Teve o carro roubado? Saiba o que fazer e como ficam os impostos

Confira o passo a passo para registrar o crime, como consultar veículos roubados e o que acontece com IPVA e licenciamento

carro roubado shutterstock
Por AutoPapo
Publicado em 03/03/2020 às 17h00

Nos últimos quatro anos, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, o Brasil ultrapassou mais de um milhão de ocorrências de roubo de veículos. Diante do risco eminente de qualquer motorista ter seu carro roubado ou furtado, explicamos qual o procedimento para registro do acontecimento e como consultar a situação do veículo.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Minas Gerais, ao tomar conhecimento sobre o furto ou roubo de veículos automotores, são necessárias algumas providências para formalizar o crime junto aos sistemas de informações dos estados e do país. Confira, abaixo, quais são elas.

LEIA MAIS

O que fazer em caso de carro roubado

1. Sinalização

O primeiro passo é realizar a sinalização de furto ou roubo de veículos. O procedimento é feito pela Polícia Militar, via ligação telefônica para o número 190, quando é informado sobre o crime, sendo inserido no sistema o local em que ocorreu o crime, data, hora, e os dados do solicitante.

O primeiro registro do carro roubado também pode ser feito por meio da formalização de Boletim de Ocorrência (B.O), na Polícia Civil ou Polícia Militar.

Importante lembrar que as informações devem ser prestadas pelo cidadão de forma clara e correta, uma vez que dados inconsistentes lançados no histórico não viabilizam a inserção da sinalização.

Esta sinalização é inserida na Base Estadual de Cadastro de Veículos e na Base Nacional de Cadastro de Veículo.

Passadas 72 horas, caso não seja inserido impedimento definitivo de furto ou roubo (formalização do acontecimento), a sinalização é desativada na base nacional.

Documentos necessários para sinalizar um carro roubado

  1. Documento de identidade conforme a lei 12.037/2009;
  2.  Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) ou Certificado de Registro de Veículo (CRV).

2. Impedimento

De posse do B.O ou do número do Boletim, o proprietário do veículo deverá comparecer à unidade de atendimento do Detran para a ratificação da sinalização, viabilizando a inserção de impedimento definitivo de furto ou roubo no Sistema de Informações do Estado e na Base Índice Nacional (BIN).

O registro definitivo do carro roubado bloqueia o veículo na Base Estadual e na BIN de cadastro de veículos, não importando o Estado em que o veículo é emplacado.

Atenção! O impedimento de furto ou roubo deve ser registrado em até 72 horas após o registro do Boletim de Ocorrência.

Documentos necessários para impedimento de um carro roubado

  1. Documento de identidade conforme a lei 12.037/2009;
  2. Boletim de Ocorrência

Vale lembrar que nenhum valor é cobrado para sinalizar e registrar o impedimento de  um veículo roubado ou furtado.

Em São Paulo, desde que o veículo seja furtado, é possível iniciar o registro do Boletim de Ocorrência pela internet, por meio do portal da Secretaria de Segurança Pública ou pelo site da Polícia Civil. O crime de furto é caracterizado pela ausência de violência ou grave ameaça contra a proprietário.

Não é possível o registro do B.O pela internet nos seguintes casos:

  • Veículo roubado;
  • Transporte de carga;
  • O veículo em nome de terceiros.

IPVA e licenciamento de veículos roubados

O registro de impedimento de furto e ou roubo do veículo faz com que o Secretaria da Fazenda suspenda, temporariamente, os tributos como IPVA e licenciamento. A suspensão vale pelo período em que a pessoa ficar sem o veículo e evita que possíveis infrações cometidas pelos criminosos sejam atribuídas ao proprietário.

Se a dispensa automática não for feita, o contribuinte deverá solicitá-la mediante requerimento. Esse requerimento deve estar acompanhado de documentos exigidos pelas normas do IPVA, que compreendem, entre outros cópias dos:

  • Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • cédula de identidade do interessado; e
  • documentos comprobatórios do furto ou roubo.
carro roubado shutterstock

Como consultar carros roubados

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo gratuito para consulta de placas de carros roubados. Confira como usá-lo:

  • Em primeiro lugar, o cidadão deve baixar o aplicativo Sinesp Cidadão na Play Store – se utiliza smartphones com sistema operacional androide – ou na App Store, caso tenha um iPhone;
  • Aplicativo instalado, basta abri-lo e clicar em “veículos”;
  • Depois, preencha os campos da placa do veículo, letras e números, e pressione o botão “checar situação”
  • Confira a mensagem para saber se o carro em questão foi ou não roubado.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o aplicativo e o processo de consulta de carro roubado.

Carro roubado recuperado

Caso aconteça a recuperação do veículo, o proprietário deve se atentar ao pagamento e ao ressarcimento de impostos. Isso nos casos em que o IPVA e o licenciamento foram suspensos.

Confira o previsto no artigo 6º do Decreto Nº 53.352/2008, de São Paulo:

Artigo 6º. Na hipótese de recuperação do veículo:

I – no mesmo exercício da ocorrência do furto ou roubo:

a) existindo saldo de imposto a recolher, este deverá ser pago no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data do evento;

b) existindo valor a restituir, este será processado conforme o artigo 2º;

II – em exercício posterior ao do furto ou roubo, será devido o imposto proporcionalmente aos meses restantes do exercício, não sendo deduzido o valor da restituição.

Parágrafo único – O mês de recuperação do veículo será considerado no cálculo do imposto devido no exercício.

Para checar a situação dos impostos, basta entrar em contato com a Secretaria de Fazenda do seu estado.

Foto | Sutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tem 15 anos que o carro foi roubado e tenho uma dívida ativa no Sefaz como devo fazer pra tirar essa pendência do meu nome 27 de março de 2024

O que devo fazer por favor mim oriente que medidas devo fazer

Avatar
Daniel 1 de maio de 2023

meu carro foi roubado, fiz o boletim de ocorrência já se passaram 30 dias e não entrou na base de dados nacional, neste caso como devo proceder

Avatar
leandro 18 de novembro de 2022

Tive o veiculo roubado tenho duas parcelas do IPVA vencida antes do roubo. Preciso pagar essas parcelas para receber do seguro, *veiculo alienado*.

Avatar
Marcos Ribeiro Mattos 7 de outubro de 2022

Boa Noite, removeu meu Seguro dia 23/7/22, tive que fazer dois endosso nesse Seguro, pois troquei o carro em 5 de agosto, no dia 27 de agosto fiz outro endosso, pois troquei o carro novamente.
Dia 29 de agosto peguei esse novo carro 0 km, no dia 07/09/22, fui roubado é levaram o carro.

Agora vamos aos fatos.

Esse Seguro que fiz dia 23/7 – paguei 3 meses, 1° endosso paguei 2 vezes, o terceiro endosso paguei 1 mês, tudo isso no cartão.

Hoje resta, 9 meses o comum, 10 o 1° endosso é 13 meses o 2° endosso.

Hoje recebo a notícia que…..

A diferença que tenho a Receber, eles seduziram o tempo restante de pagamento do SEGURO, isso é correto, pois esses meses todos que vou ficar sem carro, terei mesmo de arcar com o pagamento desses valores.

Eles fizeram isso comigo, pagaram apenas a diferença.

Não consigo e não acho justo pagar, pois não tenho mais carro.

Avatar
Ruan fontes 21 de agosto de 2022

Meu carro foi roubado,e o Documento do veículo está com débitos,eu consigo fazer a retirada do veículo sem ter que pagar os débitos pendentes?

Avatar
Ruan fontes 21 de agosto de 2022

Meu carro foi roubado,e o Documento do veículo está com débitos pendentes,eu consigo fazer a retirada do veículo sem ter que pagar os débitos pendentes?

Avatar
Hilton 23 de maio de 2022

Olá…
Matéria muito boa…
Uma pergunta…
Tive um caminhão roubado a uns 3 anos…
Foi encontrado no Matogrosso do Sul com remarcação no chassi…
Como faço p retirar esse veículo…???
Ele tem placa e registro em São Paulo…

Obrigado

Avatar
Carla 24 de abril de 2022

Meu carro foi furtado, preciso ir no Detran?

Avatar
Jose maria da silva 14 de abril de 2022

Boa noite o nosso carro da minha esposa e meu foi roubado minha esposa fez o b.o mais ate agora a policia nao foi nem fez nada ja tem 15 dias tem que ir no Detran rj Teresópolis também

Avatar
Sandra 20 de janeiro de 2022

Meu carro foi roubado, porém estava no seguro da cooperativa, ele era 2020/2021. O Detran alegou que não tem como tirar o CRV, essa é a nova lei no RJ. O que fazer diante dessa situação, como adquirir o documento para a seguradora como venda e compra. Pago seguro até agora nada resolvido.

Avatar
Marcos N Silva 8 de outubro de 2022

Estou com o mesmo problema, tive o carromroubado e não estou encontrando o CrV emitido em papel moeda, se alguém tiver o caminho das pedars, será de muita valia …

Avatar
Marta Kolrausch 8 de abril de 2023

Boa noite Marcos Silva, infelizmente o único caminho sugerido pelo próprio atendente do DETRAN é entrar com um Mandado de Segurança em face do próprio Detran para que ele libere o documento e assim poder receber indenização da seguradora ou cooperativa pelo prejuízo. Meu filho teve seu veículo furtado recentemente e eu, sendo advogada, estou providenciando o Mandado de Segurança para ele.

Avatar
Andressa 18 de novembro de 2021

Meu marido teve a moto roubada no sábado e encontrou no mesmo dia,quanto tempo demora para liberar o veículo??hoje já e quinta feira e ficaram de nós da um retorno até agora nada.

Avatar
Manoel f Ferraz 16 de junho de 2021

Vende uma moto a pessoa que diz comprador mim deu uma parte e sumiu com a moto agora ta vindo multa pra o recibo tá em meu nome o antigo dono fez comunicado de venda o fazer

Avatar
Sandro 27 de janeiro de 2021

Meu carro foi furtado como procedo com os impostos, ipva, licenciamento, multas

Avatar
Selma 23 de dezembro de 2020

Olá,meu carro foi roubado,agora pago parcelas …sera que posso ter um desconto junto ao Banco apresentando o BO.Ou nada a ver…ja que o carro evaporou e não foi visto nunca mais.

Avatar
rodrigo 8 de janeiro de 2021

quando carro é roubado vc pode pegar emprestimo no banco pra comprar outro e ficar com 2 boletos

Avatar
wilson 14 de dezembro de 2020

Como.não esse tal de Luis é o ser mais medilcre que participa e vcs ainda publicam o que ele escreve

Avatar
Renata aguiar 8 de novembro de 2020

Meu carro foi tirado da oficina e passado para outra pessoa e a pessoa sumiu agora encontrei ele em uma concessionária posso registrar um b.o retroativo como faço pra recuperar o veículo porque faróis anos não registrei b.o na época oque posso fazer agora

Avatar
Renato 7 de novembro de 2020

Boa noite o carro do vizinho está atrapalhando muito aqui no portão de entrada da nossa casa

Avatar
Luis 13 de novembro de 2020

Fodaç

Avatar
Lenildo José da Silva 27 de setembro de 2020

Olá bom dia me chamo lenildo gostaria de tira uma dúvida tiver meu veículos furtado já vir o b.o e também o boletim de ocorrência pela internet eletrônico será necessário eu ir até o Detran da baixa no documento .

Avatar
Luis 13 de novembro de 2020

Aprende a escrever

Avatar
odeio.luis 17 de junho de 2022

E vc aprende a responder palhaço,eu ein só fica falando mal dos outros

Avatar
Selma 23 de dezembro de 2020

Será que precisa ir ao Detran da baixa no doc? Não sabia disso…

Avatar
Deixe um comentário