O que é cambagem? Faz no alinhamento? Em quais carros?
Cambagem: quando é preciso realmente fazer esse serviço, e quando se trata de uma pi-ca-re-ta-gem da oficina de alinhamento
Por André Almeida 04/07/19 às 13h20Cambagem: quando é preciso realmente fazer esse serviço, e quando se trata de uma pi-ca-re-ta-gem da oficina de alinhamento
Por André Almeida 04/07/19 às 13h20Pense nessa situação: você leva o seu automóvel para fazer o alinhamento. Depois de alguns minutos, o funcionário te chama e diz: ” será necessário fazer um serviço de cambagem no seu carro”. Aí, com a “pulga atrás da orelha”, você fica se perguntando: é preciso realmente fazer esse serviço extra ou se trata de uma ‘empurroterapia’?
A resposta é talvez sim, talvez não. De acordo o assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, nos carros atuais, a regulagem da cambagem é mais difícil de acontecer.
“Por outro lado, em geral, a cambagem fora das especificações é sinal de algum problema maior, como bandeja empenada ou algum outro componente com avaria, como pivô, buchas, etc”, alerta o assessor técnico.
Cambagem ou camber é a medida referente à perpendicularidade da roda em relação solo. Quando as rodas estão com os ângulos de inclinação com 90° em relação ao piso, não é necessária a realização do ajuste do camber.
Porém, podem ocorrer duas deformidades que indicam que algo está errado: a cambagem positiva – quando a roda está inclinada para dentro do para-lamas; e a negativa – quando a roda está inclinada para fora do para-lamas (vide imagens abaixo). Nestes dois casos, é preciso levar o automóvel a uma oficina especializada para conferir os possíveis motivos dessa deformação.
O assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser, explica que se o ângulo de câmber estiver fora da medida, é preciso entender primeiro qual componente está comprometido. Em alguns carros podem existir pequenos ajustes (principalmente aqueles equipados com suspensão independente) sem a necessidade de se trocar nenhum componente. Em outros, a maioria deles, aliás, se a cambagem estiver fora da medida, tem algum componente comprometido na suspensão.”
Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).
Segundo Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), “veículos que não dispõem desse sistema de regulagem de cambagem não devem se submeter a este serviço simplesmente pela oferta. A análise deve partir da verificação e ajuste dos demais componentes do conjunto da suspensão.
Um bom exemplo de modelos que não permitem o ajuste da cambagem são os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil. Segundo a VW, “o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. Porém, pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, há a possibilidade de deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal”.
Esse ajuste, porém, é limitado pelas tolerâncias dos furos do quadro. E, devido a complexidade desse serviço, inclusive com o desmonte da manga de eixo e de vários componentes da suspensão, deve ser feito em uma concessionária da marca.
No caso dos automóveis comercializados pela Renault no Brasil, segundo a fabricante, nenhum de seus carros permite esse tipo de serviço.
É bom lembrar que, se a suspensão estiver fora dos ângulos máximos possíveis determinados pela fábrica, é porque tem algum componente com defeito na torre de suspensão, no amortecedor, ou outro componente. Então, não é um simples ajuste que vai resolver o problema, mas a substituição da peça defeituosa.
Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva. Lembrando que ela tem que estar nula, 90 º em relação ao solo.
Dica do Boris:
Em automóveis não projetados para permitir esse ajuste, não deixe que resolvam esse desajuste na marretada ou no macaco hidráulico. Corrigir o efeito e não a causa pode provocar outros problemas. Um bom exemplo é o desgaste acentuado do rolamento da roda.
De acordo com Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), os veículos equipados com suspensão multilink e dispondo de regulagem de cambagem devem passar por análise durante o alinhamento preventivo.
Se as medidas do camber estiverem fora dos padrões estabelecidos pelo fabricante, esse ajuste deve ser feito. Lembrando que também é preciso verificar se não há outros componentes danificados.
Foto Shutterstock
Depois de alinhar a direção é recomendado fazer o balanceamento das rodas? Veja o que o Boris falou sobre isso:
Fábrica | Modelos que permitem o ajuste da cambagem |
---|---|
Nissan | Frontier (traseira) |
Toyota | Hilux, SW4, Corolla, Yaris, Etios – (dianteira), Camry, RAV4, Prius – (dianteira e traseira) |
Fiat | Toro (traseira) |
Ford | Ranger (dianteira), Focus (traseira), Focus Fastback (traseira), Fusion (traseira) |
GM | S10 e Trailblazer |
Honda | Fit, City, WR-V e HR-V (dianteira). Civic, Accord e CR-V (traseira). |
Fábrica | Observações |
---|---|
Volkswagen | Segundo a assessoria da marca,"o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. Porém, para pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, é possível deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal. Porém, esse serviço deve ser realizado em um concessionária da marca, devido a sua complexidade." |
Renault | De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço. |
Hyundai | Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço. Em relação aos modelos IX 35, Santa Fé, New Elantra e New Tucson, a equipe técnica da montadora não indica que esse serviço seja realizado fora da sua rede de concessionárias. Ela reitera que a necessidade do ajuste do camber ocorre somente em casos muito específicos. |
Citroën | A marca francesa não recomenda esse tipo de serviço ou qualquer outro que mexa na estrutura do veículo. Principalmente fora da sua rede de concessionárias. |
Peugeot | Assim como a Citroën, a Peugeot não recomenda esse tipo de serviço. Principalmente fora da sua rede de concessionárias. |
Boa noite, tenho uma Outlander GT ano 2012 3.0 4×4.
Fui fazer o alinhamento das rodas e o mecânico falou que precisava fazer a cambagem da rodas dianteiras. Ele tirou o parafuso superior original do amortecedor e colocou um outro parafuso paralelo de regulagem e falou que este parafuso vai regular a cambagem. Porém eu não sentir confiavel porque o parafuso que ele colocou e mais fino do que o original.
E sai cheio de dúvidas, “o parafuso vai aguentar o peso do carro, o meu carro precisa realmente fazer a cambagem, qual medida certa da cambagem das rodas”. Todas estas perguntas o mecânico não soube me responder, vc consegue me ajudar ?
Boa tarde o HB20 se faz cambagem levei pra troca de pneus e tive que fazer gostaria de saber se foi certo obrigado Helena
O Mitsubishi Lancer 2012 tem regulagem de cambagem? O desalinhamento do braço de estabilização (mais para a direita ou esquerda) altera a extersabilidade do veículo a ponto de necessitar de serviço de cambagem ? Porque que toda vez que vamos fazer um alinhamento o mecânico sempre alega a necessidade de mexer na cambagem (sempre um serviço muito caro)?
Sou proprietário de um HB20 2012/2013, fui no mecânico e o mesmo sugeriu fazer cambagem, pois estava desalinhado os ângulos das rodas, as rodas dianteiras estavam para dentro, forçando muito a caixa de direção, o mesmo me cobrou 1200 reais, o valor é este mesmo?
gostei, trabalho nessa área e tem muitos questionamentos. na minha região o povo não gosta de trocar qualquer componente de forma preventiva ou no início da danificação, só quando não tem como rodar mesmo kkk.
vcs desinformados assim msm??? ou a ci concessionária está pegando por essa matéria??? vcs não falaram nada com nada, uma teoria vergonhosa pra vcs, ajuste de cambagem da Volkswagen no quadro??? cara na dianteira e na maioria das veses a regulagem de cambagem da Volks é na bandeja, outra coisa a Cambagem não necessário fazer na concessionária ja que o preço é absurdo, uma loja especializada resolve esse problema com equipamentos de alta qualidade por um preço bem acessível… se informem, todos carros tem como fazer cambagem todosss, até caminhão eu faço Cambagem.
Excelente matéria. A anos afirmo que 99% dos serviços de cambagens feitos no Brasil são desnecessários. E, mesmo quando necessário, não devem ser feitos jamais no maledito macaco hidráulico.
Compre um carro zero, ande com ele 200Km (absolutamente sem buracos e via ótima), vá até uma loja e não deixe mecânico/alinhador ver o painel do carro e ele dirá: Tem que fazer cambagem. Parece até golpe automático. Fui em 5, é cinco, aqui em Goiânia e disseram precisar cambagem. Fui em mecânico de confiança e família e na checagem eletrônica disse que não precisava de NADA.
Pode ter certeza que o TAL do confiança toma dinheiro seu de outra forma, ele só disse o que você quer ouvir para ganhar essa tal confiança. Chega a dar pena….
Gostei dos conselhos sobre cambagem,achei interessante e vou prestar atenção sobre o assunto.obrigado.
Na verdade esse serviço de Camber é um improviso para não desgastar os pneus. Sou alinhador a 15 anos.tudo bem concordo que é uma gambiarra mas fala pra um cliente trocar os kits de amortecedor pra ver.
Sou proprietário de um HB20 2012/2013, fui no mecânico e o mesmo sugeriu fazer cambagem, pois estava desalinhado os ângulos das rodas, as rodas dianteiras estavam para dentro, forçando muito a caixa de direção, o mesmo me cobrou 1200 reais, o valor é este mesmo?
Que bom que foram úteis, Paulo Roberto.
Abraço!
Olá, sou geometrista em uma concessionária Renault em Criciúma SC. O fábrica tem uma escala muito grande sendo q as medidas tem diferenças enorme d umm lado para o outro. O valor mínimo e o valor máximo são muito distante. Por ex. Kwid, trabalha de -0,30 até -1,37d camber. No entanto lado direito está com -0,30 e lado esquerdo com -1,30 de camber. Ou seja, 1grau d diferença. Então o carro puxa pra direita e o pneu esquerdo gasta por dentro. E a pior parte eh. Está dentro das medidas de fabrica. Cmo devo agir nesse caso? Sendo q o carro sai da vitrine assim. Não tem 10km rodados.