Os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023: preços e análises

Chegada do modelo “popular” da chinesa BYD fez muitas montadoras mexerem na tabela de preços de seus modelos a bateria

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iCar teve uma redução de R$ 20 mil em seu preço (Foto: Caoa Chery | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 08/08/2023 às 08h02
Atualizado em 30/10/2023 às 18h39

Ao contrário dos modelos de combustão tradicional, os carros elétricos ficam mais baratos a cada mês. A chegada de novos automóveis movidos exclusivamente a bateria, a guerra de preços na China e em outros mercados e o câmbio favorável estão deixando muitos EVs “acessíveis”.

Só nos meses de julho e agosto, houve redução de preços de Caoa Chery, JAC Motors, Hyundai, Peugeot e Renault em cima de seus modelos zero combustão. Ao mesmo tempo, a Great Wall e a Volvo lançaram novos carros elétricos, que já figuram entre os mais baratos de 2023.

Quem agradece é o consumidor. Veja agora os 10 carros elétricos mais baratos do país, com preços apurados na última semana de agosto.

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1. Caoa Chery iCar – o carro elétrico mais barato do Brasil

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CAOA Chery iCar tem apenas 3,20 m de comprimento, mas pode levar até quatro ocupantes (Foto: CAOA Chery | Divulgação)
  • Preço: R$ 119.990
  • Potência e torque: 61 cv e 15,3 kgfm
  • Autonomia: 282 km

A Caoa Chery baixou o preço do seu carro elétrico duas vezes seguidas depois da chegada do BYD Dolphin. O primeiro abatimento foi de R$ 10 mil em julho e o segundo ocorreu no início de agosto, de R$ 20 mil, mais de 14%. Desta forma, o iCar se mantém como o carro elétrico mais barato do Brasil em 2023 de forma isolada. a.

O subcompacto oferece um dos melhores “consumos” da categoria. Segundo o Inmetro, a eficiência do modelo na cidade é de 69,7 km/le (quilômetros por litro equivalente – se fosse comparar com um carro a combustão a gasolina).

Entre os equipamentos, destaque para ar automático, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 10”, câmera e sensor de ré, teto panorâmico, entre outros. Nas segurança, contudo, também só o exigido por lei: airbag duplo, freios com ABS e controles de estabilidade.

2. JAC E-JS1

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Modelo tem como base o J2, que já foi vendido por aqui
  • Preço: R$ 126.990
  • Potência e torque: 62 cv e 15,3 kgfm
  • Autonomia: 302 km

Após o movimento das marcas rivais em relação aos carros elétricos mais baratos, a JAC Motors não tardou em reduzir o preço do seu automóvel de entrada. Só que com música no Fantástico, já que mexeu três vezes duas vezes em sequência.

Primeiro, cortou em R$ 6.000 na tabela do E-JS1, tirou depois mais R$ 4 mil. Agora, foi mais radical: baixou o preço do pequeno modelo em R$ 9.000 para ser o segundo carro elétrico mais barato do Brasil em 2023.

Na parte de equipamentos, câmera e sensor de ré, central multimídia com conexão para smartphone, chave presencial, ar-condicionado automático, Auto Hold, revestimento de couro, entre outros. Na segurança, monitoramento de pressão dos pneus e os itens previstos por lei: controles de estabilidade, airbag duplo frontal e freios com ABS. Nada mais.

3. Renault Kwid e-Tech

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  • Preço: R$ 139.990
  • Potência e torque: 65 cv e 11,4 kgfm
  • Autonomia: 185 km

A Renault foi uma das últimas a reagir na base do mercado de EVs. Só em agosto a marca francesa baixou em R$ 10 mil o valor do Kwid elétrico, que garante a montadora no pódio dos carros elétricos mais baratos do Brasil.

A opção zero combustão do subcompacto da Renault tem o apelo de uma marca mais estabelecida do país e com uma rede de concessionárias ampla. Contudo, leva a desvantagem em outros aspectos.

Entre os concorrentes mais baratos ou na mesma faixa de preço, é o com menor autonomia. Nos equipamentos, com exceção dos seis airbags e do quadro de instrumentos parcialmente eletrônico, não empolga muito. O ar-condicionado convencional e não oferece chave presencial. Câmera de ré, multimídia com tela de 7” e monitoramento dos pneus são alguns dos itens de série.

4. BYD Dolphin

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  • Preço: R$ 149.800
  • Potência e torque: 95 cv e 18,3 kgfm
  • Autonomia: 291 km

O carro elétrico mais barato da BYD no Brasil chegou em julho para causar no segmento e mexer na lista de carros elétricos mais baratos do Brasil em 2023. O Dolphin tem custo benefício agressivo e, de certa forma, forçou as concorrentes a baixar os preços. Isso porque custa menos de R$ 150 mil, porém acena com mais equipamentos e espaço interno que os subcompactos zero combustão de entrada.

De cara, destaque para os seis airbags, câmera 360 graus, sistema de limpeza dos discos dos freios e a central multimídia com tela rotativa de 12”. Ar automático, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, rodas de liga leve aro 16” e retrovisores externos com desembaçador e aquecimento completam o pacote.

5. GWM Ora 03

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  • Preço: R$ 150.000
  • Potência e torque: 171 cv e 25,5 kgfm
  • Autonomia: 300 km (WLTP)

O carro elétrico mais “jovem” do país já chega também entre os mais baratos de 2023. Com nome da divisão de EVs da Great Wall Motors e um esquisito “zero à esquerda”, o compacto chegou de olho na base do mercado de veículos zero combustão, em especial do BYD Dolphin.

Desde a opção de entrada Skin, o Ora 03 oferece sete airbags, câmera de ré, bancos de couro, chave presencial e retrovisores rebatíveis eletricamente. O quadro de instrumentos e a central multimídia estão integradas em duas telas de 10,25”, cada. Há conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

6. Hyundai Kona EV

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  • Preço: R$ 189.990
  • Potência e torque: 136 cv e 40,3 kgfm
  • Autonomia: 252 km

O Kona desembarcou em julho no Brasil pelas mãos da Caoa Hyundai, que diz que, graças à valorização do real frente ao dólar, o carro elétrico chegou R$ 70 mil mais barato. Só que, nem dois meses depois, o modelo ficou outros R$ 40 mil mais em conta e cravou a sexta colocação entre os carros elétricos mais baratos do Brasil.

O modelo vem com o pacote de assistência à condução Adas. Ele reúne piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa, e alerta de colisão frontal com frenagem de emergência.

O recheio inclui ar automático, bancos dianteiros elétricos com ventilação e aquecimento, multimídia com tela de 10”, head-up display, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e carregador de celular por indução.

7. Seres 3

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  • Preço: R$ 199.990
  • Potência e torque: 163 cv e 30,6 kgfm
  • Autonomia: 300 km (ciclo WLTP)

A Seres começou a venda de veículos de passeio no varejo e já garante seu SUV médio na lista de carros elétricos mais baratos de 2023, depois de baixar o preço do seu modelo mais acessível em R$ 40 mil. Com porte de Jeep Compass, o Seres 3 foi lançado oficialmente com preço promocional de R$ 220 mil, mas o valor oficial era de quase R$ 240 mil.

A operação da empresa, que tem investidores chineses, não prevê concessionárias. As vendas se darão na plataforma da montadora e o pós-venda será feito com base em oficinas credenciadas.

É outro carro elétrico entre os mais baratos e bem equipado. Alerta para evasão de faixa, ar-condicionado automático, quadro de instrumentos eletrônico e configurável, câmera para gravação do percurso, central multimídia com tela de 10”, câmera 360, carregador de celular por indução e teto solar são alguns dos itens de série.

8. Peugeot e-2008 GT

Peugeot e-2008
  • Preço: R$ 209.990
  • Potência e torque: 136 cv e 26,5 kgfm
  • Autonomia: 234 km

A Peugeot reduziu em R$ 40 mil o preço do seu crossover, o que o coloca na oitva posição da lista de carros elétricos mais baratos do Brasil. O e-2008 ficou mais barato até que seu irmão hatch e-208 GT, e usa o mesmo motor e tem a mesma pegada esportiva.

O e-2008 também carrega um desenho alinhado ao modelo europeu, muito mais arrojado que o modelo a combustão feito no Brasil. Entre os equipamentos, piloto automático adaptativo com frenagem autônoma, assistente ativo de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, sensor de ponto cego e câmera 180 graus.

9. Fiat 500e

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Fiat 500e tem um motor que gera 118 cv e 22,4 kgfm, o suficiente para levar o elétrico de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
  • Preço: R$ 214.990
  • Potência e torque: 118 cv e 22,4 kgfm
  • Autonomia: 227 km

A Fiat baixou em R$ 10 mil o preço do seu pequenino, que voltou em 2021 ao Brasil como carro 100% elétrico e até um pouco maior. Continua um subcompacto, porém, bem construído, com dinâmica apurada e bom recheio de equipamentos. Entre eles o pacote Adas com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e sensor de ponto cego.

No mais, traz na segurança também seis airbags, retrovisor eletrocrômico e câmera de ré. No conforto, ar automático, carregador de celular por indução e sensores crepuscular e de chuva. A central multimídia com tela de 10” permite conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

10. Volvo EX30

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  • Preço: R$ 219.950
  • Potência e torque: 275 cv e 35 kgfm
  • Autonomia: 340 km

A Volvo já iniciou a pré-venda do seu carro elétrico mais barato no mundo e o já colocou entre os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil. O EX30 só chega em março de 2024 e tem preço de R$ 220 mil para fechar a lista. A versão mais básica tem baterias de 51 kWh e promete 0 a 100 km/h em 5,7 s, mas esses 340 km de alcance são padrão WLTP e devem cair para uns 200 km pelos padrões do Inmetro.

Toda a linha do EX30 oferece piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa e alertas de ponto cego, de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, de avanços em cruzamentos e de ciclistas na via na hora da abertura de portas.

Ainda tem um sensor posicionado atrás do volante que monitora o motorista. O equipamento vigia os movimentos dos olhos do condutor em até 13 vezes por segundo e detecta se a pessoa está desatenta, distraída ou mesmo sonolenta. Neste caso, um alerta sonoro é disparado.

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2 Comentários
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Supersilva 16 de novembro de 2023

Coloca autonomia, espaço interno e preço, o byd ganha disparado. Comprar uma moto de 4 rodas por mais de 100000 deve ser piadas contada pelos concorrentes.

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João 20 de setembro de 2023

O 4º deveria estar em 3º pois aqui onde eu moro o Renault é bem mais caro que o BYD

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