O que é cambagem? Faz no alinhamento? Em quais carros?

Cambagem: quando é preciso realmente fazer esse serviço, e quando se trata de uma pi-ca-re-ta-gem da oficina de alinhamento

O alinhamento não deve ser feito, necessariamente, junto do balanceamento
Por André Almeida
Publicado em 04/07/2019 às 13h20
Atualizado em 09/10/2019 às 16h59

Pense nessa situação: você leva o seu automóvel para fazer o alinhamento. Depois de alguns minutos, o funcionário te chama e diz: ” será necessário fazer um serviço de cambagem no seu carro”. Aí, com a “pulga atrás da orelha”, você fica se perguntando: é preciso realmente fazer esse serviço extra ou se trata de uma ‘empurroterapia’?

A resposta é talvez sim, talvez não. De acordo o assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ricardo Dilser, nos carros atuais, a regulagem da cambagem é mais difícil de acontecer.

“Por outro lado, em geral, a cambagem fora das especificações é sinal de algum problema maior, como bandeja empenada ou algum outro componente com avaria, como pivô, buchas, etc”, alerta o assessor técnico.

O que é cambagem?

Cambagem ou camber é a medida referente à perpendicularidade da roda em relação solo. Quando as rodas estão com os ângulos de inclinação com 90° em relação ao piso, não é necessária a realização do ajuste do camber.

Porém, podem ocorrer duas deformidades que indicam que algo está errado: a cambagem positiva – quando a roda está inclinada para dentro do para-lamas; e a negativa – quando a roda está inclinada para fora do para-lamas (vide imagens abaixo)Nestes dois casos, é preciso levar o automóvel a uma oficina especializada para conferir os possíveis motivos dessa deformação.

cambagem
Ilustração Fabiano Azevedo | Montagem André Almeida

Quando  fazer o ajuste da cambagem? Todos os carros precisam fazer?

O assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser, explica que se o ângulo de câmber estiver fora da medida, é preciso entender primeiro qual componente está comprometido. Em alguns carros podem existir pequenos ajustes  (principalmente aqueles equipados com suspensão independente) sem a necessidade de se trocar nenhum componente.  Em outros, a maioria deles, aliás, se a cambagem estiver fora da medida, tem algum componente comprometido na suspensão.

Então, é muito importante verificar se o modelo do seu carro permite esse tipo de serviço. Você pode verificar essa informação por meio do SAC da fabricante (no final da matéria há uma lista com alguns modelos que permitem a realização da cambagem).

Segundo Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), “veículos que não dispõem desse sistema de regulagem de cambagem não devem se submeter a este serviço simplesmente pela oferta. A análise deve partir da verificação e ajuste dos demais componentes do conjunto da suspensão.

Exemplos de marcas que não permitem esse serviço

Um bom exemplo de modelos que não permitem o ajuste da cambagem são os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil. Segundo a VW, “o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. Porém,  pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, há a possibilidade de deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal”.

Esse ajuste, porém, é limitado pelas tolerâncias dos furos do quadro. E, devido a complexidade desse serviço, inclusive com o desmonte da manga de eixo e de vários componentes da suspensão, deve ser feito em uma concessionária da marca.

No caso dos automóveis comercializados pela Renault no Brasil, segundo a fabricante, nenhum de seus carros permite esse tipo de serviço.

É bom lembrar que, se a suspensão estiver fora dos ângulos máximos possíveis determinados pela fábrica, é porque tem algum componente com defeito na torre de suspensão, no amortecedor, ou outro componente. Então, não é um simples ajuste que vai resolver o problema, mas a substituição da peça defeituosa.

Identificando o desajuste do camber de maneira rápida e prática

Você mesmo pode identificar alguma anomalia aparante que pode indicar a necessidade de ajustar a cambagem. A dica é verificar se há um desgaste maior na parte interna da banda de rodagem do pneu; neste caso o problema é a cambagem negativa. Caso ocorra o contrário, desgaste na parte externa, então é cambagem positiva. Lembrando que ela tem que estar nula, 90 º em relação ao solo.

Dica do Boris: 

Em automóveis não projetados para permitir esse ajuste, não deixe que resolvam esse desajuste na marretada ou no macaco hidráulico. Corrigir o efeito e não a causa pode provocar outros problemas. Um bom exemplo é o desgaste acentuado do rolamento da roda.

cambagem
Cambagem positiva (Foto Shutterstock)

É preciso fazer o ajuste da cambagem no eixo traseira?

De acordo com Diego Lazari, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi Brasil), os veículos equipados com suspensão multilink e dispondo de regulagem de cambagem devem passar por análise durante o alinhamento preventivo.

Se as medidas do camber estiverem fora dos padrões estabelecidos pelo fabricante, esse ajuste deve ser feito. Lembrando que também é preciso verificar se não há outros componentes danificados.

O que é cambagem

Foto Shutterstock

Alinhamento e balanceamento

Depois de alinhar a direção é recomendado fazer o balanceamento das rodas?  Veja o que o Boris falou sobre isso:

Confira alguns modelos vendidos no Brasil que permitem o ajuste do camber:

Fábrica Modelos que permitem o ajuste da cambagem
Nissan  Frontier (traseira)
Toyota  Hilux, SW4, Corolla, Yaris, Etios – (dianteira), Camry, RAV4, Prius – (dianteira e traseira)
Fiat Toro (traseira)
Ford Ranger (dianteira), Focus (traseira), Focus Fastback (traseira), Fusion (traseira)
GM S10 e Trailblazer
Honda Fit, City, WR-V e HR-V (dianteira). Civic, Accord e CR-V (traseira).

Automóveis vendidos no Brasil que NÃO permitem o ajuste do camber. Ou, segundo as montadoras, esse serviço não deve ser feito em uma oficina não autorizada:

Fábrica Observações
Volkswagen Segundo a assessoria da marca,"o único ajuste disponível na operação de alinhamento de direção é a convergência. Porém, para pequenos ajustes no ângulo de cambagem do eixo dianteiro, é possível deslocar o quadro auxiliar no sentido transversal. Porém, esse serviço deve ser realizado em um concessionária da marca, devido a sua complexidade."
Renault De acordo com a montadora, nenhum dos seus carros permite esse tipo de serviço.
Hyundai Os modelos HB20 e Creta não permitem esse tipo de serviço. Em relação aos modelos IX 35, Santa Fé, New Elantra e New Tucson, a equipe técnica da montadora não indica que esse serviço seja realizado fora da sua rede de concessionárias. Ela reitera que a necessidade do ajuste do camber ocorre somente em casos muito específicos.
Citroën A marca francesa não recomenda esse tipo de serviço ou qualquer outro que mexa na estrutura do veículo. Principalmente fora da sua rede de concessionárias.
Peugeot Assim como a Citroën, a Peugeot não recomenda esse tipo de serviço. Principalmente fora da sua rede de concessionárias.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
50 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Isabel 17 de janeiro de 2024

Quando troquei os amortecedores dianteiros da Ecosport fizeram o alinhamento e a cambagem… Isso é certo fazer?

Avatar
Ismael 23 de março de 2024

Sim, acontece de trocar toda a suspensão e as cambagens ficar fora, muitos fabricantes são contra esse tipo de serviço,pq é mais lucrativo pra eles te vender amortecedor, bandeja,pivô etc… Que tu vai gastar aí mais de 1mil reais, do que eles só ganhar aí 120$ só pela a cambagem.

Avatar
Júnior 6 de julho de 2023

Eles mentem quando falam que carros não precisão de cambagem , carros fazem cambagem sim, mas vcs precisam procurar um lugar de confiança não podem ir em um lugar que as pessoas usem de má fé , faço alinhamento e entendo sobre o assunto na minha cidade é cobrado 50 reais pra fazer 1 cambagem aqui na minha região e por conta de 50 reais eu vou ter que fazer troca das bandejas ? Do amortecedor ? E se não for vou ter que trocar as mangas de eixo e se não resolver vou ter que trocar o agregado ? Quanto vou gastar em uma suspensão simple de um carro de passeio como um palio por exemplo vou gastar mais de 4000 reais ? Podendo resolver com 50 200 reais no máximo ?

Avatar
Renato Sergio Da Silva 13 de novembro de 2023

fui trocar os pneus dianteiro e gastei 600 porque o computador identificou algo errado então o gerente me chamou mostrou a tela do computadr e falou que precisava fazer a gabaritagem do agregado e ficaria em 600 reais e eu mandei fazer mas naõ entedi .paguei mas não entendi alguem poderia me explicar se eu fui roubado na loja .
uma vez que ja tinha pago 17,80 n0s pneus emais 350 reais numa outro defeito que apareceu no coxin o amortecedor.

Avatar
Aurenir borges 17 de dezembro de 2023

Acredito que sim pq oficina mecânica e assim vc chega pra trocar os pneus ai troca amortecedor, terminais… o ideal e pegar o parecer de duas oficina ou mais depois fazer o serviço.

Avatar
Janio Goulart Brum 14 de maio de 2023

Tenho uma Megane Gran tour e quando fui fazer o alinhamento me disseram que tinha que fazer a tal da cambagem porque estava desalinhado, consultando a montadora ,esse modelo não faz esse tipo de procedimento, sendo que havia deixado o veículo para troca de alguns item da suspensão pouco tempo na mesma autocenter dias antes onde fizeram o alinhamento e estava perfeita, mas agora tem problema de alinhamento, pela cara do sujeito vi logo que era golpe e não quiz fazer, na mesma autocenter relatada abaixo, pneu z , então tem que ficar esperto nestes golpe.

Avatar
Márcio Jorge dos Santos 17 de fevereiro de 2023

Está semana levei meu Meriva 2011/12 para alinhar. O mecânico colocou na rampa e, segundo ele, tons de fazer alinhamento, cambagem dianteiros e traseira, e também regular o castet.caster.
Ficou mal feito o alinhamento pois o carro continua a puxar para a direita. E nem sei se ele fez os outros serviços, pois ele levou em média 20 minutos para me entregar o carro.
Acho que fui vítima de um golpe.

Avatar
Ismael 23 de março de 2024

Esse serviço realmente existe, provavelmente o caster ficou mal feito,leve em outro e pede pra medir muito provável que o caster do lado direito está atrasado

Avatar
Flavio 7 de abril de 2024

Você acha e eu tenho certeza de que foi vítima de golpe! A grande maioria das oficinas são de picaretas.

Avatar
Valter 17 de agosto de 2022

Eu infelizmente fui vítima desse tipo de golpe. Fui atraído por uma falsa cortesia, o pneu estava com um preço bom, mas ficou muito caro pois tenho um Creta e me cobraram 300 reais por roda pra fazer a tal de cambagem. O mais complicado que depois de por ignorância aceitar, agora como paguei pelo cartão de crédito não tenho como ressarcir este prejuízo mas que sirva de lição, e como disse pra eles na ocasião vou eternamente falar mal desses pilantras, fujam da Pneus Z, eles tem muitas filiais, em diversas cidades mas seguem a mesma cartilha, empurrometropia, vigarismotopia, e não se importam com nada nem ninguém. Agora até aqui estão com palhaçada, não me deixam fazer comentários, esse país não é sério mesmo.

Avatar
divulgue o nome da loja, va no reclama aqui....divuklgue 26 de abril de 2023

divulgue

Avatar
Valter 17 de agosto de 2022

Eu infelizmente fui vítima desse tipo de golpe. Fui atraído por uma falsa cortesia, o pneu estava com um preço bom, mas ficou muito caro pois tenho um Creta e me cobraram 300 reais por roda pra fazer a tal de cambagem. O mais complicado que depois de por ignorância aceitar, agora como paguei pelo cartão de crédito não tenho como ressarcir este prejuízo mas que sirva de lição, e como disse pra eles na ocasião vou eternamente falar mal desses pilantras, fujam da Pneus Z, eles tem muitas filiais, em diversas cidades mas seguem a mesma cartilha, empurrometropia, vigarismotopia, e não se importam com nada nem ninguém.

Avatar
Vera Poehlmann 25 de janeiro de 2024

Eu tb cai nesse tipo de golpe , fazendo uma simples troca de pneus na Impacto Prime de Londrina. Disseram que precisava fazer a cambagem e gabaritagem e me cobraram 300 resis por roda. Um absurdo… estou indignada com este país! Da nojo.

Avatar
Carol Prata 23 de maio de 2022

Infelizmente muitos lugares trabalham de forma desonesta, e “empurram” esses tipos de serviços sem necessidade, buscando aumentar seus lucros.
No entanto, generalizar dizendo que o serviço não existe é um exagero, tanto que as concessionarias condenam “desde que não seja feita por eles”.
Todos precisam entender que uma inclinação da roda pode sim ser causada por uma diferença de medida na torre, na bandeja ou no amortecedor, cabe a você proprietário autorizar a troca dos componentes da suspensão, mesmo que eles não estejam estourados ou com folga, ou usar desse “recurso de regulagem da cambagem” para corrigir essas medidas de inclinação.

Por isso meus amigos evitem levar seus carros em lugares novos, principalmente lugares que oferecem alinhamento e balanceamento como “cortesia”, pois meu amigo de alguma forma vocês irão pagar pelo serviço, e geralmente 10x mais.

Avatar
Luzimar Vieira Leite 25 de março de 2022

O FORD FUSION 2015/16 TEM QUE FAZEE CAMBAGEM ?

Avatar
Roberto 18 de março de 2022

Avatar
ROBERTO
18 de março de 2022
Tenho um Ford Ka 2017, levei para fazer alinhamento numa loja e falaram que teria que fazer cambagem. Segundo o post, o Ka não necessita deste serviço. Correto?

Avatar
As rodas do meu kwid gasta o lado de dentro 12 de março de 2022

Por favor alguém me ajuda , meu kwid ano 2019 está comendo pneu no lado de dentro , fiz cambagem , gastei e voltou com 2 meses gasto de dinheiro em vão

Avatar
Roberto 18 de março de 2022

Tenho um Ford Ka 2017, levei para fazer alinhamento numa loja e falaram que teria que fazer cambagem. Segundo o post, o Ka não necessita deste serviço. Correto?

Avatar
Joel 18 de fevereiro de 2022

Se vc comprar um carro zero e levar na oficina a maioria vai dizer que precisa de fazer cambagem

Avatar
Vinicius 30 de março de 2022

E ainda é capaz de falar que tem amortecedor estourado e as pastilhas de freio gasta

Avatar
José Carlos 4 de dezembro de 2021

Onde conseguir orientações para cambagem negativa da Freelancer 2 “Blindada”?.. isso porque, em qualquer curva o pneu canta, e canta alto

Avatar
Marco Antonio Lucero Castillo 17 de novembro de 2021

A pajero sport diesel ano 2002 aceita cambagem?

Avatar
MONICA MARCONDES DE MELLO BRAZ 24 de setembro de 2021

E incrível, mas não existe nenhum lugar que não fala da cambagem, sempre querem fazer. Acabo fazendo porque desconheço

Avatar
Benedito 5 de setembro de 2021

Tenho um ecosport 2013 o técnico recomendou fazer o camber na roda dianteira esquerda. Mas me parece que meu carro na tem esse ajuste. Devo fazer?

Avatar
Hamilton Mendes 16 de agosto de 2021

Ola Bom Dia .. meu carro é um Astra Sedan 1999 ele aceita a cambagem?

Avatar
Neuza Maria 11 de junho de 2021

Tenho palio wikendio que esta com a roda do lado fo motorista muito pra frente pode set feita so a cambagem nele ouvtem q ser nos fois dianteiro?

Avatar
Carlos 27 de julho de 2021

No seu caso, é melhor levar o carro em um mecânico de confiança, para que o mesmo avalie a suspenção do carro, tente levar em um mecânico conhecido, e não em autocenters.

Avatar
Adilson ramos 22 de maio de 2021

Carrefour me levou 529 reais nesta história de troca de peça e cambagem. Quero certificar se o polo 2008 aceita cambagem.

Avatar
Renato M Sobrinho 5 de janeiro de 2022

Acho que evc está falando daqueles auto/center que vc compra o pneu no Carrefour e vai troca r se graça lá né.
Fiz isso também e quiseram me meter peças e serviços que eu na precisava .
É complicado

Avatar
Maria de Nazaré 21 de abril de 2021

Tenho um Fiat Palio Economy 2011/2012. Fui fazer alinhamento dos pneus e o mecânico disse que precisar fazer a cambagem do pneu dianteiro do passageiro e trocar os parafusos do camber. Pergunto é preciso trocar estes parafusos ou tem outro jeito?

Avatar
Sandro 15 de março de 2021

Olá boa noite!! Nesse caso os dois cambers devem está com as mesmas medidas porém só tira a diferença na convergência. Pois a concessionária não aceita correção de cambers e sim a troca da peça. A garantia tem q cobrir essa diferença.

Avatar
Filipe Santos 20 de janeiro de 2021

Boa noite, tenho uma Outlander GT ano 2012 3.0 4×4.
Fui fazer o alinhamento das rodas e o mecânico falou que precisava fazer a cambagem da rodas dianteiras. Ele tirou o parafuso superior original do amortecedor e colocou um outro parafuso paralelo de regulagem e falou que este parafuso vai regular a cambagem. Porém eu não sentir confiavel porque o parafuso que ele colocou e mais fino do que o original.
E sai cheio de dúvidas, “o parafuso vai aguentar o peso do carro, o meu carro precisa realmente fazer a cambagem, qual medida certa da cambagem das rodas”. Todas estas perguntas o mecânico não soube me responder, vc consegue me ajudar ?

Avatar
Sandro 15 de março de 2021

Filipe boa noite! Esse parafuso foi desenvolvido próprio pra isso, vc pode confiar sim. Dessa forma não agride rolamento e quando for fazer o alinhamento novamente e tiver algo fora das medidas esse parafuso já está ali pra correção.

Avatar
Helena 3 de novembro de 2020

Boa tarde o HB20 se faz cambagem levei pra troca de pneus e tive que fazer gostaria de saber se foi certo obrigado Helena

Avatar
Carlos 27 de julho de 2021

Sei que faz tempo sua pergunta, porém vamos lá, NÃO o HB20 não tem cambagem, caso alguém queira te empurrar esse serviço, leve o carro a um mecânico de confiança, pois se realmente existir a necessidade de regular (fazer cambagem) alguma peça está danificada, logo tem que ser substituída.

Avatar
Engº Marcos 30 de julho de 2020

O Mitsubishi Lancer 2012 tem regulagem de cambagem? O desalinhamento do braço de estabilização (mais para a direita ou esquerda) altera a extersabilidade do veículo a ponto de necessitar de serviço de cambagem ? Porque que toda vez que vamos fazer um alinhamento o mecânico sempre alega a necessidade de mexer na cambagem (sempre um serviço muito caro)?

Avatar
João Marcos Nunes Cândido 27 de abril de 2020

Sou proprietário de um HB20 2012/2013, fui no mecânico e o mesmo sugeriu fazer cambagem, pois estava desalinhado os ângulos das rodas, as rodas dianteiras estavam para dentro, forçando muito a caixa de direção, o mesmo me cobrou 1200 reais, o valor é este mesmo?

Avatar
Raphael Gomes 17 de abril de 2021

Cilada… com 1200 certamente vc corrige o problema da sua suspensão, isso se existir e não faz gambiarra no seu carro.

Avatar
Ronivaldo Rodrigues 13 de abril de 2020

gostei, trabalho nessa área e tem muitos questionamentos. na minha região o povo não gosta de trocar qualquer componente de forma preventiva ou no início da danificação, só quando não tem como rodar mesmo kkk.

Avatar
Emerson marcos de queiroz pinto 26 de fevereiro de 2020

vcs desinformados assim msm??? ou a ci concessionária está pegando por essa matéria??? vcs não falaram nada com nada, uma teoria vergonhosa pra vcs, ajuste de cambagem da Volkswagen no quadro??? cara na dianteira e na maioria das veses a regulagem de cambagem da Volks é na bandeja, outra coisa a Cambagem não necessário fazer na concessionária ja que o preço é absurdo, uma loja especializada resolve esse problema com equipamentos de alta qualidade por um preço bem acessível… se informem, todos carros tem como fazer cambagem todosss, até caminhão eu faço Cambagem.

Avatar
Flavio 7 de abril de 2024

Pois é, você está defendendo seu próprio serviço. Prefiro seguir o manual do veículo do que seguir dicas de mecânicos e donos de oficinas.

Avatar
Luis Claudio Dias dos Santos 22 de julho de 2019

Excelente matéria. A anos afirmo que 99% dos serviços de cambagens feitos no Brasil são desnecessários. E, mesmo quando necessário, não devem ser feitos jamais no maledito macaco hidráulico.

Avatar
luis pires 8 de julho de 2019

Compre um carro zero, ande com ele 200Km (absolutamente sem buracos e via ótima), vá até uma loja e não deixe mecânico/alinhador ver o painel do carro e ele dirá: Tem que fazer cambagem. Parece até golpe automático. Fui em 5, é cinco, aqui em Goiânia e disseram precisar cambagem. Fui em mecânico de confiança e família e na checagem eletrônica disse que não precisava de NADA.

Avatar
Rodolfo Nogueira 23 de junho de 2020

Pode ter certeza que o TAL do confiança toma dinheiro seu de outra forma, ele só disse o que você quer ouvir para ganhar essa tal confiança. Chega a dar pena….

Avatar
Paulo Roberto Nunes 5 de julho de 2019

Gostei dos conselhos sobre cambagem,achei interessante e vou prestar atenção sobre o assunto.obrigado.

Avatar
Kleyton Queiroz 5 de julho de 2019

Na verdade esse serviço de Camber é um improviso para não desgastar os pneus. Sou alinhador a 15 anos.tudo bem concordo que é uma gambiarra mas fala pra um cliente trocar os kits de amortecedor pra ver.

Avatar
João Marcos Nunes Cândido 27 de abril de 2020

Sou proprietário de um HB20 2012/2013, fui no mecânico e o mesmo sugeriu fazer cambagem, pois estava desalinhado os ângulos das rodas, as rodas dianteiras estavam para dentro, forçando muito a caixa de direção, o mesmo me cobrou 1200 reais, o valor é este mesmo?

AutoPapo
AutoPapo 5 de julho de 2019

Que bom que foram úteis, Paulo Roberto.

Abraço!

Avatar
Sandro de melo vicente 4 de julho de 2019

Olá, sou geometrista em uma concessionária Renault em Criciúma SC. O fábrica tem uma escala muito grande sendo q as medidas tem diferenças enorme d umm lado para o outro. O valor mínimo e o valor máximo são muito distante. Por ex. Kwid, trabalha de -0,30 até -1,37d camber. No entanto lado direito está com -0,30 e lado esquerdo com -1,30 de camber. Ou seja, 1grau d diferença. Então o carro puxa pra direita e o pneu esquerdo gasta por dentro. E a pior parte eh. Está dentro das medidas de fabrica. Cmo devo agir nesse caso? Sendo q o carro sai da vitrine assim. Não tem 10km rodados.

Avatar
Rodrigo 15 de março de 2021

Boa tarde! Qual foi a conclusão? Como agir nesse caso? Eu tenho um Kwid e está com um grau e meio fora, segundo oficina especializada externa. O carro fez 10 mil KM e fiz revisão na semana passada.

Avatar
Deixe um comentário