Carro para mulher: saiba quais são os queridinhos delas

Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos de carro são os mais escolhidos pelas compradoras

carro para mulher modelos mais vendidos
Por Bárbara Angelo
Publicado em 08/03/2020 às 14h00

Muito se fala sobre carro para mulher, mas será que isso existe mesmo? Afinal, um carro bom não faz distinção de gênero na hora de agradar, seja com potência, design ou praticidade na cabine.

LEIA MAIS:

Por outro lado, alguns apontam para a ideia de que elas, no geral, costumam ter necessidades diferentes das deles. Como afirma a Chevrolet, procurada pelo AutoPapo, a conectividade tem sido um item muito valorizado pelas clientes da marca.

A razão, segundo a fabricante, é que a tecnologia facilita a vida das mulheres que dividem seu tempo e atenção entre o trabalho e os filhos, podendo manter contato, facilmente, com ambos.

Contudo, é difícil estabelecer, com precisão, quais características determinam a escolha de carro para mulher e para homem. Afinal, existem muitos tipos de pessoas diferentes. Enquanto uma mulher pode estar em busca de espaço interno para a família e espelhos para checar a maquiagem, outra pode preferir um veículo com potência elevada e dirigibilidade esportiva.

Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos são mais escolhidos como carro para mulher.

Pensando assim, para falar sobre veículos para elas, preferimos buscar números de mercado, ao invés de tentar descobrir o que a média feminina espera de um automóvel.

Confira, abaixo, os carros mais vendidos para mulheres entre algumas das marcas campeãs de vendas no Brasil.

Carro para mulher da Toyota

Segundo a Toyota, três modelos da gama são mais vendidos para mulheres do que para homens:

  • Etios Hatch: 55% das compras são feitas por mulheres
  • RAV4: 54% dos compradores são mulheres
  • Yaris Hatch: 52% são comprados por mulheres

Modelos da Chevrolet

Da mesma forma, a Chevrolet apontou que dois de seus modelos são favoritos como carro de mulher.

Contudo, a marca não informou qual parcela das vendas é feita para elas, apenas cita que, considerando a base de vendas, estes são os modelos mais escolhidos por elas:

  • Onix Hatch
  • Chevrolet Tracker

Carro para mulher da Volkswagen

Volkswagen T-Cross: Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos são mais escolhidos como carro para mulher.
T-Cross é o mais comprado pelas mulheres entre os modelos da Volkswagen (Volkswagen | Divulgação)

Procurada pelo AutoPapo, a Volkswagen logo apontou que seu mais novo modelo, o SUV compacto T-Cross, tem uma grande participação das mulheres nos índices de vendas. A marca também não revelou qual porcentagem das vendas é feita para elas.

Carros da Fiat

A Fiat preferiu não revelar quais de seus modelos são mais vendidos para as consumidoras. Em resposta, a fabricante preferiu reforçar a ideia de que carro para mulher não existe – pelo menos na gama dela.

“Os veículos da FCA atendem a diversos públicos. É uma gama inclusiva que serve tanto para homens quanto para mulheres, clientes PcD [Pessoas com Deficiência] e qualquer outro público que queira um carro. Não temos modelos para um gênero determinado. Fazemos veículos para todos e isso se reflete também em nosso cotidiano como empresa”, afirmou a Fiat.

Há quem pense que não existe “carro para mulher”

O posicionamento da Fiat tem grande relevância, se considerarmos que a ideia de que um carro para mulher pode ser qualquer carro, e que é difícil determinar o que levariam elas a preferir um modelo e não outro.

Além disso, a preferência delas pode ser a mesma que a deles, levando em conta o preço, valor do seguro, nível de desvalorização e outros fatores econômicos.

A noção de que um automóvel para mulheres pode ser uma ideia equivocada já foi expressa até mesmo pela Ferrari, marca de superesportivos notavelmente relacionada a homens no volante.

Ferrari F12 Berlinetta serve para qualquer gênero: Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos são mais escolhidos como carro para mulher.
F12 Berlinetta: Ferrari se recusa a fazer carros para mulheres

Em uma entrevista ao Arabian Business em 2019, o chefe de marketing da fabricante, Enrico Galliera, garantiu que a Ferrari estava se esforçando para não fazer um carro para mulher.

“Uma mulher que quer um carro esportivo quer dirigir um carro esportivo. O erro que [companhias] automotivas cometem e nós estamos tentando evitar é o de projetar um carro para damas. Eu projeto um carro para entregar emoções que tanto homens quanto mulheres apreciam”, declarou Galliera.

Decisão de compra está nas mãos das mulheres

Outra questão apontada pela Fiat é que, mesmo que a compra não seja feita no nome de uma mulher, ela pode ter estado por trás da escolha do modelo.

De acordo com um levantamento citado pela fabricante, 70% das decisões sobre qual modelo de carro comprar tem influência das mulheres.

“Os percentuais de compra por mulheres na FCA variam bastante de acordo com os modelos e versões. No entanto, é importante dizer que esse número não reflete realmente quais compras foram definidas por mulheres já que, muitas vezes, mesmo quando a aquisição de um carro é feita pelo homem, pode ter a influência de uma mulher (sua esposa, namorada, irmã, mãe, amiga etc.)”, revela a marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alessandra Lima Costa 11 de julho de 2021

A procura de um carro não muito espaçoso.

Avatar
Ricardo 14 de junho de 2021

Se for analisar que em nível populacional as mulheres são em maior numeros que os homens mas da metade da frota de carros e motos nas ruas foram comprados por mulheres ,o que não quer dizer que seja carro de mulher,mas sim o que mais vendeu naquele momento.
Segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) 2019, o número de mulheres no Brasil é superior ao de homens. A população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8% de mulheres.
Por amostragem então qualquer marca ou modelo de carro tende ser mais comprado por mulheres .

Avatar
Cleonice 1 de junho de 2021

No meu ponto de vista ,o Toyota éo melhor carro pra mulher, estou querendo ate comprar um.

Avatar
Ozenate 9 de abril de 2022

Eu tenho um Toyota Etios ( o meu segundo já). É um excelente carro!

Avatar
Esmeralda Ribeiro 26 de março de 2021

Eu adoraria um carro com design feminino por fora e por dentro. Um espelho com porta make e perfume no painel. Uhhh

Avatar
Uilliam Victor 12 de janeiro de 2021

Olá tudo bem meu nome é Vitor na minha opinião o único carro que ficou parecido para mulher era o antigo Ford Ka ele deveria ter saído no modelo câmbio automático prático simples pequeno sensível carros que tenham a versão esportiva não tem nada a ver com cara de mulher

Avatar
paulo 9 de março de 2020

O estilo da Ferrari lembra e muito uma mulher.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 9 de março de 2020

Onde está o HB-20 novo. Este sim, já parecia carro de mulher; o modelo novo nem se fala.

Avatar
Tania 9 de março de 2020

Parabéns Toyota … Vocês entenderam e responderam corretamente a pergunta/pesquisa.
“””Consultamos algumas das principais marcas do mercado brasileiro para saber quais modelos de carro são os mais ESCOLHIDOS pelas compradoras”””

Entenderam ? Vou explicar . A perguntando foi : ESCOLHIDOS pelas mulheres e NÃO fabricados para as mulheres . Affi

Avatar
Leandro 10 de março de 2020

Não tinha reparado, mas vc tem razão.. uma coisa não tem nd a ver com a outra né, a Fiat poderia ter respondido normalmente, mas preferiu lacrar kkkkk

Avatar
Jason 10 de março de 2020

Concordo com vc, Toyota respondeu com louvor, Chevrolet e VW também disseram quais modelos são mais comprados pelas mulheres… agora FIAT, que vergonha né, nem pra interpretar uma pergunta direito servem, da pra ver pq os carros são uma bosta mesmo.

Avatar
Rafael 3 de outubro de 2020

Concordo, era uma pergunta estatística. O resto tentou lacrar

Avatar
Deixe um comentário