Chevrolet Onix e Tracker estão usando calotas e você nem percebeu!

A Chevrolet é mais uma montadora que está adotando rodas de aço estampado estilizadas para dar aparência de rodas de liga leve nas versões de entrada

chevrolet onix lt 2024 azul frente
A versão LT vinha com rodas de liga até o modelo 2023 (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/12/2023 às 13h02
Atualizado em 11/01/2024 às 17h11

Por questões de custos, os carros de entrada vêm com rodas de aço estampado (não, não são de ferro) cobertas por calotas plásticas. Para muitos consumidores, o problema nisso é que o carro fica com aparência de “pé de boi”, pegando em cheio nos mais vaidosos que queriam o modelo com rodas de liga leve e não coube no orçamento.

Algumas montadoras foram espertas e criaram uma solução para isso. Carros como o Renault Kwid, Chevrolet Onix LT e Fiat Toro Endurance usam rodas de aço com desenho que camufla a calota.

VEJA TAMBÉM:

Essa solução já existia na Europa, alguns carros da Renault e da Opel faziam essas simulações. Por aqui isso começou com o Sandero Stepway, com rodas de aço estampado de cinco raios. Na marca francesa isso é chamado de “Flexwheel”.

A Chevrolet trocou na linha 2024 do Onix as rodas de liga leve da versão LT por rodas de aço estampado com quatro raios e calotas que simulam acabamento diamantado. O modelo de entrada mantém as calotas antigas e roda com furinhos circulares.

roda de aco chevrolet onix lt
A roda do Onix LT tem quatro raios para integrar melhor ao desenho da calota

O mesmo ocorreu com o Tracker e a Montana na versão LT, que usam rodas de aço estampado com aro de 17 polegadas e calotas.

A Fiat sempre adotou esse esquema na Toro Endurance, o modelo de entrada. No Renault Kwid eram usadas apenas as rodas de aço com calota em toda a linha até a chegada do face-lift.

As vantagens de uma roda de aço com calotas

As rodas de liga leve não estão nos carros apenas pelo visual, elas também trazem vantagens na dinâmica: seu peso é menor e isso ajuda no trabalho da suspensão.

Por outro lado, ela tem a desvantagem de ser mais frágil contra impactos. Se sofrer uma pancada forte, pode trincar. Essas trincas não podem ser reparadas, mesmo que existam profissionais que prometem reformar rodas danificadas.

Já as rodas de aço, são mais resistentes a impactos. Elas podem amassar, mas o metal usado permite o reparo.

As calotas não existem apenas para esconder as rodas, elas estão lá para a proteção. Se ralar ou quebrar uma, a compra de uma nova é bem mais barato que reparar uma roda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 26 de dezembro de 2023

É a lei do pacote de bolacha recheada e caixas de bombom… mantém ou aumentam o preço e vão reduzindo o tamanho e peso dos pacotes…

No caso dos carros, estão tirando itens, alguns casos mantendo o preço que era praticado antes ou, mesmo retirando itens, aumentam os preços…

Já dizia o Professor Raymundo… “E o salário, oh…”

Avatar
Deixe um comentário