Bomba de combustível queima com nível do tranque baixo? É fake news

Afirmar que baixo nível do tanque pode queimar bomba de combustível é uma mentira deslavada que só serve para aterrorizar o motorista

bomba de combustivel inspecionada por mecanico
A bomba de combustível é refrigerada pelo líquido que passa por dentro dela e não pelo que está em volta, armazenado no tanque (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/08/2022 às 15h03

Eu recebi duas mensagens, dois e-mails, de seguidores do AutoPapo questionando sobre o nível baixo do combustível no tanque. Pois eu disse recentemente, aqui mesmo, não haver problema algum.

Eles alegam ter visto uma recomendação contrária em um programa de automóveis de um canal de TV, de que não se deve, segundo essa matéria, deixar o tanque abaixo da metade, pois a bomba de combustível elétrica mergulhada nele, no tanque, fica sem refrigeração externa e pode até se queimar por excesso de aquecimento.

“Procede?” Ambos perguntam. Não! Isso é uma besteira que circula há muito tempo sem nenhum fundamento técnico só para assustar desnecessariamente o motorista.

VEJA TAMBÉM:

A refrigeração da bomba elétrica lá no tanque independe do nível. Pois ela é feita pelo combustível que circula internamente, não pelo que está no seu entorno. É pela gasolina, ou pelo etanol, que ela aspira do tanque.

Então, não há perigo nenhum em usar todo o líquido, pode estar abaixo da metade, de 1/4, até próximo do final. Pode haver algum risco neste caso extremo de estar puxando o restinho, da bomba sugar alguma sujeirinha que se deposita lá embaixo.

Mesmo assim, ela tem um pré-filtro que barra a maior parte dessas sujeirinhas. O risco dela se aquecer só aconteceria quando se esgota todo o combustível e a bomba passa a puxar só ar.

Bomba de combustível tem suas proteções

Mas mesmo neste caso o motor morre por falta de combustível e a central eletrônica desliga a bomba automaticamente. Lamentável que além da internet, até a imprensa dita “especializada” ao invés de ajudar reforça essas fake news que circulam frequentemente por aí sem nenhum embasamento técnico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário