Calhas de chuva para carro são uma opção barata para o verão

Dispositivos que custam em média R$ 50 na internet aumentam o conforto e a segurança em automóveis sem ar-condicionado

Calha de chuva para carros não são tão boas quanto parecem
Por Laurie Andrade
Publicado em 21/01/2019 às 13h12
Atualizado em 27/02/2019 às 10h35

Em diversas cidades brasileiras os termômetros têm registrado máximas recordes. É que o verão chegou – e trouxe com ele as chuvas. Para ajudar os motoristas sem ar-condicionado que precisam enfrentar o calor e o aguaceiro, entrevistamos um especialista para esclarecer dúvidas sobre calhas de chuva para carro.

O coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), Gerson Burin, explica que a maior vantagem das calhas de chuva para carros é reduzir o embaçamento dos vidros:

As calhas são utilizadas para permitir a abertura parcial das janelas sem a entrada de água da chuva para uma troca de ar interno, reduzindo assim o risco de embaçamento dos vidros, principalmente em condições de chuva ou frio.

A troca de ar, é claro, também auxilia no alívio da temperatura interna do carro.

Os benefícios, conforto e segurança, têm um custo relativamente baixo. Difícil encontrar, na internet, um conjunto de calhas para carro que passe de R$ 100.

Mas atenção, não basta comprar a mais em conta. O técnico do Cesvi adverte que é preciso escolher o modelo adequado para cada versão de carro. Isso porque as calhas de chuva têm uma curvatura específica para cada automóvel, que casa com as linhas de contorno superior das portas.

Outra questão a ser observada na compra do dispositivo é a qualidade do material de origem. Segundo Burin, “a durabilidade e vida útil das calhas de chuva dependem da qualidade do material fabricado e também do tempo de exposição dessa peça aos intempéries do tempo como sol e chuva”.

Instalação

Para baratear ainda mais o recurso, alguns proprietários de automóveis optam por instalar as calhas em casa. A decisão, no entanto, precisa ser tomada com cautela.

Coordenador Técnico do Cesvi explica as vantagens e desvantagens das calhas de chuva para carro. Dispositivo pode representar alívio e segurança.
Calhas de chuva diminuem o embaçamento e o calor em modelos sem ar-condicionado

De acordo com o especialista Gerson Burin, nem todos os modelos são fáceis de instalar. Além disso, é preciso fazer uma limpeza bem feita na área da pintura onde a calha será colada para evitar o posterior descolamento.

Apesar das calhas de chuva para carro já apresentam a fita dupla face para fazer a fixação no veículo, é preciso certa prática para realizar o correto alinhamento na hora da fixação.

As calhas de chuva para carro podem ser prejudiciais?

O coordenador técnico do Cesvi explica que há uma única implicação dos dispositivos. Por não serem itens de fábrica, as calhas podem gerar uma alteração na aerodinâmica, principalmente em altas velocidades, provocando, em alguns casos, zumbidos ou “assobios” com a passagem do ar.

Para veículos com ar-condicionado, o uso da calha de chuva se torna desnecessário e até mesmo problemático.

“O sistema de ventilação do veículo juntamente com o equipamento de refrigeração é dimensionado para evitar o embaçamento interno e fazer a devida troca de ar interno e externo, cumprindo o papel realizado pelas calhas. Se o motorista usa a calha para fazer uma abertura parcial dos vidros, cria um modo de uso não recomendado para a total eficiência do sistema de ar-condicionado”, conclui o especialista.

As calhas de chuva para carro não interferem nos vidros elétricos, pois se instaladas conforme a recomendação do fabricante, não têm contato algum com o sistema de fechamento do vidro do automóvel.

Veja preços de calhas de chuva para Gol, Corsa, Palio, Onix Celta e HB20:

  • Calha de chuva para Gol G5
  • Calha de chuva para Gol G3
  • Calha de chuva para Palio
  • Calha de chuva Corsa
  • Calha de chuva para Onix
  • Calha de chuva para Celta
  • Calha de chuva para HB20

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rod 27 de outubro de 2022

Pessoal, calha de chuva é só TG Poli, qualquer outra que você comprar, ela desbota e fica amarronzada! Fora que não são translúcidas como as da TG Poli, ou seja, você não consegue ver através delas.

Avatar
Aparecido Salino Dos Santos 21 de janeiro de 2019

Meu comentario é sobre o Bco Safra, gostaria de saber o porque estou enviando formulário ref. A simulação para financiamento de veículo, e seus agentes financeiros não estão atendendo e nem esclarecem a razão pelo ñ retorno ref. ao mesmo

Avatar
Deixe um comentário