Matriz 100% renovável da Cemig contribui para carro elétrico ser ainda mais limpo

Carros elétricos carregados no Brasil são mais limpos que na Europa... Já que a matriz elétrica do país é composta por fontes renováveis

carregador de carro elétrico ao lado de painel de energia fotovoltaica
Eficiência do motor elétrico ultrapassa os 90% (Imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por AutoPapo
CONTEÚDO PATROCINADO
Publicado em 30/12/2021 às 09h03

Os motores a combustíveis fósseis estão com os dias contados no mundo, inclusive no Brasil, que já tem projetos de médio e longo prazo para banir gasolina e diesel. Isso porque a emissão de seus gases está afetando o meio ambiente e traz consequências sérias para o planeta e a saúde humana. É a vez, então, dos carros elétricos ou com biocombustíveis (etanol ou diesel verde) conquistarem o consumidor.

Mas é preciso tomar cuidado: está enganado quem pensa que carro elétrico é garantia de sustentabilidade. Depende da fonte de energia em que está sendo carregado o veículo.

Na Europa, onde a frota elétrica cresce a cada ano, a matriz elétrica é composta 40,03% por fontes fósseis, ou seja, emissora de gases de efeito estufa, 22,63% nuclear e 36,66% renovável.

Já a matriz brasileira é muito mais limpa, com 82,36% renovável. Ou seja, o mesmo carro elétrico se for usado no Brasil e não na Europa será bem menos poluente.

VEJA TAMBÉM

Reynaldo Passanezi, presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), explica que 100% da eletricidade gerada pela companhia é limpa e renovável – condizente com o propósito de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e controlar as mudanças climáticas.

Ou seja, a Cemig está contribuindo para que a matriz elétrica brasileira seja cada vez mais limpa e menos poluente. E não para por ai! A empresa planeja crescer seu parque gerador somente por fontes renováveis nos próximos anos.

Propulsão elétrica nem sempre é limpa

Quase todo o transporte terrestre, marítimo ou aeroviário da atualidade utiliza motores ou turbinas que funcionam a partir de combustíveis fósseis. Entre as exceções que não agridem o meio ambiente estão a propulsão elétrica e, no Brasil, o motor flex com etanol. Acontece que o etanol é utilizado num motor a combustão (Ciclo Otto), de muito baixa eficiência.

Você sabia? A eficácia de um moderno motor a gasolina fica entre 30% e 35%. No caso do diesel, um pouco melhor, o índice atinge 40%. O resto é perdido na superação de atritos e geração de calor. O motor elétrico, por sua vez, não polui o meio ambiente e tem eficiência acima dos 90%.

Para que a substituição do motor a combustão pelo elétrico seja a ideal, é necessário que se tenha garantia da sustentabilidade da fonte da energia utilizada no processo de recarga.

Cemig 100% renovável

Por produzir apenas energias por fontes renováveis, a Cemig é a única empresa de energia da América Latina no mais importante Índice de Sustentabilidade do mundo – o Dow Jones Sustainability Index.

usina hidroeletrica de tres marias vista de cima foto cemig
Referência global em geração de energia limpa e renovável, a Cemig está há 22 anos consecutivos na seleta lista do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Foto: Usina Hidrelétrica de Três Marias | Cemig)

Enquanto a companhia gera a energia que vai para a tomada a partir de usinas hidrelétricas, fotovoltaicas ou eólicas (fontes renováveis), existem dezenas pelo mundo que se utilizam de usinas térmicas (a gás ou diesel) ou a carvão.

O que significa que, em termos globais, o seu carro elétrico “zero emissão” só vai fazer a diferença se for recarregado com eletricidade limpa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os comentários estão fechados.