BYD e Ford: namoro ainda não chegou ao altar

Governo baiano é cupido do negócio entre chineses e norte-americanos, que ainda não chegaram a um acordo para oficializar a compra

fabrica ford camacari compra byd 2
Ford anunciou o fim das operações na fábrica de Camaçari em 2021 (Foto: Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/03/2023 às 14h03

Não é um negócio que acontece rotineiramente: afinal não é todo dia que se vende uma fábrica de automóveis. E, por isso, tanta fofoca, com direito a “fake news” (e “true news”) sobre a venda das instalações da Ford em Camaçari (BA) para a chinesa BYD.

É verdade que já rola há meses um namoro entre norte-americanos e chineses. Natural, pois a Ford quer vender sua fábrica fechada desde janeiro de 2021. E a BYD já fabrica (em Campinas-SP), há alguns anos, baterias, células fotovoltaicas e chassis para ônibus e caminhões. Aumenta agora seu portfolio com os automóveis: começou importando mas pretende produzi-los localmente. Exatamente o mesmo roteiro de outra poderosa chinesa, a Great Wall Motors (GWM). Que comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

VEJA TAMBÉM:

Então, já teve jornalista afobado que deu como concluído o negócio entre BYD e Ford. E até outro mal-informado que noticiou a “doação” pelo governo da Bahia da fábrica de Camaçari para a marca chinesa.

byd yuan plus ev rodas 18 polegadas carro chinês
Planta de Camaçari (BA) poderia ser o caminho mais rápido para a BYD começar a produzir no Brasil  (Foto: BYD | Divulgação)

Então, a verdade é que a BYD precisa ampliar suas instalações industriais para produzir também automóveis. E sabe ser mais vantajoso adquirir um prédio pronto – mesmo com as modificações necessárias – que construir um novo, mais caro e mais demorado. E a enorme fábrica de Camaçari (capacidade para produzir 300 mil carros por ano) comporta com folga todas as necessidades da chinesa.

Claro que o governo baiano é o cupido deste namoro, pois tem o maior interesse em reativar a fábrica da Ford e recuperar parte dos empregos perdidos há dois anos. E vem participando ativamente das negociações, oferecendo vantagens (isenções tributárias) para a BYD assumir as instalações e reiniciar as operações.

011020211633115507ford ecosport titanium vendido nos eua 1920x1147 ms pbzqagpbeg
EcoSport era um dos modelos produzidos na planta de Camaçari (Foto: Ford | Divulgação)

Ford e BYD, consultadas, confirmam as negociações, mas negam que estejam concluídas e dizem que “ainda terá que passar muita água sob a ponte” até que o namoro vire casamento.

Quando à noticiada “doação” da fábrica: desde quando governo pode doar (num país de regime capitalista…) imóvel de empresa privada?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diego 8 de março de 2023

Sim, Boris. Ainda teve um “jornalista” que disse que a Ford iria voltar a fabricar lá. Sinceramente, não sei em mundo esse pessoal vive. Além de, geralmente, conhecer muito pouco sobre automóveis, conhece nada sobre o negócio e a indústria, e lasca essas notícias. Esses caça-cliques já estão sendo devidamente bloqueados no meu feed de notícias.

Avatar
Deixe um comentário