Carro elétrico ‘reseta’ indústria e ameaça antigos monopólios

A massificação dos automóveis 100% a bateria permitiu o surgimento de novos fabricantes que ameaçam a hegemonia dos grupos tradicionais

carga bateria carro eletrico portal
Desempenho dos carros deu um salto com os elétricos (Foto: Shutterstock)
Por Felipe Boutros
Publicado em 10/12/2023 às 13h03

Dois mil e vinte e três, definitivamente, foi o ano do carro elétrico no Brasil! Impressionante como o mercado foi impactado, principalmente pelas montadoras chinesas. Aparentemente, a maior parte dos consumidores já apagou a má impressão que a “primeira geração” de carros importados da China deixou. GWM e BYD, ambas com planos declarados de produzir no Brasil, foram as protagonistas e principais responsáveis por elevar o patamar dos carro chineses no nosso mercado.

Não coincidentemente, essa virada aconteceu com a eletrificação dos automóveis. Antes, o grande custo de uma montadora era o desenvolvimento de novos motores: tanto é que diversas gerações e novos carros são lançados, enquanto o mesmo motor era aproveitado por muitos e muitos anos. Aliás, em alguns casos, são décadas de uma montadora produzindo diferentes modelos equipados com o mesmo propulsor.

VEJA TAMBÉM:

Agora não… O motor elétrico é algo extremamente simples: ele só tem uma peça móvel! O diferencial do carro elétrico, o fator definidor de seu desempenho, é a tecnologia da bateria. Nisto, os chineses estão “nadando de braçada”.

plataforma bev stellantis 3
O motor elétrico é compacto e ocupa menos espaço no cofre (Foto: Stellantis | Divulgação)

E não só os chineses que aproveitaram este “recomeço” na indústria automotiva. São diversos novos fabricantes em todo mundo, inclusive em mercado nos quais, historicamente nunca houve produção regular de automóveis.

Quantas montadoras surgiram e sobreviveram em toda a história do automóvel até a popularização do carro elétrico? E quantas surgiram nesta fase e já estão enfrentando de igual para igual os grandes grupos?

Desempenho!

Outro aspecto que os carros elétricos causaram uma revolução foi no desempenho, especialmente quando falamos em aceleração. Passavam-se anos para os recordes de 0 a 100 km/h trocarem de mãos, que normalmente estava reservado aos grandes medalhões – caríssimos e nada acessíveis.

Hoje, “qualquer pessoa” com R$ 300 mil pode comprar um BYD Seal que arranca dessa forma em 3,8 segundos. Quer colocar isso em perspectiva? Ele é ligeiramente mais rápido que uma Ferrari F-40! Um Tesla S Plaid passa facilmente dos 300 km/h.

Muitas montadoras estão tentando reagir, mas algumas são como verdadeiros navios cargueiros tentando mudar de rumo. Outras usam as armas que têm e estão comprando empresas menores que já possuem alguma tecnologia de seu interesse.

Mas fato é que o carro elétrico deu um “reset” na indústria e, nesse admirável mundo novo, a marca que tem menos lastro arranca mais rápido, como nos velhos carros de corrida.

byd seal de lado portal
BYD Seal: mais rápido do que uma Ferrari F-40 (Foto: BYD | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 11 de dezembro de 2023

Moro no Bairro da Liberdade em São Paulo/SP, mais precisamente na Rua Tenente Otávio Gomes, e com frequência falta luz. Tive que até comprar um Nobreak para o meu PC não queimar devido as quedas de energia.
Então se é um bairro Central da maior capital da América Latina, e falta luz, como será quando forem só carros elétricos? Ficaremos na mão, ou seja, no apagão?

Avatar
Deixe um comentário