Conheça 5 carros do futuro feitos por fabricantes para o cinema

Em produções multimilionárias de Hollywood, é comum que os estúdios peçam para os fabricantes desenharem carros do futuro para os filmes

audi rsq concept will smith
A equipe de design da Audi foi responsável por criar o RSQ para o filme Eu, Robô (Foto: 20th Century Fox | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/02/2022 às 14h32

Sempre existem parcerias entre Hollywood e fabricantes de automóveis. Os filmes da Marvel já serviram de palco para o lançamento de carros da Acura e da Audi, já a Mercedes-Benz lançou o GLE Coupé em Jurassic World (2015). Mas e quando precisam de carros do futuro para algum filme de ficção científica?

A estratégia mais comum é dos fabricantes emprestarem carros comuns de linha, para serem disfarçados pela produção com adereços. Outra tática é emprestar carros conceitos, como foi com o Cadillac Cien no filme A Ilha (2004). Quando existe mais liberdade, os fabricantes criam os carros do futuro com exclusividade, seguindo a temática visual do filme.

VEJA TAMBÉM:

1. Audi RSQ de Eu, Robô (2004)

O filme Eu, Robô (2004) foi baseado em um livro de Isaac Asimov, se passando em um futuro onde robôs são comuns na vida das pessoas. O protagonista é detetive Del Spooner, protagonizado por Will Smith, que não gosta de robôs e sente nostalgia pelo passado analógico.

O carro pilotado por Will Smith no filme é o Audi RSQ, um esportivo com linhas que antecedem o esportivo R8. A parte futurista fica por conta das bolas que são usadas no lugar das rodas e da direção autônoma. Mas como Spooner prefere as coisas analógicas, ele assume o volante do RSQ usando um modo de condução manual durante algumas partes do filme.

O RSQ é o único Audi criado especificamente para o filme, mas outros veículos da marca fazem uma ponta. O sedã A6 é usado como viatura, alguns A2 e TT são vistos nas ruas. Todos usando bolas no lugar das rodas e com modificações estéticas.

2. Lexus 2054 EV de Minority Report (2002)

Em 2002 a Lexus ainda focava no conforto e estava longe de ter a veia esportiva que possui atualmente com a linha F. Mas sua visão de carro para o filme Minority Report (2002), que se passa no ano de 2054, era a de um esportivo elétrico com formato de gota.

O carro aparece no filme em uma cena de luta dentro de sua linha de montagem. O carro é fabrica em volta do personagem de Tom Cruise durante a cena. E ele foge em um Lexus recém-fabricado.

Esse Lexus futurista acabou fazendo figuração no filme A Ilha. O carro pode passar despercebido para os menos atentos. O motivo do carro ter feito essa participação é um mistério, os filmes não são do mesmo estúdio e A Ilha possui colaboração da General Motors.

(Motor V6 Chevrolet)

3. Land Rover City CAB de O Juiz (1995)

A Land Rover é a última marca a se pensar na hora de falar em táxi. Mas acredite, os táxis futuristas City CAB, com estilo cyberpunk, do filme O Juiz (1995) foram feitos pelo fabricante inglês. O chassi usado foi o do 101 FC, uma versão com cabine avançada do antecessor do Defender criada para uso militar.

Esses táxis aparecem apenas como parte do cenário, mas foram feitos com muitos detalhes — assim como a moto pilotada por Sylvester Stallone. Foram usados 31 City CAB no filme, muitos sobreviveram e estão expostos em museus.

Uma ironia do filme é colocar a Land Rover como o último fabricante que sobreviveu nesse futuro distópico. Os constantes problemas de qualidade da marca foram reconhecidos até por seus executivos, que admitem que isso está fazendo a Jaguar Land Rover perder vendas.

4. Chrysler E8 de Logan (2017)

O filme Logan (2017) foi a despedida de Hugh Jackman no papel de Wolverine, trabalho que o ator vem fazendo desde 2000. O longa se passa em uma versão mais dilapidada do ano de 2024, com Logan e Charles Xavier já idosos.

O protagonista trabalha como motorista para poder bancar a compra de um barco, a limusine que ele dirige foi um dos carros fornecidos pela FCA para o filme. O fictício Chrysler E8 foi feito sobre um 300 e desenhado por Nick Pugh, que também foi responsável pela criação dos outros veículos do filme.

Segundo o próprio artista, o E8 foi inspirado pelos Chrysler Imperial e Cadillac dos anos 60. Para quem é interessado por bastidores de filmes, vale a pena visitar o site de Pugh para conferir o seu portfólio e as ideias que levaram aos carros que vemos em Logan.

5. Peugeot Spinner de Blade Runner 2049 (2017)

Blade Runner (1982), dirigido por Ridley Scott, é um clássico da ficção científica e do gênero neo-noir.  Sua inspiração é o romance Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? De Philip K. Dick. Em 2017 o diretor Denis Villeneuve fez uma sequencia do filme, Blade Runner 2049 (2017).

Nesse futuro de Blade Runner, o meio de transport mais popular são os Spinners. Veículos que podem rodar no solo como carros e também podem voar, realizando decolagens verticais. No filme original os spinners não possuíam marcas conhecidas, na sequencia o personagem de Ryan Gosling possui um da Peugeot.

A história por trás desse spinner da Peugeot é turbulenta. O fabricante francês estava com planos de retornar aos EUA e realizou uma oferta generosa para cobrir as de outros fabricantes interessados em estar no filme. Em 2019 o estúdio que produziu o filme processou a Peugeot por má fé e não ter cumprido o contrato de realizar ações publicitárias relacionadas ao filme. O público só ficou sabendo que o spinner era da Peugeot quando viram o veículo no filme.

Bonus: Nike One 2022 de Gran Turismo 4 (2004)

O ano de 2022 chegou e os fãs de Gran Turismo estão cobrando a produtora do jogo e a Nike: é nesse ano que vão finalmente lançar o Nike One 2022? Brincadeiras a parte, o esportivo elétrico futurista feito por uma marca de tênis foi uma das maiores curiosidades do jogo Gran Turismo 4, um favorito entre os fãs de simuladores de corrida.

Esse conceito foi criado pelo designer Phil Frank, o criador do superesportivo Saleen S7. A ideia de um carro da Nike veio do criador de Gran Turismo, Kazunori Yamauchi, após uma visita a sede da empresa.

O conceito criado por Phil Frank é de um carro elétrico que é movido pelo corpo do motorista através de um traje especial. Quanto melhor o condicionamento físico do condutor, mais rápido ele vai. Agora em 2022, o designer atualizou o conceito e juntou ao coro dos fãs que pedem a inclusão do carro em Gran Turismo 7, que será lançado em março desse ano. Será que teremos um lançamento, mesmo que virtual, desse carro de 2022 criado em 2004?

Você pode gostar de cinema, mas não é bom dirigir na posição que usam nos filmes. O Boris explica:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo André Silva Sales 3 de maio de 2022

Isso me lembrou o GT by Citröen que o modelo que existe na vida real usava motor Ford Modular 5.4V8 Aspirado diferente do jogo Gran Turismo 5 (onde ele surgiu) usa 4 motores movido a hidrogênio.
O que é estranho o carro de 2008, e com tecnologia de agora.

Avatar
Deixe um comentário