche até a boca. E no encher até a boca vai danificar o cânister que não foi feito para receber combustível em estado líquido, mas em estado gasoso.

Além do mais, encher até a boca pode derramar um pouquinho e danificar a pintura. Bom, é isso aí, o problema é seu, do motorista que está estragando, está danificando seu próprio automóvel. Mas tem aquele que enche a paciência de todo mundo na estrada fazendo sabe o que? Andando na faixa da esquerda, quando a estrada é de duas pistas. Ele vai a 60 km/h, 70 km/h na estrada onde o limite é 110km/h, 100 km/h, 90 km/h.

Lá vai ele a 60 km/h, 70 km/h. E ai de quem chega atrás, buzina ou pisca o farol. “Eu estou dirigindo do jeito que eu quero”. Não tem jeito, é o que ele faz. E ai de quem reclamar. Mas tem também aquele que dirige na noite enluarada. linda, sem chuva, sem neblina e puxa a luzinha traseira de neblina. Aquele vermelho forte que só é para incomodar quem vem atrás. Não tem outro motivo. Ofusca, incomoda, atrapalha. Era isso que você queria, o seu Zebedeu?

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2 Comentários
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Anderson 10 de agosto de 2023

Tão pior e irritantes que os que estão passeando na faixa da esquerda é o que passa no radar de 60km/h a 30km … será que ele pensa que passar a 30 no radar de 60 vai ganhar bônus para o próximo…. kkk se é 60 e tu passar a menos de 55 já ESTÁ atrapalhando o trânsito….

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Walter Seibert 11 de agosto de 2023

Absolutamente correto, também tem aquele, no sinal de 40 ele reduz para 20.

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