Aprenda como calibrar pneus de pesados; Erros podem causar explosão!

Riscos de acidentes são altos; alguns equipamentos e medidas que podem tornar a prática mais segura para o motorista ou borracheiro

Pneu caminhão
Deve-se verificar o pneu antes de iniciar os procedimentos (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Érico Pimenta
Publicado em 10/05/2023 às 16h02

Manusear pneus de veículos pesados pode ser mais arriscado do que se parece. Na última quarta-feira (3) um borracheiro morreu enquanto calibrava o pneu de um caminhão, que explodiu durante a manutenção, atingindo o profissional.

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Infelizmente esses acidentes acontecem até com os profissionais mais capacitados. Para evitar acidentes no ato de calibrar pneus de veículos pesados, alguns equipamentos de segurança e proteção são imprescindíveis.

Segundo o Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, Roberto Ayala, algumas medidas devem ser tomadas para realizar manutenções seguras. Confira:

O primeiro passo é determinar a correta pressão de inflação a ser utilizada. Para isso, é fundamental conhecer qual a carga incidente sobre cada pneu e utilizar a tabela de pressão em função da carga de acordo com o pneu utilizado. Esta tabela pode ser encontrada facilmente no Manual ALAPA, que está disponível em www.alapa.org.br”, aponta o especialista.

Veja cuidados ao calibrar pneus de pesados

Na hora de calibrar pneus, o gerente ainda recomenda os seguintes procedimentos:

  • Realizar o procedimento com o pneu frio (temperatura ambiente);
  • Verificar a condição da válvula para evitar vazamentos;
  • Utilizar tampas nas válvulas a fim de evitar a entrada de resíduos que possam danificar o núcleo da válvula e consequentemente prejudicar a manutenção da correta pressão de inflação;
  • Extensores de válvulas de qualidade nos pneus internos facilita o processo;
  • Nunca reduzir a pressão de inflação de um pneu “quente”, pois no momento que este pneu retornar para a temperatura ambiente, a pressão também será reduzida;
  • Sempre que for identificado um pneu com uma pressão de inflação abaixo de 20% do especificado, é recomendável que o mesmo seja desmontado e inspecionado por um especialista. Esse cuidado deve ser tomado pois um pneu quando roda com uma pressão muito baixa pode apresentar danos em sua estrutura e risco ao operador ao realizar a correção da calibragem;
  • É extremamente recomendável que o procedimento para verificação e correção da pressão de inflação de todos os pneus seja realizado de forma sistemática e periódica. O controle da pressão encontrada em cada verificação será fundamental para determinar o período ideal para realização de tal procedimento, porém na ausência de tal informação, recomendamos que seja feita a cada 15 dias.

Manutenção dos pneus

No caso da desmontagem do pneu para realização de manutenção, as recomendações indicam outras medidas:

  • Utilização de todos os EPIs (Luvas, óculos de proteção, protetor auricular, bota de segurança, capacete, etc.);
  • Desinflar os pneus antes de soltar os parafusos de fixação. Isso evita que algum objeto preso entre os rodados duplos, algum dano no aro ou até mesmo problemas  nos pneus provoquem o deslocamento do dele em direção ao operador que está realizando o processo;
  • Utilizar as ferramentas adequadas para desmontagem do pneu do aro, quando necessário;

Durante a montagem do pneu no aro

  • Realizar inspeção prévia em todos os componentes, buscando por rachaduras nos aros, deformidade nas válvulas, danos nos pneus etc;
  • Realizar a limpeza nos aros;
  • Realizar a lubrificação prévia utilizando produtos adequados para tal finalidade (Produtos a base de petróleo não devem ser utilizados);
  • Utilização de “Gaiola de Proteção” durante o processo de inflação do pneu;
  • Inspeção do pneu após a montagem (Checar a centralização do pneu no aro);
  • Vale lembrar os benefícios da calibragem correta:
  • Aumentar a vida útil do pneu;
  • Manter a boa dirigibilidade do veículo;
  • Reduzir o consumo de combustível;
  • Redução na emissão de CO2.

Além das recomendações do especialista da Bridgestone, a Norma Regulamentadora (NR) 31 também aborda o tema de como calibrar pneus de veículos pesados.

  • A NR 31 também recomenda o uso de EPIs e a desmontagem do pneu para calibrar, entretanto, além disso, ela aponta que devem ser utilizadas gaiolas ou dispositivos de clausuras, adequadamente posicionados. até que seja alcançada uma pressão suficiente para forçar o talão sobre o aro e criar uma vedação pneumática.
  • A gaiola assegura que o pneu fique em um espaço confinado, protegendo assim as pessoas próximas, durante a calibragem.

Uma outra medida que pode ser adotada é a distância de segurança. Muitos profissionais têm o hábito de segurar a mangueira bem de perto na hora de calibrar o pneu, o que pode ser um risco. Permanecer a uma longitude segura e deixar apenas a mangueira trabalhar também pode evitar um acidente.

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