Capacete MIPS: entenda tudo sobre ele e sua importância

Sistema previne lesões mais graves no cérebro em caso de queda com impacto angulado na cabeça; ententa como ele funciona

capacete mip pendurado em guidão de bicicleta foto adam lievesley
MIPS é um incremento e tanto na segurança (Foto: Adam Lievesley | Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 03/09/2022 às 13h30

Se você está procurando um capacete para pedalar, muito provavelmente já deve ter encontrado algum modelo que cita ter a tecnologia MIPS, mas afinal o que é essa tecnologia e por que ela é tão importante para maior segurança do ciclista em caso de queda? Entenda essas e outras questões sobre o capacete MIPS neste texto.

Saiba como surgiu a tecnologia MIPS

A MIPS foi fundada em 2001 por 5 especialistas em biomecânica do Royal Institute of Techonoly (KTH) em Stocolmo (Suécia). A empresa possui uma experiência de mais de 30 anos em medicina e tecnologia preventiva de lesões na cabeça. A sigla significa Multi-directional Impact Protection System ou em português, Sistema de proteção à impactos multi-direcional.

Como funciona o sistema de segurança MIPS?

O sistema de segurança MIPS possui uma camada de baixo atrito dentro do capacete que permite um movimento multidirecional de 10 a 15 mm em determinados impactos angulares, destinado a ajudar a reduzir a força rotacional na cabeça.

Entenda o que é movimento rotacional?

O movimento rotacional, nestes casos, pode ser o resultado de um impacto angulado na cabeça. Esses impactos podem resultar em uma parada abrupta que pode fazer com que o cérebro se mova ou se estique.

Por que o movimento rotacional é prejudicial?

O cérebro é mais sensível ao movimento rotacional do que ao movimento linear porque possui propriedades de cisalhamento semelhantes às da água ou do gel. Quando diferentes partes do cérebro se movem em relação umas às outras como resultado do movimento rotacional, os tecidos podem se esticar, o que pode causar concussões ou outras lesões cerebrais.

Onde está o MIPS em um capacete de ciclismo?

mips credito reproducao endura

MIPS é encontrado dentro do capacete, geralmente entre o acolchoamento e a camada protetora de espuma EPS. Existem diferentes sistemas MIPS, mas todos consistem em uma camada de baixo atrito entre o capacete e a cabeça.

O MIPS adiciona muito peso extra ao capacete?

A camada de baixo atrito MIPS pesa de 25 a 45 gramas, dependendo do modelo do capacete.

Como limpar meu capacete MIPS?

Limpe o capacete MIPS usando um pano macio ou esponja, água morna e sabão neutro (como detergente neutro). Deixe secar ao ar livre em uma área aberta e guarde em local fresco e seco quando não estiver em uso.

Não adultere ou remova a camada de baixa fricção MIPS de forma alguma.

Conheça alguns modelos de capacetes que possuem MIPS: 

Capacete Fox Mainframe

capacete fox mainframe reproducao fox

O Capacete Fox Mainframe entrega em uma mesma estrutura, leveza, conforto, durabilidade e o principal: Diversos recursos de segurança, visando sempre garantir a integridade do piloto em caso de impacto. A cobertura estendida protege uma área maior da cabeça.

Com um sistema de ajuste simples, o capacete Fox Mainframe fica bem ajustado à cabeça, garantindo segurança e conforto. As entradas de ar e saídas de exaustão garantem que o ciclista esteja com a cabeça sempre bem ventilada, fazendo uma excelente gestão da temperatura e da umidade proveniente do suor.

Capacete Giro Agilis

O capacete Agilis Mips é uma ótima escolha para ciclistas que procuram um capacete que combine design arejado com cobertura um pouco mais profunda e uma ampla variedade de recursos de desempenho, seja para estradas ou montanhas. O ajuste é confortável e seguro graças ao sistema Roc Loc 5 ajustável, que combina configurações de ajuste e posicionamento.

E aí? Curtiu essa tecnologia? Se ainda ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário