10 sinais de que você precisa levar seu carro para a oficina

O automóvel avisa quando algo está errado e você precisa ficar atento a estes sintomas para não ficar na mão no meio da rua

mecanico examina motor de carro em oficina
Não adianta fingir que esqueceu, seu carro vai te avisar quando precisa parar na oficina (Fotos: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 31/12/2023 às 09h03

Assim como o corpo humano manifesta sintomas de que algo não vai bem, o automóvel também se comporta assim. O carro dá sinais de que há algum problema e que é preciso levá-lo à oficina.

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Separamos 10 dos sinais mais comuns que o carro dá e quando é hora de rever o seu mecânico.

Falhas no desempenho

Um dos principais sinais de que você precisa levar seu carro para a oficina é quando ele começa a apresentar falhas no desempenho. Perda de potência, acelerações mais vagarosas e dificuldade em passar de uma certa velocidade com o veículo podem ter diferentes causas.

Entre os fatores, problemas na injeção eletrônica ou nas velas e cabos do sistema de ignição. Vazamentos de fluidos também podem ocasionar tais falhas no desempenho e até mesmo falhas em sensores, como o do acelerador eletrônico ou da posição da borboleta, podem ser os motivos.

Carro não dá partida

Ligar o carro
Falha na partida pode ser sinal de velas desgastadas, filtro de combustível sujo, dentre outros problemas

A dificuldade em acionar o motor do carro todos os dias é um dos sinais mais comuns de que é preciso levar o carango para a oficina. Até porque o leque de fatores que podem estar causando esse problema é vasto.

Velas sujas ou detonadas, problemas no motor de arranque, defeitos no alternador e na própria bateria, falhas nos sistemas de ignição ou de injeção de combustível e até no compressor do motor podem fazer o carro não dar ou demorar a dar partida. Por isso, é preciso passar o scanner automotivo e fazer o diagnóstico o quanto antes.

Consumo elevado

Você abastece sempre nos mesmos postos, está com as manutenções em dia, óleo e filtros dentro da validade, além da calibragem correta dos pneus. Mesmo assim, o consumo do carro piorou do nada? Bom levar o veículo para a oficina.

O motivo pode estar no sistema de ignição (velas, cabo de vela e bobinas). Ou em um filtro de ar sujo e entupido. Mas também pode ser ocasionado por defeitos na sonda lambda, que tem como função monitorar a mistura ar combustível produzida durante a combustão do motor.

Ventoinha armando direto

ventoinha do alternador
Ventoinha auxilia o alternador a refrigerar o líquido de arrefecimento do motor

Fique atento se a ventoinha está armando direto ou sequer desliga. Isso pode ser sinal de que é hora de ir para a oficina, até porque o carro pode parar de funcionar instantaneamente. Lembre-se que a peça entra em ação para ajudar a ventilar o motor e ajudá-lo a trabalhar na temperatura correta.

A origem disso pode estar nos componentes eletrônicos que servem à ventoinha. Talvez, a carga esteja passando direto para a peça e ela não desliga. O problema também pode estar ligado a falhas no sensor de temperatura.

Barulhos que chamam o carro para a oficina

O automóvel faz barulhos e sacoleja em demasia em qualquer buraco inocente ou ao passar em valetas e quebra-molas? Sinais de que a suspensão do carro pode estar com problemas e que é hora de encaminhar o veículo até a oficina mecânica especializada.

Amortecedores já em fim de vida útil, bandejas deformadas ou buchas gastas são as causas mais prováveis para o sintoma. Porém, fique atento e só leve em lojas de confiança, para evitar os espertalhões que costumam condenar toda a suspensão.

Trepidação ao frear

Se o pedal vibra e treme em qualquer freada é hora de levar o carro no mecânico. Isso pode ser consequência de discos ou tambores empenados ou com desgaste acentuado. O estado de conservação destas peças impacta diretamente no poder de frenagem do veículo.

Além disso, a vibração pode ter outras origens: na suspensão ou mesmo nos rolamentos. E não esqueça que, em carros equipados com ABS, ao pisar bruscamente no freio uma trepidação no pedal é normal.

Dificuldade em engatar a marcha

motorista troca marcha portal
Dificuldades em engrenar uma marcha é sinal que o carro precisa ir ao mecânico, pois pode ser uma simples bucha da luva ou embreagem no fim 

Câmbio com engates duros e que arranham a cada mudança de marcha necessita da inspeção de um mecânico. Isso pode significar desgaste excessivo em diferentes componentes da embreagem, como cabo, platô e estrias do disco, o que pode resultar em um defeito mais sério.

Outro motivo para a dificuldade ao engatar as marchas pode estar no fluido da caixa. O óleo pode estar vencido ou contaminado. O que pode comprometer a vida útil do conjunto da transmissão.

Engasgar ao acelerar

Você acelera e o carro dá aquelas engasgadas? Sinal de que o carro deve ser levado para a oficina e que provavelmente a origem do problema esteja na qualidade do combustível usado. Gasolina adulterada ou ruim geralmente compromete o sistema de ignição.

Mais uma vez as velas, cabos de velas e bobinas de ignição devem estar comprometidas e causar esses engasgos durante as acelerações e retomadas. Porém, esses sinais podem indicar que o carro também está com questões no sistema de injeção, então, hora de levá-lo à oficina.

Direção que puxa

shutterstock alinhamento de roda de carro
Direção puxando é sintoma claro de que o carro está desalinhado e mantê-lo assim irá acabar com os pneus

Carro que puxa para um dos lados sem motivo aparente é um dos sinais que é preciso verificar seu alinhamento. Se os pneus estão corretamente calibrados e não há danos aparentes nas rodas, talvez seja hora de verificar a geometria da direção, com a execução de serviços de alinhamento e balanceamento.

Se o problema persistir quando você freia o carro, aí a razão pode estar no sistema de frenagem. Verifique o estado das pastilhas e discos, principalmente.

Carro roncando

Já teve aquela sensação de andar com o veículo e ele fazer um som meio sinistro e gutural? A gente costuma dizer que o carro ronca, ou seja, emite sinais de que é preciso ser levado à oficina mecânica para descobrir o motivo daquele barulho incomum.

O problema provavelmente é ocasionado pelo desgaste dos rolamentos, um grupo de esferas de aço que ajudam as rodas a girarem. Se for este o motivo, o som áspero geralmente aumenta à medida que o carro se movimenta mais rápido.

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1 Comentário
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Paulinho 2 de janeiro de 2024

E veículos com start/stop que não desligam certamente estão avisando que a bateria já era.

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