Estes são os carros elétricos com as maiores baterias do mundo

Por enquanto, são as baterias que limitam a autonomia dos carros elétricos, alguns usam de superlativos para ganhar autonomia

ram 1500 rev frente parada carregando
A Ram chegou por último no páreo e veio com uma bateria gigante (Foto: Ram | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 12/11/2023 às 09h02

Apesar de os carros elétricos terem proposta de serem sustentáveis e sensatos, alguns são verdadeiramente exagerados. SUVs e picapes gigantes precisam ter baterias igualmente grandes para proporcionar boa autonomia.

O tamanho das baterias em um carro elétrico é uma verdadeira bola de neve. Quanto maior a capacidade, maior a autonomia. Entretanto, o peso também cresce. Pesando mais, o veículo passa a ser menos eficiência.

VEJA TAMBÉM:

Ou seja, uma picape elétrica de grande porte e com baterias monstruosa pode ter a mesma autonomia de um carro menor. Mas o público nem sempre é racional, o apelo dos veículos que veremos nessa lista acaba sendo mais passional.

1. Ram 1500 RE: 229 kWh

ram 1500 rev tungsten azul frente parada em estrada de terra
A Stellantis já mostrou que terá a maior, porém não disse a autonomia (Foto: Ram | Divulgação)

A Stellantis foi a última a chegar nessa briga de picapes elétricas. Para não ficar desfalcada, ela trouxe consigo a maior bateria já usada em um carro do tipo: são 229 kWh.

A Ram 1500 REV está programada para estrear em 2024. Sua autonomia ainda não foi divulgada.

2. GMC Hummer EV: 212 kWh

gmc hummer ev branco frente parado em trilha com rodas dianteiras e traseiras estercadas
Seu peso vazia é quase o mesmo de uma Ram 2500 carregada! (Foto: GMC | Divulgação)

O pacote de baterias costuma ser a parte mais pesada em um carro elétrico. Somente essa de 212 kWh usado pela GMC Hummer EV pesa 1.400 kg, o mesmo que um Volkswagen Taos.

O peso em ordem de marcha desse mamute é 4.373 kg, pouco menos que uma Ram 2500 levando sua carga máxima. Completando esses superlativos, o Hummer moderno conta com 1.041 cv e acelera de zero a 96 km/h em 3,5 segundos.

3. Rivian R1T: 149kWh

rivian r1t prata frente parada na neve
A primeira picape elétrica dos EUA também foi a recordista em tamanho de batera quando estreou (Foto: Rivian | Divulgação)

Apesar da Tesla ter anunciado sua picape elétrica antes, quem colocou a primeira no mercado foi a Rivian. Quando a R1T estreou em 2021, ela tinha a maior bateria já usada em um carro elétrico: 135 kWh.

Agora em 2023, uma opção com ainda mais capacidade passou a ser oferecida, com 149 kWh de capacidade. Ela pode vir apenas nas configurações de dois motores, deixando de fora a mais forte com quatro motores.

Se essa bateria for combinada com as rodas de 21 polegadas, a Rivian R1T é capaz de rodar até 660 km com uma carga. As rodas maiores, de 22 polegadas, geram maior arrasto e diminuem a autonomia para 610 km.

4. NIO ET7: 140kWh

nio et7 azul lateral parado
O único sedã da lista é esse chinês, com alcance de 1.000 km (Foto: Nio | Divulgação)

A Chinesa NIO é uma marca de carros elétricos que foca em carros luxuosos e de alta performance. O ET7 é seu sedã grande feito para brigar com o Tesla Model S.

O ET7 é oferecido com três opções de baterias, a maior possui 150 kWh de capacidade. Por ter uma boa aerodinâmica, esse sedã consegue autonomia de até 1.000 km no padrão chinês NEDC.

A NIO possui estações de troca de baterias espalhadas pela China, que permitem segui viagem sem ter que esperar horas por uma recarga. E não tem o risco de algum espertinho roubar a vaga com um carro a combustão.

A bateria tão pesada quanto um SUV médio Não significa que a picape vá longe. Sua autonomia é de 613 km no ciclo EPA.

5. Ford F-150 Lightning: 131kWh

ford f 150 lightning xlt branca parada na neve
Dependendo da versão, a Lightning consegue rodar mais de 500 km com uma carga (Foto: Ford | Divulgação)

A primeira picape elétrica grande de marca generalista a estrear nos EUA foi a Ford F-150 Lightning. Ela oferece duas opções de baterias, a de 98 kWh e a de 131kWh.

Essa maior proporciona 510 km de autonomia no ciclo estadunidense EPA. Mas existe uma pegadinha, essa autonomia vale apenas para as versões XLT e Lariat. Na topo de linha, que é mais pesada por ter mais equipamentos, o alcance cai para 480 km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário