Estes são os últimos carros com câmbio manual vendidos no Brasil

O câmbio automático já virou preferência nacional no mercado de carros novos, as ofertas de modelos com três pedais reduziram expressivamente

interior honda civic type r 64
Ainda existem alguns esportivos (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/05/2024 às 09h02
Atualizado em 26/05/2024 às 12h11

Após décadas de preconceito, os carros com câmbio automático finalmente caíram nas graças dos brasileiros. Hoje são até maioria nas vendas de veículos novos, com as opções de carros com câmbio manual diminuindo a cada lançamento.

Atualmente, as opções se limitam a carros de entrada ou versões mais simples. Os esportivos podem ser contados nos dedos de uma mão, assim como os SUVs. Se você ainda gosta de carros com câmbio manual, listamos a seguir os derradeiros no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Chevrolet

chevrolet montana turbo mt
A Montana de entrada traz três pedais (Foto: Chevrolet | Divulgação)
  • Montana 1.2 Turbo e LT;
  • Onix básico, LT e LT Turbo;
  • Onix Plus básico, LT e LT Turbo;
  • Spin LT;
  • S10 WT cabine simples ou dupla.

A Chevrolet é uma das marcas com maior diversidade na oferta de carros com câmbio manual. O comprador que curte trocar marchas pode levar um hatch ou um sedã com motor turbo, uma caminhonete turbinada, uma minivan ou uma caminhonete média turbodiesel.

A família Onix é uma das últimas de compactos que oferta a caixa manual com motor 1.0 turbo. Todos os carros da Chevrolet possuem câmbio de seis marchas. Curiosamente, os Onix de exportação usam uma de cinco marchas.

No caso da S10, e média é a caminhonete turbodiesel com câmbio manual com maior potência e torque do país. Rivais como a Toyota Hilux têm o torque limitado quando equipadas com três pedais.

Citroën

citroen c3 feel 2023 azul frente lateral traseira motor interior painel 1
As versões 1.0 do compacto usam caixa e motor da Fiat (Foto: Marcelo Jabulas | Divulgação)
  • C3 1.0

A Citroën chegou a ofertar o novo C3 com motor 1.6 e câmbio manual, mas hoje esse motor mais forte só existe com a caixa automática de seis marchas. Agora, apenas o 1.0 Firefly de três cilindros tem três pedais.

Fiat

fiat titano endurance 001
Fora os compactos, existe a Titano de entrada com três pedais (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Argo 1.0, Drive 1.0 e Trekking 1.3;
  • Cronos Drive 1.0 e Drive 1.3;
  • Fiorino;
  • Mobi;
  • Strada 1.3;
  • Pulse Drive 1.3;
  • Titano Endurance.

A Fiat possui uma linha de compactos bastante diversa. Todos seus carros com motor 1.0, 1.3 ou 1.4 aspirados usam o mesmo (e famigerado) câmbio manual de 5 marchas. O Pulse, por exemplo, é o um dos poucos de seu segmento com essa oferta.

Na caminhonete média Titano a caixa é de seis marchas. Apenas a versão de entrada Endurance vem nessa configuração.

Ford

ford ranger xl 2024 prata geada frente parada em campo
A Ranger manual é apenas para o trabalho (Foto: Ford | Divulgação)
  • Ranger XL

A nova geração da Ford Ranger deu um salto em modernidade na cabine. Mas na versão de entrada XL, focada no uso corporativo, a grande central multimídia contrasta com a alavanca do câmbio manual. Seu motor é o 2.0 turbodiesel EcoBlue de 170 cv.

Honda

honda civic type r azul 1
O Civic esportivo possui a melhor caixa do mercado (Foto: Honda | Divulgação)
  • Civic Type R

A Honda sempre foi famosa por ter câmbio manual com acionamento leve e preciso, é referência nisso. Hoje, sua gama de carros “pacatos” são todos CVT ou híbridos sem caixa de marchas.

O único Honda manual no Brasil é o esportivo Civic Type R. No hot hatch de 297 cv há um câmbio manual de seis marchas muito preciso e com engates curtos, que torna a condução mais divertida que qualquer automático.

Hyundai

hyundai hb20 comfort plus 2024 prata frente
Existe uma opção com motor 1.0 turbo e três pedais no HB20 (Foto: Hyundai | Divulgação)
  • HB20 1.o e Comfort Plus 1.0 turbo,
  • HB20S 1.0.

O Hyundai HB20 hatch é outro 1.0 turbo com opção de câmbio manual. Dentro da marca as outras opções são com o 1.0 aspirado, tanto no hatch quanto no HB20S.

Mitsubishi

mitsubishi l200 triton gl branca parada em um campo
Assim como as outras médias, trocar marchas é apenas para trabalhador (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • L200 Triton GL e GLS

Na confusa gama de ofertas da Mitsubishi L200 Triton existem ainda dois modelos com câmbio manual. São as versões mais simples e com o visual antigo, que tem foco em vendas corporativas e usam caixa de seis marchas.

Nissan

nissan frontier s 2023 branca frente lateral sobre ponte
A Frontier mais simples agora usa o motor biturbo das outras versões, mas com acerto menos potentes (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Frontier S

A versão de entrada da Nissan Frontier usava um motor 2.3 turbodiesel. Agora ela traz o mesmo biturbo diesel das irmãs automáticas, mas com uma programação mais conservadora de 163 cv.

Peugeot

peugeot 208 1 0 style 2023 cinza traseira em movimento pista
O 208 é um carro divertido, mas trocar marchas fica apenas para os 1.0 aspirados (Foto: Peugeot | Divulgação)
  • 208 1.0;
  • Partner Rapid.

Assim como na Citroën, a Peugeot não oferta mais o 208 1.6 com caixa manual. Hoje, o compacto oferece três pedais apenas nas versões 1.0. A marca tem também o furgão Partner Rapid, que nada mais é que o Fiat Fiorino.

Porsche

Porsche 911 S/T
A Porsche só traz carros manuais para o Brasil em versão limitadas (Foto: Porsche | Divulgação)
  • 911 S/T

Em outros mercados, todos os esportivos da Porsche possuem a opção por câmbio manual. No Brasil ela simplificou a oferta trazendo apenas a caixa PDK de dupla embreagem.

A única exceção é o especial 911 S/T, que possui produção limitada. Ele é baseado no GT3 RS, mas com pegada mais de rua e menos de pista.

Renault

renault duster plus intense 1 6 cvt 2024 prata frente parado em concessionaria 2
O Duster é o último SUV manual do Brasil (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
  • Duster Intense Plus 1.6;
  • Kwid;
  • Logan;
  • Oroch 1.6;
  • Stepway 1.0;

O Renault Duster é o último SUV com câmbio manual do Brasil. Ele ainda faz sucesso em vendas corporativas e frotas governamentais.

No resto da linha ainda existem os compactos com motor 1.0 e a caminhonete Oroch 1.6, que agora usa caixa de seis marchas.

Suzuki

suzuki jimny sierra 4expedition 2024 azul brisk frente em trilha com farois principais e de neblina ligados suspensao articulando
O jipinho ainda tem uma última versão manual (Foto: Suzuki | Divulgação)
  • Jimny Sierra 4You AllGrip

O jipinho Suzuki Jimny Sierra tem opção por câmbio automático, que ajuda até no fora de estrada. Mas a montadora japonesa não tirou a oferta do câmbio manual, que vem ainda na versão de entrada 4You

Toyota

toyota gr corolla preto frente em pista
A Toyota tem seu carro para entusiastas (Foto: Toyota | Divulgação)
  • GR Corolla
  • Hilux

A Toyota nunca foi a primeira opção dos entusiastas, isso torna compreensível o abandono do câmbio manual no Corolla e no Yaris. Mas ela está tentando mudar essa imagem com o GR Corolla, que tem motor 1.6 turbo de 300 cv, tração integral e caixa de seis marchas.

Ela oferece também a Hilux manual nas versões de trabalho. Curiosamente, o Corolla e o Yaris manuais são feitos no Brasil para exportação.

Volkswagen

volkswagen polo tsi 2023 prata frente
O Polo TSI manual custa pouco mais de R$ 100 mil (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
  • Polo Track, 1.0 MPI e 170 TSI
  • Saveiro;
  • Virtus 170 TSI.

A Volkswagen já foi referência em câmbio manual. Hoje ela oferta poucos modelos, apenas os modelos mais simples do Polo, o Virtus de entrada e a linha Saveiro.

Os engates de sua caixa de cinco marchas ainda são acima da média do segmento. Mas faz falta uma sexta marcha em alguns de seus modelos.

Carros com câmbio manual no Brasil

  • Chevrolet Montana
  • Chevrolet Onix
  • Chevrolet Onix Plus
  • Chevrolet Spin LT
  • Chevrolet S10
  • Citroën C3 1.0
  • Fiat Argo
  • Fiat Cronos
  • Fiat Mobi
  • Fiat Strada
  • Fiat Pulse
  • Fiat Titano Endurance
  • Ford Ranger XL
  • Honda Civic Type R
  • Hyundai HB20
  • Hyundai HB20S
  • Mitsubishi L200 Triton
  • Nissan Frontier S
  • Peugeot 208 1.0
  • Porsche 911 S/T
  • Renault Duster
  • Renault Kwid
  • Renault Logan
  • Renault Oroch
  • Renault Stepway
  • Suzuki Jimny
  • Toyota GR Corolla
  • Toyota Hilux
  • Volkswagen Polo
  • Volkswagen Saveiro
  • Volkswagen Virtus
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geraldo 27 de maio de 2024

Nunca foi questão de preferencia….é o que tem para comprar…é igual as peruas (SW) que pararam de investir neste mercado e implementaram SUV de entrada sendo q as SW são muito melhores e são valorizadas até hoje no mercado de usados. Cambio automático para mim só serve os honda e toyota…o resto é porcaria….e pior q muutos usam do mesmo fabricante dos japoneses e não conseguem funcionar e durar como eles…fico com manual.

Avatar
Rodrigo 27 de maio de 2024

Gostar de câmbio CVT é só pra quem não gosta de dirigir… acabam com o desempenho de bons motores (incluindo dos japoneses citados)…

Avatar
Deixe um comentário