Conheça a Rimac, a fábrica de carros esportivos elétricos da Croácia

A Croácia faz carros elétricos de alto desempenho com a Rimac, marca criada por um jovem inventor e que hoje é dona da Bugatti

rimac nevera branco parado por do sol com montanhas ao fundo
O Nevera tem quase 2 mil cv e e 240 kgfm de torque (Foto: Rimac | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 09/12/2022 às 11h02
Atualizado em 22/03/2023 às 15h21

O próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo é a Croácia, um país com uma história recente na produção de carros. E nessa área não conseguimos competir contra ele, pois os croatas já começaram a indústria automotiva em 2013 com a Rimac Automobili fazendo o carro elétrico mais rápido do mundo.

Essa empresa foi fundada em 2009 por Mate Rimac, um jovem inventor croata que hoje tem 34 anos. Ele sempre se interessou por tecnologia e trabalhava em projetos na garagem da casa de seus pais durante a adolescência. Com 17 anos ele já havia duas patentes registradas a nível internacional.

VEJA TAMBÉM:

rimac e m3 verde frente queimando pneu burnout carro eletrico
O primeiro carro da Rimac foi um BMW Série 3 antigo com motor elétrico de 600 cv

Mate Rimac sempre foi entusiasta de carros também, ele participou de corridas com um BMW 323i 1984 quando tinha 18 anos. Mas após o motor a combustão explodir na pista, o jovem inventor decidiu trocá-lo por um elétrico.

Um BMW Série 3 elétrico de 600 cv e com uma chamativa pintura verde foi a gênese da Rimac que conhecemos hoje. Em 2012 ele quebrou alguns recordes: acelerou de zero a 400 metros em 11,8 segundos e a distância de 1 quilômetro foi atingida em 23,26 segundos.

O supercarro elétrico croata

Com apenas 21 anos, Mate Rimac fundou o seu fabricante de superesportivos, a Rimac Automobili. Um de seus professores havia dito que era impossível fazer carros na Croácia, mas Rimac fez para provar que era possível.

Em 2013 foi lançado o Concept_One, primeiro veículo da marca. Foram produzidas apenas 8 unidades, mas ainda assim o carro elétrico croata chamou a atenção do mundo todo.

O Rimac Concept_One traz quatro motores elétricos, um para cada roda. A potência total desse conjunto é de 1.241 cv, já o torque é de 163 kgfm — maior que o de muitos caminhões. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 2,5 segundo, a velocidade máxima é limitada em 340 km/h.

O carro é todo feito em fibra de carbono e traz um sistema inovador de vetorização de torque. Como cada roda tem o seu motor, o esportivo faz um controle preciso da força que cada um gera para melhorar o desempenho em curvas.

As baterias são grandes, têm 90 kWh de capacidade e proporcionam 330 km de autonomia no ciclo WLTP. O conjunto de baterias é a parte mais pesada de um carro elétrico, esse do Rimac Concept_One é maior que o usado pelo Volvo C40, por exemplo. Por isso, mesmo usando muitos materiais leves, o supercarro croata pesa 1.850 kg.

Acidente deixou o Rimac Concept_One mais famoso

O jornalista britânico Richard Hammond, que faz trio com Jeremy Clarkson e James May na série The Grand Tour e trabalhou com eles no Top Gear, sofreu um acidente com o Concept_One. Durante uma prova de subida de montanha, o jornalista saiu da pista e capotou várias vezes.

O carro pegou fogo e o incêndio continuou por cinco dias, devido as baterias de lítio. Hammond sobreviveu e saiu apenas com uma perna quebrada. Apesar do acidente, o jornalista só teve elogios ao carro, disse que precisa de um vocabulário novo para descrever o desempenho.

O novo carro da Rimac é ainda mais rápido

Em 2021 a Rimac mostrou o Nevera, sucessor do Concept_One. Esse carro foi batizado em homenagem a uma palavra usada na Croácia para tempestades súbitas e cheias de trovões. Adequado para um supercarro elétrico de 1.940 cv.

Isso mesmo, o Nevera tem quase 2 mil cavalo-vapor de potência. O torque de 240 kgfm é próximo ao do motor de 13 litros do caminhão Volkswagen Meteor 28.480. O supercarro elétrico é estilingado de zero a 100 km/h em 2 segundos cravados e atinge 300 km/h em 9,3 segundos.

A velocidade máxima é de 412 km/h, o que faz do Rimac Nevera o carro elétrico mais rápido do mundo. Quando o motorista não estiver tentando buscar esse números e decidir dirigir com tranquilidade, poderá conseguir uma autonomia de 547 km.

A expectativa é de fazer 150 unidades. A primeira delas já foi entregue para o campeão da Fórmula 1 Nico Rosberg. A Rimac colocou um extintor de incêndio na cabine preso por uma tira de couro de que diz “em caso de subida de montanha, use o extintor”. Lidaram o acidente de Richard Hammond com bom humor, assim como o apresentador.

Hoje a empresa croata é dona da Bugatti

O ano de 2021 foi movimentado para a Rimac. Além de lançar esse supercarro elétrico quebrador de recordes, foi anunciada uma joint venture com a Porsche. A marca da Croácia possui 55% de participação e, com isso, ficou como dona da Bugatti.

Com isso foi criada a Bugatti Rimac, com sede na Croácia. Ela será responsável pelos futuros supercarros de luxo da marca francesa. Além disso, a Rimac fornece tecnologia para os carros elétricos do grupo Volkswagen e também para outros fabricantes grandes de todo mundo.

Nada mau para uma empresa criada por um jovem de 21 anos há apenas 13 anos. Se continuar nesse ritmo, Mate Rimac pode virar mais um nome importante na história do automóvel.

Foto: Rimac | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário