Entenda as diferenças entre os capacetes de ciclismo – e como escolher o correto

Os capacetes variam de modelo e tamanho, por isso é preciso conhecer para escolher o melhor; confira aqui as principais dicas

capacete de ciclismo divulgacao trek
Capacete é item essencial para o ciclista (Foto: Trek | Divulgação)
Por Camila Melo
09 de julho de 2022 09:33

O capacete de ciclismo, mesmo não sendo obrigatório por lei durante os pedais (exceto para circular com bicicletas elétricas) é de extrema importância para a segurança dos ciclistas e deve ser usado em todas as pedaladas, até mesmo para “ir à padaria“.

É essencial conhecer todos os modelos de capacetes de bicicletas existentes no mercado e entender as diferenças entre cada um para escolher o mais adequado ao seu estilo de pedal. Confira a seguir as características deles e descubra qual o melhor para você.

VEJA TAMBÉM:

Os tipos de capacete de capacete de ciclismo

Os capacetes de bicicleta são classificados em 4 tipos, cada um com uma “especialidade”.

1. Capacete de bicicleta aberto

capacete de bicicleta aberto divulgacao met

Esse modelo de capacete é o mais tradicional e pode ser facilmente encontrado nas lojas e sites especializados do país. Este modelo protege somente a cabeça, ou seja, não possui queixeira para proteger o rosto.

Entre os modelos de capacete aberto temos opções para MTB que podem possuir viseira e a parte posterior e as laterais cobrindo uma maior área para aumentar a proteção, também existem capacetes abertos para Ciclismo de Estrada que em sua maioria tem como objetivo ser leve e fornecer boa ventilação em velocidades mais altas.

2. Capacete Full Face (Fechado)

capacete de ciclismo fechado dusten ryen

O capacete Full Face é usado para modalidades mais extremas como downhill, enduro e free-ride. São fechados e por isso oferecem proteção também para o queixo,o que os torna um pouco mais pesados do que os capacetes abertos. Este modelo é comum ter o formato otimizado para o uso de goggles, que são aqueles óculos maiores vistos em motocross.

3. Capacete Aero

capacete de ciclismo gota credito rena schild shutterstock
Foto: Rena Schild | Shutterstock

Os capacetes aero de ciclismo conhecidos por terem o formato de uma gota e são muito usados em competições de triatlo, contra-relógio e velódromo

4. Capacete de ciclismo Urbano

capacete de ciclismo urbano divulgacao specialized

Capacetes para uso urbano costumam ser um pouco mais fechados e achatados na parte superior, quando comparados com os capacetes abertos tradicionais.

Os capacetes urbanos geralmente apresentam menos aberturas e são estilizados para serem um pouco mais sutis e menos esportivos. Essa é uma ótima escolha de capacete para quem usa a bicicleta como meio de transporte no dia a dia.

Como escolher o capacete de bicicleta

Como explicado acima, cada capacete de bicicleta atende melhor uma modalidade específica, o primeiro passo para escolher o mais adequado é analisar onde você costuma pedalar (estrada, trilha ou cidade) e analisar as opções existentes.

Tamanhos do capacete de ciclismo

Além de entender as circunstâncias em que será utilizado, também é importante escolher o tamanho correto do capacete de ciclismo para obter mais conforto e segurança.

Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona como um padrão geral:

  • XS (X-small) / extrapequeno – em torno de 47 cm a 50 cm de diâmetro
  • S (small) / pequeno – em torno de 51 cm a 55 cm
  • M (medium) / médio – em torno de 55 cm a 59 cm
  • L (large) / grande – em torno de 59 cm a 63 cm
  • XL (X-large) / extragrande – em torno de 63 cm a 66 cm

As vantagens de usar capacete de bicicleta

Usar corretamente o capacete em todos os pedais é essencial pois protege contra traumatismo craniano e lesão cerebral, ajuda evitar possíveis cortes e escoriações.

Os capacetes de ciclismo podem ser facilmente adquiridos em bike shops e em e-commerce de artigos esportivos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
William 13 de julho de 2022

Show, parabéns pela matéria.

Avatar
Deixe um comentário