Quer um carro novo em 2023? 10 modelos que valem a pena esperar

Veículos que prometem agradar pelo custo benefício e desempenho chegam aoa longo deste ano; separamos os principais destaques

caoa chery omoda 5
Caoa Chery Omoda 5 virá para disputar mercado com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 10/01/2023 às 09h32

O ano começou e já dá aquela coceira no bolso para trocar de carro. Mas a agenda de lançamentos promete tanto que, de repente, é melhor segurar a ansiedade. Vale a pena esperar por alguns modelos que chegarão em 2023 e o AutoPapo vai te contar agora.

VEJA TAMBÉM:

Chevrolet Montana

chevrolet nova montana premier 2023 marrom frente estudio
Chevrolet nova Montana

A General Motors considera a Montana o seu principal lançamento dos últimos anos – e talvez dos próximos. A terceira geração da picape será apresentada em definitivo no fim de janeiro com versões com câmbio manual e automático para atazanar a vida da Fiat Toro.

Pouco menor que a rival, com motor 1.2 turboflex de 132/130 cv, o modelo é feito sobre monobloco, baseado no Tracker, e quer atrair um leque variado de clientes. Desde consumidores da Strada topo de linha, pessoas que precisam de picape para trabalho e lazer, entusiastas de SUVs e, claro, os donos de Toro.

Peugeot 208 Turbo

208 é líder de vendas da Peugeot

A Peugeot faz direitinho a lição de casa. Desde que passou a fazer parte do Grupo Stellantis, a marca francesa ganhou novos ares no Brasil. Basta ver o 208, que fechou o ano passado entre os 20 mais vendidos do país, com médias de emplacamentos acima das 2 mil unidades, depois de estrear as versões com o 1.0 aspirado Firefly.

Agora, a Peugeot vai atacar na parte de cima do segmento de hatches. A fabricante prepara o 208 em duas versões com o 1.0 turbo GSE, também de origem Fiat. Com seu entre-eixos curto e acerto tradicionalmente mais firme, vale a pena esperar pelo 208 com 130/125 cv de potência.

Caoa Chery Omoda 5

caoa chery omoda 5

A marca não para de renovar seus SUVs, mas para 2023 vale a pena esperar por um modelo inédito. Para quem gosta de desenho futurista, o Omoda 5 promete ser um prato cheio.

O SUV compacto ficará posicionado acima do Tiggo 5x Pro para tentar beliscar vendas da turma do andar de cima, leia-se os médios Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Para tal, se valerá de um conjunto híbrido pleno aliado ao motor 1.5 do irmão menor e câmbio CVT de nove marchas virtuais.

Fiat Argo CVT

O Fiat Argo é o hatch com o melhor valor de revenda

Por falar em CVT, o Argo vai estrear versões topo de linha com a caixa continuamente variável aliada ao motor 1.3 Firefly de até 107 cv. Assim como no Cronos e no Pulse, o câmbio tem sete marchas virtuais.

Vale a pena esperar por estas opções do Argo já que tende a ser o carro automático mais barato do país em 2023. Hoje esse posto é justamente do Cronos

Volkswagen Polo GTS

volkswagen polo 2023 detalhe emblema

Para quem quer um hatch esportivo, vale a pena esperar pela volta do Polo GTS. O compacto foi remodelado em 2022, mas sua versão mais divertida ficou para 2023.

O renovado Polo GTS chegará com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de seis marchas. Também será o mais recheado da linha, com itens de condução semi-autônoma, freio a disco nas quatro rodas e rodas aro 17

Fiat Landtrek

fiat landtrek prototipo em teste

A gente já espera a Landtrek há uns dois anos. Revelada em 2020 e prometida para 2021 – e, depois, 2022 -, a picape média chega para valer em 2023. Mas no lugar do símbolo da Peugeot, virá do Uruguai com o emblema da Fiat.

A Landtrek vai apostar em custo/benefício para medir forças em um segmento onde Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger imperam. Só não se sabe ainda com qual conjunto mecânico virá, já que o motor 2.0 Blue HDI de origem Peugeot subiu no telhado.

Honda Civic Type-R

honda civic type r branco dianteira parado
Emblema vermelho da Honda é usado apenas na linha Type-R

Em um mundo dominado por SUVs, ter outro esportivo no pedaço é quase uma bênção. E não falamos de qualquer esportivo, mas sim do Type-R na roupa da nova geração do Civic – que só virá importada para cá nesta opção e também em uma variante híbrida.

A pegada nervosa do sedã médio da Honda vai ser ditada pelo motor 2.0 turbo, que ganhou 10 cv e agora gera 330 cv, enquanto o torque de 42,8 kgfm. Segundo a marca japonesa, será o Civic mais potente de todos os tempos.

Citroën C3 SUV

citroen c3 sete lugares camuflado traseira indiano

O Projeto CC24 será o SUV derivado do novo C3. Para quem quer espaço, curte crossover e precisa de sete lugares, vale então a pena esperar por esse modelo, que terá balanço traseiro mais comprido para acomodar a terceira fila de assentos.

O SUV do C3, que pode receber o sobrenome Aircross, terá versões de entrada com o velho motor 1.6 da PSA com câmbio automático de seis marchas. As mais completas usarão o conjunto 1.0 turbo e transmissão CVT de sete velocidades simuladas

Ford Mustang Mach-E

ford mustang mach e 2

SUV elétrico parrudo e com linhas angulosas, o Mach-E finalmente desembaracará no Brasil em 2023. Para cá será importada a versão topo de linha GT. Essa tem motor que gera 487 cv de potência e 83 kgfm de torque.

O Mach-E ainda dispõe de tração integral. A autonomia anunciada é de cerca de 500 km. Isso mesmo com sua pegada esportiva: o 0 a 100 km/h é prometido em 3,7 segundos.

Volvo EX90

volvo ex90 frente lateral

O EX90 foi apresentado mundialmente em 2022 como o Volvo mais tecnológico de todos os tempos. Terá nível de automação elevado, todos os dispositivos de segurança possíveis e promete ser lançado no Brasil no apagar das luzes de 2023.

Feito sobre a novíssima plataforma elétrica SPA2 da montadora sueca, o EX90 usa dois motores elétricos em sua variante topo de linha. A potência combinada é de 517 cv, com 92,8 kgfm de torque. O conjunto é alimentado por baterias de 111 kWh e a expectativa é de autonomia por volta de 600 km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário