Carro não é geladeira! Não tenha dó de bater a porta… nem do Uber

Apesar der a força da batida da porta ser um fator que prejudica a avaliação dos passageiros da Uber, o movimento não danifica o carro

batendo a porta do carro portal
Bater a porta com força pode não ser educado, mas não provoca danos na estrutura (Foto: Internet)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/07/2022 às 15h03

Tem uns mitos sobre o automóvel que vão ficando, e vão ficando, e anos depois ninguém nem sabe quem inventou, como, para que, e nem porque.  E agora tem um problema adicional, a tal da Internet, que divulga tudo o que acontece: fake news, não fake news, coisas verídicas, inverídicas, ela joga tudo para o ar.

E um desses mitos, que até me assustou recentemente, é a história de fechar a porta. Mas o que há demais em fechar a porta? A Uber classifica os passageiros, pede ao motorista para classificar o passageiro, se ele agiu comportadamente durante a corrida.

VEJA TAMBÉM:

E um dos itens que ele pede para o motorista notar é o seguinte: “bateu a porta com força?” Porque se bateu, o passageiro perde ponto. Então, esse é o mito que quando o Uber oficializou, me assustou. Bater a porta do carro.

O gente, eu confesso para vocês, eu cheguei a consultar os engenheiros da indústria automobilística. Bater a porta do carro estraga, prejudica, danifica alguma coisa?

Eles foram unânimes em falar: “não, não tem nada que você possa romper, danificar, estragar, se você bate a porta com força.” Qual o problema? Absolutamente nenhum, e estamos conversados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
57 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorel 28 de setembro de 2023

Não se trata de danos ao carro apenas, mas de educação e bom senso por respeito ao trabalhador. Nenhuma porta deveria ser fechada batendo, pois pode irritar, assustar e incomodar as pessoas.

Avatar
Leal 4 de janeiro de 2023

Aprendi que a melhor maneira de fechar a porta, tanto do veículo, quanto do porta malas, é aproximando o máximo, até mais ou menos uns 15 a 10 centímetros e depois você pode bater e não haverá problemas, pois a distância que está, não permite que o impacto seja muito grande!
Porém quando a porta está quase toda aberta e bate-se a mesma, essa maior distância, aumenta o impacto e o choque e com o tempo pode danificar sim. E já vi a tampa do porta malas danificar o comando eletrônico do controle remoto da chave. E isso pode acontecer também com as portas do carro. O melhor é ter bom senso e educação, pois carro não é barato e tem porta que custa o preço de uma entrada do veículo. Afinal, tudo tem uma técnica e um melhor jeito de fazer e usar. Aprendi isso sozinho, basta um pouco de sensibilidade e raciocínio!

Avatar
Casca de Bala 4 de dezembro de 2022

Meu Caro, Acompanho Suas Matérias. Mais Depois Dessa, Sinceramente, Matéria Infeliz Essa Sua Viu. Me Convide Para Que eu Possa Andar no Seu Carro, e Toda Vez Que eu Descer, Vou Bater Tão Forte a Sua Porta, Quanto de Alguns Passageiros de Aplicativos Quando Fecha a Nossa Porta. Que a Sua Porta ( Motorista ). Você Não Vai Precisar de Ter o Trabalho de Abri – la. Pois Ela Vai Abrir Automaticamente Com a Minha Batida. Aí eu Quero vê se Não Vai Ter Algum Dano e Pronto.

Avatar
NEGUINHO DA PICONA 20 de setembro de 2022

David Alberto Gómez Zambrano,
sobre seu comentario, baixe a calça e
MANDE FOTO DA TUA BUNDA QUE TE MOSTRO A PARTE DANIFICADA

Avatar
Latrina 20 de setembro de 2022

Aqui na cidade onde moro sou conhecido como “solda-portas”, sempre quando vou fechar a porta percebo que alguem fica observando, entao bato bem forte, e quando pego carona sei que será só1 vez e faço questao de bater bem forte a porta, pra ver a reação do dono do carro, agora
lendo esta matéria vou na próxima fechada de porta bater com o máximo de força possivel, texto bem esclarecedor, minha preocupação era se com a força de batida poderia ocasionar a quebra do vidro da porta, entao, mãos a obra!

Avatar
David Alberto Gómez Zambrano 14 de julho de 2022

A porta, estruturalmente falando não danifica.
Mas os limitadores e borrachas sim (posso até lhe enviar uma foto da partes danificadas).
E também, como o nosso companheiro comentou, tratasse de uma comportamento de respeito pelo bem material de uma outra pessoa !

Avatar
Celso Freire 14 de julho de 2022

Esse Boris tão conceituado deve estar sobre más influências só pode, e com esse título na reportagem os editores estão de parabéns

Avatar
Mauro Moreira Do Nascimento 14 de julho de 2022

Mais os vudros pode fucar com problema sim

Avatar
Daniel 14 de julho de 2022

Não se trata somente por danos?
Imagina se toda vez baterem com um pouco mais de força a porta de seu escritório?
Tem um motorista uma pessoa ali no interior do veículo.
Se trata de educação e respeito para com próxima que ali está executando seu trabalho.
Não é para ter pena e sim educação e sobre tudo respeito.

Avatar
Daniel 14 de julho de 2022

Concordo plenamente.

Bater a porta com força com o tempo pode danificar as borrachas e a fechadura em si. É só ter um pouco de bom senso e pensar o minimo, força desproporcional é igual a danos no mecanismo.

Avatar
Daniel 14 de julho de 2022

Na verdade é Discordo plenamente……

Boris você ultimamente anda falando abobrinhas demais

Avatar
Marcelo Farias 14 de julho de 2022

Bóris, com todo o respeito, eu não concordo com tudo o que você pensa e publica. Mas depois desta, não acha que está na hora de pensar na aposentadoria?

Avatar
Daniel 14 de julho de 2022

Concordo plenamente.

Bater a porta com força com o tempo pode danificar as borrachas e a fechadura em si. É só ter um pouco de bom senso e pensar o minimo, força desproporcional é igual a danos no mecanismo.

Avatar
Vinícius 12 de julho de 2022

Fonte: minha esquizofrenia…
Tem que ser muito irresponsável pra divulgar uma matéria dessas! É básico, todo mundo sabe que bater a porta do carro cria barulhos de folgas nos acabamentos. E a pergunta que eu faço pro “inteligentao” que publicou isso é, como reparar os barulhos de acabamento?

Avatar
Thiago Santos 12 de julho de 2022

Tira essa porcaria de matéria,
E faz uma matéria que realmente acrescenta alguma coisa boa .

Que lixo de matéria.

Avatar
Mauro Moreira Do Nascimento 14 de julho de 2022

Claro que nanifica

Avatar
Alexandre 12 de julho de 2022

Falou muito e falou besteira, quando se fala pouco a gente fica na dúvida se é bom quando se fala muito a gente tem certeza.. bater a porta do carro uma ou duas vezes não é o problema e você não carrega só um ou dois passageiros por dia, as batidas contínuas estragam As borrachas da porta… Eu por exemplo troco a borracha de vedação a cada três meses por conta de batidas de porta.

Trabalhe de Uber por alguns meses, aí você vem fazer outra nota aqui.

Avatar
Adão de Oliveira 12 de julho de 2022

Me surpreendeu muito, vindo do Boris. Um dos maiores especialistas do cenário automotivo. Tenho um carro comprado em 2019 0km e, apesar de todo cuidado que tenho minha porta caiu um pino de sustentação, com a porta se soltando, fora os barulhos que vão surgindo com o passar do tempo e a porradaria. Posso afirmar na prática que danifica sim. Um total despropósito essa matéria.

Avatar
Evandro Roberto Messias 12 de julho de 2022

Então , era pra enquadrar pra quem publicou isso é fácil , pra este tipo de pessoa que bate a porta do carro poderia ser um carro de 1978 um passat , ou fiat 147 . Pessoa fez isso no meu carro e 1 * sem dó e pessoas com nota baixa tbm não pego mesmo . Lamentável a pagina incentivar os passageiros fazerem isso . É fácil , coloca o carro do ano de vcs e vai as ruas pra saberem como é depois de 1 ano vai ver como esta o carro novo , pq vcs não falam que cobram o passageiro valor alto e a Uber cobra dos motoristas 45 % das corridas ? Onde temos que ficar no mínimo 13 hs trabalhando pra levar o pão pra casa ? Há , isso quando da pra almoçar e muito das vezes ficamos apertados pra ir ao banheiro , chegamos ao determinado posto e pedimos pros abençoados dos frentistas ou tal conveniencia e eles falam assim : OLHA ,PRA IR NO BANHEIRO TEM QUE CONSUMIR ,COMPRAR , COMER AQUI NA LOJA OU PAGA $ 3,00. Lamentável viu

Avatar
Jonatas 19 de setembro de 2022

Extremamente lamentável esse tipo de desinformação. Haja ouvidos pra quem esteja dentro do carro.

Avatar
Leandro 12 de julho de 2022

Cada vez mais o vejo como marketeiro de matérias pagas. Nessa você se superou a procura de clickbait!

Avatar
Leo 12 de julho de 2022

Meu amigo bater porta é coisa de gente mau edecucado…. A galera incentiva a bater porta, impressionante, a pessoal fazer uma pesquisa dessa..

Avatar
Julian 12 de julho de 2022

Você acha bonito bater porta de carro??Acho que vc não tem nada que fazer pra falar um assunto desses né? É coisa de pessoa mal educada,gente que não se importa com nada que é dos outros,eu tenho certeza que o senhor não admite e não gosta que batam a porta do teu carro.

Avatar
Carlos 11 de julho de 2022

Estraga o gatilho que trava a membrana, ele quebra, e muitas vezes uma das molas se rompe.
Sou motorista de aplicativo e já gastei 200 reais pra arrumar a fechadura.

Avatar
Elvis 11 de julho de 2022

Me disseram que estraga as borrachas

Avatar
Fe 11 de julho de 2022

?
Não danifica o sistema de guias dos vidros não né?
Não danifica a fechadura não né?
Não danifica o sistema de alto-falantes?
Não danifica o acabamento da porta que depois de algum tempo começa a ranger?
Então tá bom. Vou meter o pé na porta seguindo esse conselho.
Só que na porta de quem fez essa matéria sem conhecer nada dentro de uma mecânica.

Avatar
Leandro 12 de julho de 2022

Partiu, tmj!

Avatar
Edmilson 11 de julho de 2022

O sr. Tomou seu remédio hoje ???

Avatar
Edmilson 11 de julho de 2022

Vc bebeu ou fumou maconha antes de fazer uma matéria estúpida dessas ???

Avatar
Antônio J S Macedo 11 de julho de 2022

Bom dia!!
Realmente bater a porta do carro com força não danifica o carro, mas acho DESNECESSÁRIO, até porque sem bater ela também fecha….

Avatar
Fritz 11 de julho de 2022

Tudo por uma visualização. Li o artigo pelo absurdo do título. Lamentável tanta experiência e tão pouca empatia.

Avatar
Edmilson 11 de julho de 2022

O sr. Tomou o remedinho hoje ???

Avatar
Jurandir martins 11 de julho de 2022

Mas a porta tem o conjunto de vidros estraga sim, se bater a porta do meu carro fico puto e falo não tem geladeira em casa ?

Avatar
Samarone 11 de julho de 2022

Bater porta de carro dos outros demostra falta de respeito com a propriedade alheia e falta de educação, isso sim é um problema.

Avatar
Gislei 11 de julho de 2022

O problema não é se danifica a porta ou não.
A questão é… TEM NECESSIDADE DE TANTA FORÇA, para que a porta fique fechada de forma segura?
Não, não tem.
Acho que isso é mais falta de educação e falta de respeito com a propriedade alheia.

Avatar
Ernani Neves 11 de julho de 2022

Olá! Provavelmente você não deve ter um carro, e mais provavelmente deve ser um passageiro frequente de App tipo UBER. Certamente um passageiro sem o mínimo de educação que faz uma matéria incentivando os outros a serem grosseiros iguais à você. Acho que a direção geral do site deveria bater com toda força com o pé na sua Bun**a sem dó e por você de uma vez por todas para fora desse trabalho. Fica tranquilo, não vai te causar nenhum tipo de problema, eu garanto.

Avatar
Alexandre 11 de julho de 2022

Me admira alguém perder o seu tempo escrevendo uma matéria dessa, pega seu carro e vai pra rua trabalhar com app, e depois vc escreve a realidade. Estudam tanto pra falar asneira

Avatar
Edu chaves 11 de julho de 2022

Esta reportagem não está sabendo colocar as palavras, de forma imparcial… colocando o motorista como o causador de polêmicas… antes de tudo acho que a forma como vc é na vida impacta em qualquer situação de avaliação, e uma das formas de demonstração de falta de respeito com o bem com a profissão e com o serviço prestado é sim o bater a porta, pois começa aí e vai por uma falta de “bom dia” comportamento “folgado” e assim vai… vc tendo o cuidado de não bater a porta demonstra respeito a profissão e ao trabalho do motorista, e o passageiro está sendo avaliado pela sua falta de respeito e não por bater porta do carro…

Avatar
rafaeldejesussantossantos5@gmail.com 11 de julho de 2022

Bom ,pelo que eu sei danifica sim pois tenho carro onde trabalho com app e de tanto bater ela emperra direto ,tenho que sair do meu lugar de motorista para destravar por dentro por que não abre por fora , engenharia de saber e uma coisa e outra e na prática do dia dia ,25 pessoas por dia abrindo e batendo a porta com força,não danifica?
Deveriam e publicar um reportagem com fundamentos e de conscientização e o que vem primeiro e respeitar o bem que por sinal não e barato obter e manter uma manutenção diária.

Avatar
Marcos 11 de julho de 2022

Não concordo. Além de falta de educação, pode até não danificar a “lata da porta”, mas dentro desta temos: vidros e seus mecanismos de acionamento e deslizamento, componentes eletrônicos, lâmpadas, borrachas e várias peças plásticas. Tudo isto quebra ou desregula com o uso de forças excessivas. Dizer que podemos abusar deste componente, vindo de um “especialista”, me parece muita falta de raciocínio. Poderia ser verdade num carro de 40 anos atrás, mas nos de hoje com certeza não.

Avatar
Andre Rocha 11 de julho de 2022

Nem em um carro de 40 anos atrás… depende muito do modelo… Apesar de não tão velho assim, tive um Del Rey 88 onde apesar da porta ser bastante pesada (todos os modelos antigos são), o fechar dela era bem suave, tal qual meu atual Fiesta 2010. Só uma leve puxada e ela já fecha, coisa que nem carro zero faz!

Avatar
Marcos 11 de julho de 2022

Sou motorista de app, e nunca vi durante a avaliação esse quesito se o passageiro bateu a porta ou não

Avatar
Rafael 11 de julho de 2022

Reportagem totalmente sem saber o que fala nem existe isso em app para motoristas,

Avatar
Marcelo 11 de julho de 2022

Se essa pergunta realmente existe para os motoristas dos aplicativos, é para meramente identificar se o cliente ficou frustrado ou irritado com o serviço. O propósito da tal pergunta Não tem nada a ver com se isso irá estragar o veículo.

Avatar
Marcelo 11 de julho de 2022

A minha resposta foi abaixo do seu comentário sem querer rsrs…

Avatar
Eu 11 de julho de 2022

Se bater a porta eu dou nota ruim e se passar dos limites eu bloqueio

Avatar
Jackson 11 de julho de 2022

Tecnicamente pode até ser mito…mas por favor Sr.Boris, a questão é que tal atitude pode sim representar uma postura de ma educação no mínimo, pois a forma como faço isso, pode significar muito mais do que um simples fechamento de porta. Me desculpe, mas nessa você foi péssimo!

Avatar
Cleber 11 de julho de 2022

Independente se é prejudicial ou não, nós brasileiros não gostamos dessa atitude mostra, falta de educação.

Avatar
Jackson 11 de julho de 2022

Perfeito!

Avatar
André 11 de julho de 2022

Bater a porta não tem problema e vc consultou uma pessoa da área automobilística, parabéns vc é um ser nega inteligente. Deveria ter consultado o fabricante da borracha e perguntar o porquê ocorre o desgaste, ou se eles vão oferecer garantia vitalícia da borracha.
Não bater a porta antes de tudo mostra educação e respeito com o próximo, se para vc normal comece batendo a cabeça na parede não vai danificar a parede, pode acreditar.

Avatar
Hernandes 11 de julho de 2022

Exatamente kkkkkk as idéias, bate sem dó ta tirando ne?

Avatar
Guilherme Galvão 10 de julho de 2022

Eu achei válido o tema e a informação. É claro que não se deve endossar o comportamento de se bater a porta de um carro, mas vem esclarecer o fato de uma maneira completa. Parabéns pelo trabalho, sr. Feldman. Acompanho sempre seus boletins transmitidos pelas rádios. Obrigado por nos ajudar a entendermos melhor nossos carros.

Avatar
Fabio 10 de julho de 2022

Mesmo que não danifique o veículo, não é nada educado bater a porta com força excessiva.

Imagine todos os passageiros de Táxis e Apps “descendo o braço” na porta ao sair!!? E todos os motoristas batendo a porta com força, ao sair pro shopping ou supermercado? Arrancariam olhares condenatórios de todos ao redor, no mínimo.

Avatar
Carlos Eduardo 11 de julho de 2022

P.t. que p.riu veja só a matéria resumo, se o pax meter a porta com toda força não influencia em nada no quesito (danificar) meu filho vou entra no seu carro é Meter a porta daquele geito pra saber sua reação vai t. F.der

Avatar
Andre 10 de julho de 2022

O problema adicional nem é a internet. E sim sites que, como este, só publicam bobagens como esta. Aliás, Este site e a pessoa que escreveu o texto (não sei se posso chama-lo de jornalista) prestam um verdadeiro desserviço ao Brasil

Avatar
Rafael de jesus santos 11 de julho de 2022

Verdade tanta coisa para publicar de conteúdo mas interressante,me vem com um assunto nada haver ,esse que publicou não sabe de nada e muito menos quem disse que não danifica
Está tudo errado
Respeitem o próximo , primeiro,depois saibam quanto custa ter pra estragar na mãos de quem não tem respeito pelos outros

Avatar
Rogério 10 de julho de 2022

Ao contrário do dito, se bater a porta com força excessiva isso pode prejudicar tanto a fechadura como as linguetas e demais peças do sistema. Acompanhei por vários anos o trabalho de um amigo dono de uma oficina de autoportas. Considere, sim, como se fosse de geladeira…

Avatar
Deixe um comentário