Não há mais desculpa para não usar a cadeirinha infantil em viagens

Além das locadoras oferecerem o dispositivo de segurança para aluguel, PL do Senado quer obrigar companhias aéreas a transportar as cadeirinhas gratuitamente

cadeirinha infantil bebe conforto asseto elevado shutterstock
Por Laurie Andrade
Com Agência Senado
Publicado em 31/01/2019 às 15h20
Atualizado em 06/02/2019 às 15h42

Que as cadeirinhas são obrigatórias, todos sabem. O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quanto a utilização do equipamento de segurança. Complicado mesmo é saber o que fazer quando chegar, com uma criança, ao destino final de uma viagem de avião. O táxi tem cadeirinha infantil? E o carro alugado, vem com o dispositivo? Será que dá pra despachar o bebê-conforto no avião?

Com o intuito de facilitar esse processo, um Projeto de Lei do Senado (PLS) quer obrigar companhias aéreas e viações a transportar gratuitamente bebê-conforto, cadeirinha infantil ou assento de elevação para crianças de até quatro anos.

O PLS 297/2018 está em tramitação na Comissão da Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.

De acordo com o autor da iniciativa, senador José Medeiros (Pode-MT), a proposta vem suprir lacuna da legislação e incentivar que os pais ou responsáveis façam o uso dos dispositivos de retenção nas viagens, da mesma forma como fazem nos veículos próprios, para garantir a segurança das crianças.

É claro que os custos envolvidos no transporte aéreo ou terrestre desses equipamentos inibem as pessoas de transportar as crianças da melhor forma, observou o senador.

Projeto de Lei do Senado quer obrigar companhias aéreas e viações a transportar a cadeirinha infantil gratuitamente. Locadoras também têm o dispositivo.

Medeiros ressaltou ainda que a medida praticamente não impacta nos custos operacionais e logísticos das empresas, isso porque um baixo número de cadeirinhas serão transportadas.

“Para minimizar os impactos, limitamos a idade da criança em quatro anos. A partir desta idade, elas não precisam da cadeirinha infantil e podem utilizar o assento de elevação, que possui dimensões reduzidas e pode ser transportado pelos pais ou responsáveis dentro das bagagens comuns”, acrescentou.

Cadeirinha infantil já é opção nas locadoras de veículo

É comum que brasileiros viagem de avião e aluguem carros para chegar até o destino final, que nem sempre tem aeroporto. Nesses casos, a proteção infantil não precisa ser negligenciada. O AutoPapo consultou três locadoras: Localiza, Movida e Unidas e confirmou que os dispositivos de segurança podem ser disponibilizados – mediante pagamento.

A Movida explicou que possui cadeirinhas, booster e bebê-conforto para locação. De acordo com a empresa, “é possível fazer as reservas destes dispositivos de retenção infantil diretamente pelo site ou pelo aplicativo, sem a necessidade de verificação de disponibilidade. Mas para ter a garantia deste serviço é necessário que a solicitação seja feita no ato da reserva”.

O custo da diária da cadeirinha infantil ou de qualquer outro desses dispositivos é de é de R$20,00.

A Localiza e a Unidas também disponibilizam bebê conforto, assento elevação e cadeirinha pelo mesmo valor: R$20,00 por dia.

De acordo com a Unidas, futuramente, os produtos podem vir a ser oferecidos gratuitamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cadeirinhas e dispositivos de segurança reduzem 70% das mortes em bebês e entre 54% e 80% das mortes de crianças.

“Não entendem bulhufas”

A ideia de se levá-las gratuitamente nos aviões é excelente. Mas ainda estamos a léguas de distância de se ter uma regulamentação efetiva para seu uso nas ruas, pois hoje a obrigatoriedade das cadeirinhas está restrita aos carros particulares: o Denatran ainda não regulamentou seu uso em táxis, vans (nem mesmo as escolares), nem ônibus. Mesmo diante do fato indiscutível de seu significado para a segurança: órgãos que policiam as rodovias estaduais e federais foram unânimes ao afirmar que o número de crianças feridas ou mortas nos acidentes foi muito reduzido. Algumas estatísticas apontaram percentual de quase 40%.

Apesar de sua comprovada eficiência, a regulamentação suplementar para sua aplicação em vans escolares só foi publicada em 2015 e a fiscalização deveria ser iniciada em fevereiro de 2016. Entretanto, surgiu um problema de ordem prática: os “técnicos” que a redigiram não entendem bulhufas do assunto, pois as cadeirinhas exigem, para serem aplicadas, cintos de segurança de três pontos.

E quase a totalidade das vans escolares são equipadas com cintos de apenas dois pontos. A ignorância do técnicos do Denatran é tamanha, que um deles chegou a sugerir que as vans fossem adaptadas com o terceiro cinto. Sem sequer imaginar o tamanho da besteira, pois é impossível adaptar ponto de fixação para o cinto de segurança num veículo sem previsão estrutural para esse terceiro ponto.

Foto | Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andriély Campos 25 de dezembro de 2020

Em Brasília tem uma empresa (BEBÊ SEGURO) que faz a locação de cadeirinhas, bebês conforto e carrinhos com preços bem mais acessíveis.

O atendimento é excelente e a cadeirinha que locamos estava novinha.

Avatar
Deixe um comentário