Boris Responde #62 | Coca-Cola limpa o radiador? Etanol estraga o escapamento?

Posso trocar o estepe de emergência por um comum? Como usar o freio de mão em carro automático? Essas e outras são respondidas pelo Boris Feldman

capa portal boris responde 62
Boris Feldman responde perguntas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 10/06/2021 às 19h55

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.

Substituir o estepe temporário pelo comum

Quero trocar o estepe temporário por um ‘comum’: o parafuso serviria? O peso prejudica o consumo? Perderia a garantia? (Carlos Alberto Motta)

Marcha ideal para passar por quebra-molas

Passei no quebra-molas a 20km/h na 3ª marcha, mas o carro pesava e eu pisava até o fim. Me falaram que assim consome bem mais, que o certo seria reduzir para uma 2ª marcha. Verdade? (Wendel Santos)

Trepidação com câmbio I-Motion

Tenho um SpaceFox 13/14 com câmbio I-Motion e 70 mil km. Na subida, ao arrancar, há trepidação e a luz do ABS acende. Pode ser desgaste prematuro? No sinal, deixo em drive ou neutro? (Renato Almeida)

Ligar o carro com chave presencial

Com a chave presencial, precisamos primeiro ligar o painel apertando o botão e só depois ligar o carro ou podemos ligar de uma só vez? (Juliano Gabriel)

Coca-Cola no sistema de arrefecimento

Posso limpar o sistema de arrefecimento com Coca-Cola? Isso é picaretagem? (Felipe Eduardo)

Freio de mão em carro com câmbio automático

Posso puxar o freio de mão com o veículo automático ainda na posição “D”? (Vinicius dos Anjos)

Etanol estraga o escapamento

Já ouvi dizer que o etanol estraga o escapamento do carro e com o tempo faz um buraco. É verdade? Tenho que trocar o combustível gradativamente no carro flex? (Cleiton Caetano)

Passe no disco de freio

Sempre que troca pastilhas de freio precisa fazer o passe no disco? (Valdomiro Palma Galo)

Trocar o óleo por um mais viscoso

Tenho uma Saveiro Surf com 360 mil km. Posso usar um óleo mais viscoso tipo 15w40? Uso um 20w50 e o motor está saindo uma pequena fumaça como se fosse etanol. Porém, não baixa o óleo. (André Gonçalves)

Momento de vender o carro

Tenho um Corolla 2005 e tenho uma dúvida: com a proibição de motores a gasolina e pela idade do carro, já seria hora de eu vendê-lo? (Elisangela Souza)

Retoque em carro novo

Comprei um carro 0 km e aos 3 mil km apareceu uma fissura no teto. Ela está aumentando. A montadora sugeriu retocar. Qual a sua opinião? (Paulo Roveron)

Carros elétricos acabarão com os a combustão?

Boris você acha que os carros elétricos vão acabar com os motores a combustão interna? Qual o custo de energia para um motor de 100 cv ligado na tomada 2 horas por dia? (Paulo Figueiredo)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilberto 17 de junho de 2021

Ok

Avatar
Gustavo 17 de junho de 2021

Porque criticar se o carro é de leilão? Se for feito a manutenção adequada deste veículo ele ficará tão bom quanto outro qualquer que não foi adquirido em leilão. Vale ver o custo para reparação em relação ao valor pago para ver se não ultrapassa seu real valor. Carro elétrico é só modismo, a poluição não está nos carros, isto representa muito pouco no contexto geral. As baterias sim vai poluir um monte, tanto na sua fabricação quanto no seu descarte. Estudem e depois vão comprovar que isto é a mais pura verdade.

Avatar
Cicero 17 de junho de 2021

Tenho um eco sport 2oo9 flex,até agora nao furou o escapamento,porém só uso etanol,nunca usei gasolina.

Avatar
Ricardo 16 de junho de 2021

Boris saudações. Considero pneu temporário uma furada.vivi uma situação em que estava em um domingo há 300 km do próximo apoio e tive o pneu estourado que não poderia ser consertado por borracheiro.Entao rodei os 300 km tendo que parar a cada 30 minutos para esfriar o pneu. Nada agradável e seguro.Esta solução no meu entendimento só é válida para países do primeiro mundo Não estamos preparados.Alem disso acho que é uma economia porca feita pelas montadoras

Avatar
Esfolado 11 de junho de 2021

Coca cola e água com gás fazem a mesma coisa, só que não há tantos resíduos na segunda opção.

Avatar
Fabiano 11 de junho de 2021

Meu carro superaqueceu, como opção somente tinha uma garrafa 2l de coca cola, despejei toda no sistema de arrefecimento…estava numa estrada, a temperatura normalizou, permitiu que retornasse a minha cidade e ainda rodei uns 2 mil Km com o líquido!

Avatar
Comentarista 11 de junho de 2021

Carro tem que ser elétrico. Pra acabar com esses problemas e mitos do motor a combustão que existe há mais de 130 anos e já era pra ter virado peça de museu há tempos.

Avatar
Cesar P Cavaleti 18 de junho de 2021

Se os carros ainda não são totalmente elétrico,e por causa de interesses que bem sabemos de quem são, concordo totalmente com o amigo, e digo mais nem mesmo carros hibridos deveriam existir….

Avatar
Nanael Soubaim 11 de junho de 2021

O melhor canal de carros do uol, especialmente depois que encheram o portal com fofoca “automotiva” de celebridades ocas e activistas anti-carros.

Avatar
Luciano Carvalho 10 de junho de 2021

Olá, Boris. Os motores 3 cilindros 1.0 dos Renault Sandero trepidam bastante quando em ponto morto (baixa rotação). Já ouviu falar a respeito? É normal? Esses motores têm regulagem de válvulas? Obrigado

Avatar
Deixe um comentário