Vale a pena ser caminhoneiro na Europa?

Empresas europeias têm aberto processos para contratação de motoristas de caminhão brasileiros, mas vale a pena?

motorista kandoora, thobe ou dishdasha dirigindo caminhão em rodovovia
Demanda por motoristas de caminhão levou empresas europeias a buscar profissionais de fora do Velho Mundo (Foto: Volvo Trucks | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 01/06/2023 às 08h03

Com a crescente falta de motoristas de caminhão que ocorre no mundo inteiro, alguns governos têm facilitado a contratação de caminhoneiros estrangeiros para poder amenizar a falta de mão de obra. Os Estados Unidos, por exemplo, têm contratado motoristas do continente africano.

VEJA TAMBÉM:

Em 2021, na Europa, estavam disponíveis 425 mil vagas para motoristas. E com isso, países europeus têm aberto processos seletivos para contratação de motoristas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru e Venezuela. Dentre elas está a espanhola Grupo De Pedro Molinero.

Já que as empresas estão buscando profissionais de fora, fica a pergunta: vale a pena? Bom, o principal aspecto que muitos inicialmente podem pensar é a questão salarial. E infelizmente, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, motoristas de caminhão têm uma faixa salarial baixa.

scania 620s
Dimensões dos caminhões e modelo de legislação são similares ao que conhecemos no Brasil e facilita a adaptação (Foto: Scania | Divulgação)

De acordo com o site alemão Autobahn, a média dos vencimentos de um caminhoneiro na Europa gira em torno de 3 mil euros (R$ 16.200). É claro que os valores podem variar dependendo da empresa e o tipo de transporte que a mesma realiza. Determinadas operações incluem adicionais, e claro, uma maior qualificação do motorista.

Um ponto positivo são os caminhões, já que tecnicamente são os mesmos que se tem no mercado brasileiro, excluindo as montadoras MAN e Renault Trucks, que basicamente usam mecânica Volvo. Além disso, a nossa legislação é bem “inspirada” na Europa, então dimensões e pesos são semelhantes, o que pode ser uma fácil adaptação.

Outro aspecto que se deve levar em consideração, é o investimento para uma mudança de país. Além da documentação, é importante ter um conhecimento do idioma, principalmente para os países que falam inglês. Afinal, assim como você pode não saber nada de inglês, quem mora lá, pode não saber nada de português.

Com todos esses aspectos em mente, o modo mais fácil para se tornar caminhoneiro na Europa é fazer a travessia do Atlântico selecionado para uma vaga. No Brasil algumas empresas de RH  têm ofertado postos de trabalho. E muitas delas, eu divulgo no Midia Truck Brasil.

Mas no final das contas, vale a pena? Bom, isso depende de pessoa para pessoa. Alguns podem ter mais recursos para fazer tal investimento para realizar a mudança de país. Já outros, o processo pode ser mais complicado e quase impossível. Então antes da mudança, deve-se avaliar bem cada aspecto e pesar a oportunidade.

Ah, e caso tenha curiosidade sobre o tema, no site da União Europeia tem um artigo com alguns pontos sobre a profissão de motorista na Europa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ENIO ANTONIO DE SOUZA LUCCHINI 8 de janeiro de 2024

Sou cidadão Ítaliano com CNH C, como posso dirigir caminhão pesados na Itália?

Avatar
Lioclerio Cordeiro da Silva 26 de dezembro de 2023

Tenho interesse…

Avatar
antonio 7 de dezembro de 2023

Tenho intgeresse na oportunidade, motorista D, como fazer?

Avatar
Luiz carlos 4 de agosto de 2023

Tenho interesse de ir pra europa queria que uma empresa que possa meda um suporte sou motoriste com experiência em bitrem e rodotren

Avatar
Basílico Betundes 23 de junho de 2023

Já não vale a pena pois a qualidade na qual se trabalha é em péssimas condições, exploram os imigrantes, são muito preconceituosos. Eu trabalhei e desisti depois de 6 meses, isso não é trabalho é escravidão… sem contar as multas que são altíssimas.

Avatar
Carlos 7 de junho de 2023

A matéria da Europa é colocam um árabe na foto dentro do caminhão kkkk

Avatar
Carlos 7 de junho de 2023

Morei 8 anos em Portugal e com 3 mil euros se vive bem

Avatar
Claudinei 6 de junho de 2023

Gostaria de ir trabalhar aí acho muito bom

Avatar
Jonatas 5 de junho de 2023

3 mil euros passa fome na Europa agora 16 mil aqui vive muito bem

Avatar
Carlos 7 de junho de 2023

Morei 8 anos em Portugal e com 3 mil euros se vive bem

Avatar
Raphael 19 de agosto de 2023

Vive muito bem,podendo comprar casa e carro la tranquilamente,vejo pessoas ganahando salarios minimos la 760 euros e comprando suas casinhas, 3000 euros em portugal é um salario mais que otimo.

Avatar
Santiago 5 de junho de 2023

No aspecto profissional, com certeza!
Mas logicamente há desafios que exigem adaptação: A rotina de trabalho; Os costumes locais (que mudam de país pra país); E o idioma (além do inglês, é recomendável saber “arranhar” alguns outros idiomas também).
No mais: Caminhões de última geração; Rodovias-tapete; Respeito às Leis; E muito mais segurança nas estradas.
Quem tiver a chance, vá em frente!

Avatar
Nildevan Vieira 5 de junho de 2023

Como participar do processo seletivo? Se me derem oportunidade tem coragem de encarar esse desafio.

Avatar
Jose Erivaldo 1 de junho de 2023

Se me der oportunidade estarei lá também.

Avatar
Deixe um comentário