Carros com isenção de IPVA: os mais buscados e comprados na internet

De maio a julho de 2020, foram visualizados 37,5 milhões de anúncios de automóveis com a dispensa do imposto

volkswagen gol 1994
Volkswagen Gol é o carro com isenção de IPVA mais comprado no Brasil (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 09/09/2020 às 14h20

As Secretarias de Fazenda determinam, em cada estado brasileiro, como funciona a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No geral, automóveis com mais de 15 anos de fabricação, de taxistas ou de pessoas com deficiência recebem a dispensa. Em qualquer momento um veículo com o desconto apresenta vantagens, mas, com a pandemia, a categoria tem ganhado destaque. Confira quais são com carros com isenção de IPVA mais buscados e escolhidos pelos consumidores.

LEIA MAIS

A OLX, plataforma digital de compra e venda, registrou alta de 16% nas pesquisas por carros com isenção de IPVA, imposto anual que, sem dúvidas, pesa no bolso dos proprietários de veículos. Cresceram também, em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas desse tipo de automóvel (6%).

Para entender mais sobre o interesse do consumidor pela categoria, a plataforma levantou dados de visualizações e vendas na média de maio a julho, respeitando a regra de liberação do tributo conforme a idade do automóvel em cada estado. Somente nesse período, foram visualizados 37,5 milhões de anúncios de carros com direito a IPVA grátis.

“Por mês, foram vendidos uma média de 27 mil carros com isenção de IPVA, o que representa 18% do total de veículos negociados por meio da OLX. Esses modelos são muito vantajosos porque além de não terem a cobrança do imposto, possuem um ticket médio baixo, de cerca de R$ 10.400”, afirma Marcos Leite, COO da OLX Brasil.

“O custo total de um carro vai muito além do preço do veículo, considerando seguro e manutenção, por isso o IPVA grátis pode fazer a diferença na hora da decisão de compra”, explica.

Dentre as marcas que tiveram mais visualizações na OLX, Volkswagen ocupa o primeiro lugar, seguida de Chevrolet e Ford. Em relação aos modelos, Gol, Fusca, o clássico mais amado do Brasil, e Corsa foram os mais visualizados.

Os carros mais pesquisados

Ranking Modelo
1 Volkswagen Gol
2 Volkswagen Fusca
3 Chevrolet Corsa
4 Fiat Palio
5 Fiat Uno
6 Chevrolet Opala
7 Volkswagen Saveiro
8 Chevrolet S10
9 Ford F-1000
10 Volkswagen Kombi
volkswagen gol bolinha 1994 duas portas azul
Volkswagen Gol é o carro com isenção de IPVA mais buscado e comprado do Brasil (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Volkswagen, Chevrolet e Fiat foram as marcas mais vendidas em relação aos carros com isenção de IPVA. Dentre os modelos, Gol, Corsa e Palio ocuparam os três primeiros lugares, respectivamente.

Os carros com isenção de IPVA mais comprados

Ranking Modelo
1 Volkswagen Gol
2 Chevrolet Corsa
3 Fiat Palio
4 Fiat Uno
5 Volkswagen Fusca
6 Chevrolet Celta
7 Ford Fiesta
8 Ford EcoSport
9 Chevrolet Vectra
10 Volkswagen Parati
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eduardo Avelino Barros 3 de fevereiro de 2021

Possuo um gol ano 2006/07 , ele faz 15 anos agora, é preciso pagar o IPVA????

Avatar
Deixe um comentário