Carros elétricos da GM colecionam defeitos há quase 30 anos

Incêndios, choques e outros defeitos obrigaram a GM a fazer vários recalls para seus modelos elétricos, desde do estranho EV1 de 1996

Elétricos da gm
Bolt EUV pode dar choque dependendo do cabo usado na recarga (Foto: GM | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/10/2023 às 15h03

A General Motors tem um problema com carro elétrico. Desde o primeiro que ela lançou na década de 1990, que chamava EV1, ele incendiava, pegava fogo quando recarregava. Depois lançou o Volt. Também deu problema, apesar de já ter uma bateria mais moderna. Aí desistiu do Volt e passou para o Bolt.

O Bolt tem o hatch, EV, e tem o SUV, o EUV. Os dois vieram do Brasil. O Bolt já está no terceiro recall. Primeiro, de bateria que pegava fogo. Problema tão grande que nos Estados Unidos a GM falou: “Não encosta o carro na garagem. Para lá na rua. Estacionamento dos EUA não aceitava o Bolt de tão perigoso, tamanho o risco de incêndio. Tá bom, resolveu! 141.000 unidades convocadas.

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Todos os Bolts tiveram que passar por recall para resolver o problema da bateria da LG. Aquela fábrica de televisão também. Aí veio um segundo problema: o disparador do pré-tensionador do cinto de segurança, que provoca faísca. O sistema puxa o cinto para evitar que o motorista tenha problemas, ou o passageiro.

E a centelha estava pondo fogo no revestimento da coluna ao lado do banco. Pode? Aí veio o recall e GM fez o que? Pôs uma chapa metálica em cima para evitar o incêndio.

Mais problemas com os Elétricos da GM

Agora, o terceiro recall. Esse terceiro recall prova que carro elétrico dá choque sim. Porque dizem: “não, o carro elétrico não dá choque”. Mito, não é verdade. O Bolt está aí. E como é que ele dá choque?

O cabo de recarga que é produzido pela Webasto (aquela fábrica de teto solar), no caso do EUV, não do hatch, só do SUV, ele não conversa, o cabo, com software do carro. Então o motorista ao tirar o cabo da tomada, que acabou de recarregar, o software do automóvel não percebe a desconexão e deixa vir corrente para o cabo. Quem tiver manuseando vai tomar choque.

Um choque mínimo, diz a GM, que é uma fraçãozinha de segundo. Mas é um choque e assusta. Então a GM precisa de remanejar e aperfeiçoar a sua equipe de engenheiros, porque são muitos problemas. As outras fábricas também têm problemas porque o carro elétrico está incipiente, mas os da GM estão demais.

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3 Comentários
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Marcus Augusto Giraldi Macedo 16 de outubro de 2023

Esqueceram ainda dos problemas causados por concessionárias despreparadas, deram um curto no meu BOLT e queriam cobrar 115 mil reais para arrumar o que estragaram, levei para uma
Oficina especializada e lá resolveram por menos de 10% do que a GM queria me cobrar, hoje ando com meu BOLT todo adesivado alertando as pessoas para não comprarem elétricos da Chevrolet.

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Carlos Almo 16 de outubro de 2023

E o CEO da GM diz que em breve todos os carros produzidos por ela, serão elétricos….ahhh coitado!
A continuar assim, será mais uma marca defunta!

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Tadeu Castro-BH 15 de outubro de 2023

O problema não é se o carro é elétrico, o problema é a GM..

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