Carros de corrida antigos cruzam Grand Prix Historique em Mônaco

Evento também contou com o leilão da McLaren MP4/8A de Ayrton Senna; confira imagens dos clássicos participantes

Por AutoPapo 17/05/18 às 17h00
grand prix maserati a6gcm

A cada dois anos, Mônaco recebe um evento que beira a surrealidade – especialmente para nós, brasileiros, que mal estamos acostumados com o circuito de Interlagos. O país recebe a competição Grand Prix Historique, que conta apenas com carros de corrida antigos.

Os modelos exóticos fazem o sinuoso Circuito de Mônaco anos depois de estrelas como Ayrton Senna deixarem por ali seus nomes. A pista corta por entre prédios, lojas e túneis contracenados por uma paisagem montanhosa e produzindo belíssimas imagens.

monaco grand prix historique maserati
Maserati | Divulgação

O Grand Prix de Mônaco foi feito pela primeira vez em 1929, enquanto sua versão histórica chegou à 11ª edição celebrando o passado nas classes de A a G.

Do total de 180 carros de corrida GP, nenhum foi produzido depois de 1980. Entre as pérolas, estavam um Lotus 25, dos anos 60, Lotus 49 e 78 e Williams FW07B.

Entre as equipes, podia-se encontra exemplares da Brabham, McLaren, Ligir, Tyrrell, Shadow, Cooper, Maserati e Ferrari, segundo detalhou o site Petrolicius.

Veja alguns modelos da Maserati no evento:

Você pode ver alguns destaques da corrida neste vídeo.

Os veículos foram separados pode época de produção, transformando o GP Historique de Mônaco em uma verdadeira aula de história sobre a Fórmula 1.

Na Série A, estavam carros do pré-guerra (antes de 1939); na B, F1s e F2s de antes de 1961; na C, esportivos entre 1952 e 1955; na D, F1s de 61 a 65; E, F1s de 66 a 72; F, F1s de 73 a 78 e, por fim, a Série G, que contava com veículos F3 2.0 fabricados entre 74 e 78.

ayrton senna mclaren f1 1993 monaco
Bonhams | Reprodução

Ayrton Senna no Grand Prix Historique

O herói nacional Ayrton Senna, inclusive, foi o rei do Circuito de Mônaco, tendo vencido a competição seis vezes, um recorde mundial. Na ocasião do Grand Prix Historique, um leilão da Bonham’s vendeu a McLaren MP4/8A que Senna pilotou em 1993 para conquistar a sexta dessas vitórias.

O carro foi vendido pelo equivalente a R$ 18 milhões, coberto pelas cores branco e vermelho do patrocínio da Marlboro, um dos visuais que mais marcaram a memória nacional do piloto.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário