O que é carro híbrido: 7 fatos para entender como funciona

Consumidor ainda tem muitas dúvidas sobre como funciona e quais os tipos de veículos que combinam motor de combustão com elétrico

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O carro híbrido combina motor a combustão com uma ou mais unidades elétricas para tracionar as rodas (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 26/12/2023 às 09h03
Atualizado em 02/01/2024 às 10h19

A eletrificação da mobilidade é um caminho sem volta, mas também recheado de dúvidas. Muitas pessoas têm até vontade em ter um automóvel que polua menos, mas são freados por não entender muito bem ainda o que é um carro híbrido.

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Apesar de ser uma tecnologia usada há, pelo menos, 15 anos, está longe de ser popular e acessível, especialmente no Brasil. Mesmo assim, entender o que é o carro híbrido ajuda não só a motivar consumidores a partir para um veículo que mistura motores de combustão elétricos, como também preparar o mercado para essa inevitável tecnologia.

Entenda agora o que é o carro híbrido, quais tipos e como ele funciona em 7 pontos principais.

O que é carro híbrido?

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Nos carros híbridos o motor elétrico entra em ação para reduzir o consumo de combustível (Foto: VW | Divulgação)

De forma bem sucinta e didática, carro híbrido é aquele que combina um motor de combustão – geralmente a gasolina ou, no Brasil, flex – a um ou mais propulsores elétricos. Foi uma forma encontrada pela indústria para atender às rigorosas normas de emissões de poluentes em todo o mundo.

Isso porque o carro híbrido, normalmente, polui menos, uma vez que o motor elétrico atua em situações específicas em que a unidade de combustão sequer entra em ação. Desta forma, este veículo eletrificado também vai consumir menos combustível.

Quanto os carros híbridos consomem?

Os carros híbridos podem registrar médias de consumo até 80% melhores que modelos similares movidos por combustível tradicional. Para se ter uma ideia, pelos padrões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Toyota Corolla híbrido roda 6 km a mais com um litro de gasolina que seu par puramente a combustão.

Pela tabela 2023 do programa gerenciado pelo Inmetro, o Corolla Hybrid anota médias urbanas de 17,9 km/l, enquanto as versões apenas com motor 2.0 flex apontam 11,9 km/l. Porém, o sedã da Toyota está longe de ser o carro híbrido mais econômico do país, posto liderado pelo Kia Niro, com 19,8 km/l no ciclo urbano – veja lista completa aqui.

Como funcionam os conjuntos híbridos dos carros?

O motor elétrico e de combustão funcionam conforme o tipo de carro híbrido que se tem – como vamos detalhar mais adiante. Em geral, a unidade elétrica atua ao se ligar o carro, em velocidades mais baixas ou até em situações de cruzeiro na estrada.

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Sistema híbrido do novo Honda Civic coloca o motor a combustão como um gerador de carga para alimentar o elétrico (Foto: Honda | Divulgação)

Em momentos em que se precisa de mais força para tracionar as rodas, o motor de combustão entra em cena. Isso pode ocorrer quando o motorista pisa mais forte no pedal do acelerador, seja em acelerações, retomadas de velocidade para uma ultrapassagem ou mesmo em trechos de ladeia ou serra.

O motor de combustão também pode ajudar a alimentar as baterias que alimentam o correspondente elétrico. Como dito, toda esta combinação entre elétrico e combustão pode variar muito conforme o projeto e a proposta do carro híbrido. E existem sistemas bem diferentes entre si, como veremos a seguir.

Híbrido-leve

Chamado também de Mild-Hybrid Electric Vehicle (MHEV), consiste em um pequeno motor elétrico, geralmente de 48V, que ajuda a “aliviar” o trabalho do motor de combustão em momentos bem específicos. Na verdade, no híbrido-leve, esta unidade elétrica funciona como uma espécie de gerador.

Conforme o tipo de carro híbrido-leve, o elétrico pode funcionar como motor de arranque. Ou ajudar o propulsor a gasolina ou flex em retomadas e acelerações pontuais. Neste sistema, o elétrico não traciona as rodas do carro, o que explica porque o ganho no consumo de combustível muitas vezes é baixo – pode não passar dos 20%.

Híbrido paralelo

É o mais “popular” no nosso mercado e o que equipa modelos como o Kia Niro, Hyundai Ioniq, Toyota Corolla e Caoa Chery Tiggo 7 Pro. Também conhecido como Hybrid Electric Vehicle (HEV), nele os propulsores elétricos e de combustão se revezam no movimento das rodas do veículo.

Dependendo do carro híbrido, o elétrico pode ser preponderante no funcionamento. Não só nas paradas em engarrafamentos e em semáforos, ou em baixas rotações no trânsito mais pesado, como até mesmo em velocidades de cruzeiro mais altas em rodovias.

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O Kia Niro faz uma média de 19,8 km/l na cidade e seus motores se alternam no envio de força para as rodas (Foto: Kia | Divulgação)

Já o motor de combustão normalmente aparece em situações de retomadas de velocidades. Além disso, nos carros híbridos paralelos, a energia das desacelerações é revertida para as baterias do motor elétrico.

Os carros híbridos paralelos também podem oferecer mais de um motor elétrico ou agregar a lógica do híbrido-leve. É o caso do novo Honda Civic Hybrid, que adota o chamado e:HEV – que apareceu aqui com o Accord. Ele funciona em três modos: totalmente elétrico; com o combustão alimentando as baterias para o elétrico tracionar as rodas; e 100% combustão.

Híbrido plug-in

É considerado o mais eficiente e o mais econômico. Chamado de Plug-in Hybrid Electric Vehicle (PHEV), como o próprio nome sugere, traz um motor elétrico que precisa ser ligado na tomada para ser alimentado por uma fonte de energia externa.

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GWM Haval H6 utiliza tecnologia plug-in, que permite carregar as baterias por fonte externa e rodar até 130 km (Foto: GWM | Divulgação)

Entre os modelos que usam esse sistema estão Caoa Cherry Tiggo 8 Pro Hybrid e BYD Song Plus. Nestas versões de carro híbrido, inclusive, é possível rodar em modo zero combustão por distâncias maiores. Um que surpreende é o GWM Haval H6, que tem um alcance de 130 km em modo apenas elétrico – já atestado por esse que vos escreve

Híbrido em série

Inventaram um novo tipo de carro híbrido. Neste caso, existe um motor de combustão, mas ele não traciona as rodas. A unidade serve apenas para carregar as baterias do propulsor elétrico. Este sim é o que movimenta o automóvel.

Este sistema foi usado no Chevrolet Volt e hoje é aplicado pela Nissan sob a alcunha de E-Power. Ele equipa a minivan Note, vendida na Europa, e passa por testes no Brasil, onde o motor de combustão, no caso, é flex.

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