Câmbio automático: 7 sintomas de que ele está com problemas

Seu carro automático está estranho? Veja os principais sinais que apontam que a transmissão está com algum defeito no funcionamento

cambio automatico com defeito na oficina
Se não for resolvido a tempo, um pequeno problema na transmissão automática pode virar uma enorme dor de cabeça (Foto: Shutterstocç)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 05/04/2022 às 19h30

Você leu recentemente aqui no AutoPapo algumas manhas para dirigir carro automático sem medo. Apesar de ser um tipo de transmissão moderna e – hoje – bem mais avançada do que há décadas -, não está imune a defeitos. E você pode detectar se o câmbio automático vai dar problema no dia-a-dia ao volante.

Reunimos alguns sinais no desempenho e no comportamento da caixa que podem indicar um possível defeito e necessidade de manutenção, ou mesmo baixo nível do fluido. Confira os principais sintomas de que o câmbio automático vai dar problema.

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1. Trancos no câmbio automático

Câmbio automático dar pequenos trancos é comum, em especial quando se pisa fundo, em retomadas e subidas de serra. Mas se esses solavancos se tornarem frequentes e ocorrerem durante uma aceleração mais calma e linear, e mesmo a velocidades de cruzeiro, é preciso ficar atento.

Isso pode ser problema de baixo nível do fluido de transmissão, ou mesmo de fluido que já está na hora de ser trocado. Veja no manual do veículo os prazos para substituição do óleo e use produtos dentro das especificações do fabricante.

Além disso, os trancos excessivos da caixa automática também podem estar relacionados a problemas em componentes internos dos sistemas de transmissão. Engrenagens, molas e rolamentos desgastados podem provocar esses sintomas de que o câmbio automático vai dar problema.

2. Câmbio patinando

Sabe aquela sensação de que você acelera e o automóvel demora a engrenar, como se a marcha não tivesse sido engatada? Isso não é exclusividade dos modelos com caixa manual. Pior: é um dos típicos sintomas de que o câmbio automático vai dar problema.

Esse comportamento de “patinação” pode ser causado por alguma falha na pressão do óleo da transmissão. Outra razão pode ser algum defeito nas molas da válvula reguladora do sistema.

3. Superaquecimento

Dirigiu por muito tempo e sentiu um cheiro de queimado vindo da parte onde fica a alavanca da transmissão? Pode ser que o conjunto esteja superaquecido. O ideal é parar o automóvel imediatamente e dar um tempo antes de seguir viagem. E levar o veículo o mais rápido possível a uma oficina de confiança.

O problema pode ser motivado por baixo nível de fluido ou mesmo a perda das propriedades originais do óleo da transmissão. Lembre-se que a caixa superaquecida pode até quebrar o conjunto e exigir uma troca do câmbio, o que costuma doer no bolso…

4. Barulhos

Outro provável sintoma de baixo nível de óleo do câmbio. Transmissão automática foi projetada para trabalhar de forma silenciosa. Ruídos que pareçam peças arranhando ou que remetam a algum componente metálico solto enquanto o carro está em movimento podem ser sinal de que algo não vai bem no conjunto.

5. Mudanças bruscas

pessoa opera alavanca e cambio automatico

Reduções abruptas de marcha enquanto se pisa de forma normal e gradual no acelerador também não é algo comum nos câmbios automáticos. Se a transmissão dá a impressão de dar “pulos” e efetua reduções bruscas, leve o veículo o quanto antes à oficina ou ao serviço autorizado.

6. Luz no painel

Sabe aquela luzinha com o símbolo do motor? Se ela acender pode ser indício de problemas no propulsor, mas também indicar sintomas de que o câmbio automático vai dar problema. Direto para o mecânico!

7. Mancha na garagem

Óleo no chão onde o carro estava estacionado não obrigatoriamente vem do motor. Pode ser da caixa. E é possível detectar se a mancha é do fluido da transmissão. A substância tem uma cor diferente meio avermelhada, meio marrom claro.

Se for o caso, o conjunto do câmbio está com vazamentos e é importante levar o carro imediatamente para revisão. Lembre-se de que, além de ter função de arrefecimento – para manter o sistema trabalhando na temperatura correta -, o fluido da transmissão é fundamental para o funcionamento da transmissão.

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18 Comentários
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Fernando Moreira 4 de março de 2024

Tenho um carro mercedes E220Diesel. O carro quanto atinge a velocidade de 120 ou 130Kms. faz um ruido muito forte mas ao voltar aos 100/110Kms deixa de fazer barulho. Alguem pode ajudar? Fico na expectativa da informação.

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VICTOR 22 de dezembro de 2023

tenho um fusion 2010 2.5 …. ele tem um som automotivo , toda vez que o som esta ligado o carro fica dando trancos e mudando do D para o L sozinho , o que pode ser este defeito ?

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Rosilene 20 de setembro de 2023

Tenho Azera 2011 ele está dando tranco e reduz a velocidade e demora passar a sexta mancha

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Amanda 11 de agosto de 2023

Bom dia tenho um Civic 2006 1.7 e quando estou ligando ele que está parado na garagem no P a luz do D acende rapidamente no painel e normal isso acontecer ou não

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Girlene 12 de junho de 2023

Eu tenho um Corolla 2010 e quando piso no acelerador pra correr o carro demora pra passar marcha,oque pode ser?

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luiz carlos 19 de abril de 2023

bom dia tenho uma zafira automatica 2011 aos 100 mil km mandei trocar o óleo da caixa desde então quando paro em uma subida antes a mesma só puxava para frente agora ela não mais puxa para frente da uma leve corrida para traz

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Carlos Roberto 15 de abril de 2023

Tenho uma safira 2003 ela quando eu ligo de manhã quando eu engato a marcha ela não anda a marcha não engata só depois de algum tempo depois ela volta au normal i dia todo so de manhã quando eu ligo, qual o problema?

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Rodrigo Coelho 25 de março de 2023

ola tenho uma zafira aut 2004,quando engato re as vezes escapa e novamente engata,e velocimetro nao funcionaa um bom tempo,aialuzda injecao acende mas quando voltaa funcionarapaga, o que pode esta acontecendo obrigado

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Carlos Roberto Ventura 25 de janeiro de 2023

Tenho um CR-V e ocorreu de estar em movimento e a luz D que indica a posição do câmbio ficar piscando sem parar o que pode ser?

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WILSON GORATO CASSONE 13 de janeiro de 2023

Boris, tenho um Focus GLX 2008 AUTOMÁTICO e está apresentando um zumbido acima dos 40 km/h, só em movimento. Segundo um mecânico, o barulho é na caixa. O que pode ser? Mesmo em N continua o zumbido.

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Amanda 11 de agosto de 2023

Bom dia tenho um Civic 2006 1.7 e quando estou ligando ele que está parado na garagem no P a luz do D acende rapidamente no painel e normal isso acontecer ou não

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Jose carlos costa de carvalho 19 de dezembro de 2022

Boa noite eu tenho um carro altomatc cvc 2013 1.8 sempre que eu ligo ele juciona tudo bem mais na hora que eu passo a macha para r ele apaga ok podi ser isto é grave que tem o mesmo e já aconteceu o mesmo falo pra nois aí muito obrigado

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Fabiano Dos Santos 6 de novembro de 2022

Boa noite meu carro é um Nissan tiida 2011troquei o fluido do câmbio automático e agora vc muda pro p ele da um estalo.

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Y Roberto 8 de abril de 2022

Essa foto da reportagem assusta.
Oficinas de transmissões automáticas precisam ter instalações adequadas, limpas e organizadas.
Nada de peças desmontadas e largadas no chão como da foto.

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Mauro Alberto 8 de abril de 2022

E em um carro semi automático, como usar freio motor

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CláudioMedeiros de almeida 6 de abril de 2022

Boa noite tenho uma pagero e quando engato a re ela dá um tranco como se estivesse pulando e coloca na D noto q está começando a fazer o msm sinto q o carro está numa rotação só sem mudar as marchas mim de uma orientação obrigado

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Regis gadiollli 31 de julho de 2023

Boa noite tenho uma kia mohave v8 e quando o carro eara frio cambio da tranco depois para o q pode ser

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Aldo soares 6 de abril de 2022

Tenho num Citroen Aircross 2012 começou a ligar a tração sozinho

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