Carro usado: 10 opções com preços entre R$ 10 mil e R$ 20 mil
Há três anos era possível comprar um sedã médio usado por menos de R$ 20 mil, mas com a inflação só restaram populares e outros muito rodados
Há três anos era possível comprar um sedã médio usado por menos de R$ 20 mil, mas com a inflação só restaram populares e outros muito rodados
Quem tinha R$ 20 mil para comprar um carro usado há três anos poderia levar para casa um automóvel de porte médio. Hoje, com a falta de carro novo e o preço do “Zero Km” nas alturas, os velhinhos também valorizaram. E os mesmos R$ 20 mil não dão conta de levar para casa opções mais refinadas.
VEJA TAMBÉM:
Atualmente, com R$ 20 mil no bolso, o consumidor consegue comprar apenas populares e compactos muito rodados. Pesquisamos na lista de classificados da plataforma Mobiauto e comparamos também com outros portais de vendas de automóveis. Dá para abandonar o ônibus, mas não dá para ser muito exigente.
Em nossa busca colocamos valores que variam de R$ 10 mil a R$ 20 mil. E não tem muita coisa disponível nessa faixa de valores. Para não expor dados de nenhum dos automóveis, as fotos são meramente ilustrativas. Ordenamos por preço, confira!
Por R$ 11 mil, o modelo mais barato encontrado é um Gol “quadrado”, ano 1993. O valor chama atenção, uma vez que a primeira geração desse Volks é adorado por colecionadores.
No entanto, é preciso saber como está o estado de conservação desse veterano. Afinal, tem “caixotinho” sendo vendido por mais de R$ 150 mil, dependendo da versão, originalidade e capricho do dono.
No varejo de usados, o Gol é líder absoluto de vendas, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas são 42 anos de história, três carrocerias e incontáveis versões.
O Segundo modelo mais barato de nossa lista é um Fiat Palio Fire, fabricado em 2004, o “chinesinho”. Oferecido por R$ 12.500 e com apenas duas portas, essa versão era a mais simples de sua época.
O Palio Fire teve boa aceitação nos anos 2000 por ser mais moderno que o Mille e por não custar muito caro. Mas é difícil encontrar unidades com pacote completo de opcionais e itens como ar-condicionado ou direção elétrica.
No ranking da Fenabrave, o Palio é segundo mais vendido. O modelo ficou em linha entre 1996 e 2018 e teve duas gerações.
O Celta já saiu de linha há sete anos, mas ainda é um dos modelos mais negociados no varejo de usados. No entanto, abaixo de R$ 20 mil, encontramos apenas uma unidade.
O exemplar em questão foi ofertado por R$ 14.900, valor próximo da cotação de referência da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na cor branca, com apenas duas portas, esse carrinho deu duro na vida e está com quase 255 mil quilômetros rodados. Se tiver com a estrutura boa, a dica é mandar para o mecânico e trocar tudo.
Lançado em 2000, o Celta também encabeça a lista dos mais vendidos no varejo de usados. Popular ficou em produção até 2015.
Quando se busca um carro de baixo custo, o Peugeot 206 sempre surge como opção. E nessa lista não foi diferente.
Encontramos uma unidade duas portas do compacto francês anunciada por R$ 16.990. Um dos pontos fortes do 206 é que ele é bem equipado e tem estilo agradável. O ponto negativo do francês é sua mecânica delicada, principalmente na suspensão, que não foi ajustada para o padrão de pavimentação do Brasil. A manutenção também não é barata.
Apesar de ser um carro que sempre pinta nos classificados, chama atenção que entre os modelos mais vendidos da Fenabrave, o 206 não tem grande performance. Sinal de que seu giro é mais lento que de outros modelos.
Muito provavelmente quando você estiver lendo essa matéria, o Mille que encontramos por R$ 17.990 na Mobiauto já terá sido vendido. O popular italiano geralmente não esquenta cadeira no varejo de usados.
A versão anunciada é a Fire Economy, duas portas. É um carro espartano, sem refinamentos. Mas por outro lado é um automóvel de mecânica simples e consumo muito baixo. Para quem tá com a grana curta é o Mille é sempre uma boa pedida.
No varejo de usados, Mille, assim como o Uno de segunda geração, figuram na terceira posição do ranking, ficando atrás de Gol e Palio. Feijão sem bicho, para quem busca um carro usado barato.
O Gol G3 é uma das safras mais queridas do velho guerreiro. É um carro que mantém seu preço mesmo com o passar dos anos. Por R$ 17.900, encontramos apenas um G3 à venda. E assim como o Mille, ele já poderá ter sido negociado quando o leitor chegar até aqui.
Um dos grandes trunfos desse gol é seu motor AP 1.6 de 100 cv, que oferece muito torque em baixa rotação. É um motor extremamente resistente e de manutenção barata. O G3 ainda prima pelo bom nível de acabamento, muito superior ao G4, que chegou em 2005. Certamente o G3 é um carro usado cobiçado na praça.
A JAC Motors chegou no mercado brasileiro em 2011, com Fausto Silva na função de garoto propaganda e a dupla J3 e J3 Turin (sedã), como abre alas.
Com preços agressivos, na faixa dos R$ 30 mil, os chineses fizeram sucesso, mas com o peso tributário do Inovar Auto, os compactos não conseguiram emplacar. Em nossa pesquisa encontramos um exemplar do J3, oferecido por R$ 17.990.
O ponto positivo é que o modelo tem pacote de conteúdo completo. O lado ruim, é que a rede encolheu bastante e há poucas autorizadas. Além disso, encontrar peças de reposição também é mais difícil quando se compara com seus colegas da lista.
Não é surpresa para ninguém que a segunda geração do Ford Ka foi uma gambiarra montada sobre a base do Fiesta. Mas, mesmo assim, é um carrinho valente e que pode ser uma boa opção para livrar o amigo do transporte público. Para quem busca um carro usado e não pode gastar mais de R$ 20 mil, é uma opção a se pensar.
Encontramos uma unidade ano 2011, oferecida por R$ 18.900. Não é a escolha mais barata da lista, mas conta seu favor o baixo consumo e a boa fama do motor Zetec Rocam 1.0. Por ter apenas duas portas e porta-malas pequeno, pode ser um complicador para o consumidor que já tem família constituída.
No varejo de usados, o Ka é um modelo que figura entre os mais negociados da praça. Mas atualmente, a grande maioria são modelos de terceira geração, que ficou em linha entre 2014 e janeiro de 2021, e que custam bem mais que nosso limite de R$ 20 mil.
A segunda geração do Renault Clio (única feita no Brasil) ficou em linha no Brasil por 18 anos. Chegou em 1999, como um compacto sofisticado, com direito a airbags, mas ao longo dos anos passou por um “regime” e perdeu conteúdos para se posicionar como modelo de entrada. A “depenada” acentuou principalmente após a chegada do Sandero, na segunda metade dos anos 2000. Mas, segue firme como opção de carro usado.
Encontramos duas unidades em nossa pesquisa. Uma unidade ano 2009 (R$ 19.900) e outra 2012 (R$ 19.990). Nos dois casos o popular francês tem carroceria duas portas e motor 1.0. O Clio é um carrinho valente. A Renault, ao contrário das conterrâneas Peugeot e Citroën, percebeu que era preciso dar atenção à suspensão para suportar a buraqueira das vias brasileiras.
Apesar de sua longa trajetória, o Clio está longe de ser um campeão no varejo de usados. Em novembro, o modelo teve pouco mais de 4 mil unidades que trocaram de dono, segundo a Fenabrave.
Se tem um carro usado que não cai no conceito do brasileiro é a Volkswagen Parati. Encontramos uma unidade de ano 2008 (G4) por R$ 19.990. No limite do teto de preços da lista.
A Parati G4 também sofreu com a precarização do interior, assim como o Gol. O visual externo também foi simplificado com faróis de parábola simples. Mas essa perua conta com motor AP 1.8 de 120 cv, que lhe oferece comportamento excelente.
Segundo a Fenabrave, a Parati é um carro com bom volume de transações mensais, principalmente quando se leva em consideração o período fora de linha. Em novembro foram negociadas 4.107 unidades. Mas poucas são as opções abaixo de R$ 20 mil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Lixo de reportagem
Lixo de repostagem.
Quero um carro até 18.000 mil reais carro bom
Quero um carinho filé até 12.000
Quero um carro até 12 mil
Deus sabi todas as coisas
carros preço bom
Faltou o Corsa Classic. Carro compacto com bom porta-malas e barato de manter. Apesar de ser mais antigo, custa quase o mesmo que um Celta, mas tem acabamento melhor.
Gostaria muito de comprar um carro 🚗 ate 12 mil com espaço bom
Com boa mala
Lembrando que são veículos já bem rodados, e que portanto demandam constantes manutenções e reparos.
Assim sendo é também recomendável contar com uma certa reserva financeira, além de conhecer um mecânico de confiança.
Tirando a Parati, não pegaria qualquer deles. Iria de aplicativo kkkk.
Eu também !!!