Argentina campeã da Copa e 10 carros legais que existem lá

O país vizinho tem automóveis e marcas que não existem por aqui, e resta a nós invejarmos: a taça e os veículos

toyota yaris gr 1
Que tal um GR Yaris? Os argentinos podem comprar! (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 19/12/2022 às 09h15

Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde. Bem, quando olhamos para a Argentina, a situação econômica por lá não nos faz ter um pingo de inveja. Mas no momento atual do futebol e no que diz respeito a carros, o país sul-americano está em um momento bem melhor.

Na semana em que a Argentina celebra o tricampeonato mundial, aproveitamos para dar uma espiada no quintal do vizinho e ver quais carros (e marcas) legais que rodam por lá e que não vemos aqui. Tudo bem que ainda faltam duas estrelas no peito para eles se igualarem ao Brasil, mas na variedade de automóveis, perdemos de goleada.

VEJA TAMBÉM:

Toyota GR Yaris

Enquanto nosso Yaris é baseado em um projeto tailandês para mercados emergentes, o vendido na Argentina é europeu e… esportivo! Isso mesmo. Preparado pela Gazoo Racing, o modelo é um hot hatch de fato e não fica só na maquiagem e nos adereços.

O GR Yaris vendido na vizinhança usa motor 1.6 turbo de três cilindros com 270 cv de potência e 38 kgfm de torque máximo. O conjunto é ministrado por um câmbio manual de seis marchas e tração integral. Capô e portas feitas de alumínio ajudam na redução do peso e o compacto ainda traz suspensão esportiva e cabine personalizada.

Renault Koleos

renault koleos branco de frente

O SUV médio da marca francesa chegou a ser anunciado oficialmente para o Brasil em 2017 e um grupo de jornalistas especializados daqui chegou a ser convidado pela Renault para fazer a avaliação do carro nos arredores de Paris.

Ficou só na promessa, mas o modelo roda na Argentina há bastante tempo. Importado da Coreia do Sul – onde é vendido como Samsung QM7 sobre a plataforma do Nissan X-Trail -, o Koleos é equipado com motor 2.5 16V de 170 cv

Hyundai Staria

hyundai staria branca

O veículo comercial futurista foi lançado recentemente na Argentina e é diferente da maioria das vans com as quais estamos acostumados. Com capacidade para 11 passageiros, tem um conjunto mecânico e equipamentos refinados.

A Staria usa suspensão traseira independente multibraço e tração 4×4. O motor é o 2.2 turbodiesel de 177 cv e 44 kgfm, com câmbio automático de oito marchas. O pacote de equipamentos inclui itens de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente ativo de faixa.

Citroën C5 Aircross

citroen c5 aircross branco de frente em movimento

Esse SUV médio-grande da Citroën é até prometido há um certo tempo para o Brasil, mas é figurinha fácil nas revendas da marca na Argentina. O motor, pelo menos, é conhecido da gente: o 1.6 THP turbo de 165 cv e câmbio automático de seis marchas.

Com 4,50 metros de comprimento e 2,73 metros de entre-eixos, o C5 Aircross é vendido por lá com pacote Adas de auxílio à condução.

Ford Ranger Raptor

ford ranger raptor frente azul
Graças ao chassi reforçado e à suspensão, a Ranger Raptor é praticamente uma picape de rali

A variante nervosa da picape média acaba de ser lançada na Argentina com roupa e preparo esportivos. O motor biturbo gera 213 cv e mais de 51 kgfm de torque, e trabalha com o câmbio automático de 10 marchas. A suspensão recebe um trato firme, com amortecedores de competição e molas helicoidais na traseira.

Os freios da Ranger Raptor também foram dimensionados. No desenho, grade diferenciada, para-choques mais largos com proteção metálica, rodas de liga leve exclusivas, molduras abauladas nos para-lamas, estribos laterais, pneus todo-terreno e capas retrovisores escurecidas.

MG GT

A fabricante britânica tem representação na Argentina e o cupê de quatro portas é um dos carros bacanas do portfólio da montadora. Usa motor 1.5 com mais de 160 cv e torque máximo superior a 25 kgfm. O câmbio pode ser o CVT ou o de dupla embreagem e sete marchas.

Na cabine, um dos destaques é o design e a central multimídia com tela de 10”. Banco com gravidade zero e quadro de instrumentos eletrônico com efeito 3D são outras características do MG GT vendido para os hermanos.

Peugeot Partner

peugeot partner patagonica

Como assim o Partner não é vendido aqui? É sim, mas só a versão furgão que, ainda por cima, se transformou em um Fiat Fiorino com emblema da Peugeot. A configuração para passageiros chegou a ser importada para o Brasil, mas só de 2010 a 2013.

E com o fim do Doblò, o segmento de multivans praticamente acabou no país – foram-se também Renault Kangoo e Citroën Berlingo. Não deixa de ser uma opção de carro familiar legal, versátil e mais barata que a ditadura dos SUVs. No caso do Partner, ainda tem a opção aventureira Patagónica, com pneus de uso misto, apliques no design, motor diesel de 115 cv e quadro de instrumentos eletrônico.

Volkswagen Touareg

vw touareg 2022 prata

O Touareg é outro modelo familiar para o brasileiro. Um dos maiores SUVs da Volks foi vendido por aqui por quase 20 anos, mas deixou de ser importado em 2017. Na Argentina, contudo, continua no portfólio da marca alemã.

O Touareg é dotado de motor 3.0 V6 turbodiesel TDI de 258 cv, torque de 61,2 kgfm, câmbio automático Tiptronic de oito marchas e tração integral 4Motion. Além de itens de auxílio à direção, o SUV vendido na vizinhança é dotado do “Innovision Cockpit”, que combina o painel digital de 12,3” com a tela de 15” do sistema multimídia.

Alfa Romeo Giulia

alfa romeo giulia quadrifoglio vermelho de frente

Contra a ausência da Alfa Romeo no Brasil ninguém protesta! Enquanto a Stellantis diz que não tem planos de trazer de volta a marca, os argentinos podem desfrutar dos belíssimos carros da fabricante italiana. Entre eles, o estonteante Giulia.

Além das versões com motor 2.0 turbo de 200 e 280 cv, com tração traseira e integral, o Giulia tem na Quadrifoglio o ápice da esportividade. Motor 2.9 V6 biturbo, 510 cv, 62 kgfm, tração atrás e distribuição de peso de perfeitos 50/50, cumpre o 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem máxima de 307 km/h. Volta, Alfa!!!!!

Subaru Outback

subaru outback na rodovia

Mais um na memória dos brasileiros, da época em que a Subaru vendia modelos além dos atuais XV e Forester em nosso mercado. O Outback é um crossover “raiz”, com carroceria de station wagon e proposta de fora de estrada, e que sobrevive dignamente na Argentina.

Para tal, se vale da indefectível tração integral da marca japonesa e pneus de uso misto. No país vizinho, são duas opções de motores: 2.5 quatro cilindros de 175 cv e 3.6 seis cilindros de 260 cv.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Benedito osvaldo Junior 22 de dezembro de 2022

Aqui no Brasil, ficamos com os restos das montadoras, Fiat , e Volks , já tive a oportunidade de ver a diferença do carro fabricado aqui e vendido lá fora e o fabricado aqui e vendido aqui, a diferença do acabamento e versões, brasileiro compra qualquer m .que lá fora ninguém compraria , os carros que são bons aqui no Brasil, donos miseráveis e mecânicos, mal formados chamam de bombas, e compram celta , uno , gol , Palio , verdadeiras carroças, e a maioria ainda se orgulha , de pagar caro .

Avatar
Polvo 19 de dezembro de 2022

Não está escrito na matéria, mas provavelmente os preços dos carros na Argentina são menores que aqui (comparando os mesmos modelos vendidos aqui e lá). Outra coisa é que na Argentina praticamente não existem carros 1.0, pois ninguém compra. Isso é uma aberração do mercado brasileiro. Trabalhei numa empresa de origem Argentina lá pelos anos 2000 e o gerente era Argentino e tinha uma perua da Subaru importada do Japão. Carro muito superior aos concorrentes nacionais e eu me lembro que quando ele voltou para a Argentina, teve que vender o carro a preço de banana porque ninguém queria, mesmo sendo um carro pouco rodado e bem conservado.

Avatar
Keppaty 19 de dezembro de 2022

O Toyota GR Yaris é um carro de sonho e o compraria se fosse lançado no Brasil.
Bem, talvez não, devido o preço que deve ser elevado e que espantaria a maioria dos compradores brasileiros.
A Toyota sabe disso e por isso só o vende na Argentina.

Avatar
Deixe um comentário