Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2023: preços e análise

Depois das medidas de estímulo à compra de veículos 0 km, veja como ficou a lista dos automóveis mais acessíveis do país

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
Fiat Mobi está isolado no posto de carro mais barato do Brasil (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 18/01/2023 às 16h31
Atualizado em 02/11/2023 às 15h16

O mês de setembro foi marcado por alguns reajustes de montadoras nas tabelas e também por reposicionamento de determinadas linhas de automóveis. Tais movimentos mexeram na lista dos 10 carros mais baratos do Brasil em 2023. Inclusive, nas primeiras posições.

Com base em preços apurados na segunda quinzena de outubro, veja agora quais são os 10 carros mais baratos do país. Consideramos sempre a versão mais em conta dentro de cada modelo e com base nos preços públicos sugeridos pelas fabricantes para todo o Brasil – exceto a Zona Franca de Manaus. É interessante também consultar a tabela Fipe para comparar e verificar a depreciação e os valores médios no mercado atual.

VEJA TAMBÉM:

1. Fiat Mobi, o carro mais barato do Brasil

fiat mobi like 2022 cinza
  • Preço: R$ 69.990
  • Versão: Like
  • Motor: 1.0 8V

Sem mudar a o preço do Mobi, a Fiat garantiu para ele posto de carro mais barato do Brasil em 2023. A opção Like do subcompacto continua como a mais em conta da marca italiana. E mesmo se formos colocar um item de segurança importante, o modelo continuará abaixo do rival Renault Kwid no preço.

Controles de estabilidade e assistente de partida em subidas estão disponíveis somente como kit opcional Pack Safety, que custa R$ 700 a mais.

O Mobi também só sai de fábrica com o airbag duplo frontal exigido por lei. No mais, ar, vidros dianteiros (com função “um toque”) e travas elétricos, computador de bordo, direção hidráulica e o veterano motor 1.0 Fire de quatro cilindros, que foi recalibrado para se adequar às novas normas Proconve L7.

2. Renault Kwid

renault kwid zen vermelho 1
Renault Kwid
  • Preço: R$ 71.190
  • Versão: Zen
  • Motor: 1.0 12V

A Renault reajustou em mais de R$ 2.000 o seu Kwid de entrada e, desta forma, o subcompacto da marca francesa perdeu o posto de carro mais barato do Brasil para o Mobi. Pelo menos, em sua versão básica Zen, o hatch oferece nível de equipamentos razoável para uma vida digna na cidade e o visual remodelado no início de 2022.

Controles de estabilidade, de tração e de subidas, quatro airbags, ar, direção elétrica, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor são itens de série no carro mais barato do país. O motor é o 1.0 tricilíndrico, que também faz o Kwid ser o carro a combustão mais econômico do país.

3. Citroën C3

citroen c3 2023 live 2
  • Preço: R$ 71.190
  • Versão: Live
  • Motor: 1.0 6V

O C3 se segura na terceira colocação entre os carros mais baratos do Brasil em 2023 desde o seu lançamento, no segundo semestre do ano passado. O bom é que a terceira geração do hatch da Citroën se vale de uma lista de equipamentos enxuta e do motor 1.0 Firefly três-cilindros, de origem Fiat e com até 75 cv.

Com jeitão de SUV, o modelo tem boa altura do solo, airbags frontais e controles de estabilidade e tração obrigatórios (por lei), assistente à partida em rampas e monitoramento dos pneus.

Completam a lista os itens de conforto também “mais do mesmo”. Ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos. Só esqueça equipamentos como central multimídia e até mesmo ajustes de altura do volante e do banco do motorista, que aparecem apenas em configurações mais caras.

4. Fiat Argo

fiat argo drive 1 0 s design 2023 cinza visto de cima parado em estudio
Argo também sofreu na pandemia
  • Preço: R$ 80.990
  • Versão: 1.0
  • Motor: 1.0 6V

A configuração mais barata do hatch compacto da Fiat já ultrapassou a barreira dos R$ 80 mil. Mesmo assim, se mantém num destacado quarto lugar entre os carros mais baratos do Brasil no ano de 2023.

Sem sobrenome, a configuração de entrada do Argo usa o mesmo motor Firefly de 77/70 cv do C3. Em equipamentos, é bastante tímido. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme.

O modelo não tem controle de estabilidade, de tração e de subidas de série. Pelo menos, a Fiat voltou a ofertar tais itens de segurança no Pack Safety, e com preço bastante honesto: R$ 490.

5. Hyundai HB20

hyundai hb20 sense 2023 prata frente 1
  • Preço: R$ 82.890
  • Versão: Sense
  • Motor: 1.0 12V

A Hyundai mexeu na linha 2024 do HB20, que  ganhou algumas versões e garante o hatchback na quinta posição entre os carros mais baratos do Brasil de 2023. Porém, a Sense que conhecíamos sumiu do site da montadora e agora só aparece a Sense Plus como opção mais básica.

Que bom, porque nesta versão o HB20 tem uns itens mais bacanas. Destaque para o preto fosco nas colunas centrais e na moldura das portas, além de capas dos retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. Dentro, em vez de som simples, central multimídia com tela de 8” e conetividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

Chama ainda atenção pelos itens de segurança. Controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e seis airbags são de série para toda a linha. Ar, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos. O som é simples, com Bluetooth e tomada USB.

6. Renault Stepway

Renault Stepway 1.0
As rodas são de 15” (Foto: Renault | Divulgação)
  • Preço: R$ 83.990
  • Versão: Zen 1.0
  • Motor: 1.0 12V

O Stepway ficou mais caro nos reajustes promovidos pela Renault, mas conseguiu a sexta colocação entre os 10 carros mais baratos do Brasil. A configuração de entrada Zen é a única que oferece o motor 1.0 SCe de três cilindros e a mesma relação de equipamentos do falecido Sandero S-Design – a variante civil do compacto, que deixou de existir.

A opção chega com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros e travas elétricos, faróis de neblina, chave tipo canivete e computador de bordo. De “diferente”, sensor de ré, luzes diurnas de LEDs e a central Media Evolution – com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de quatro alto-falantes. Na segurança, quatro airbags, mas nada de controles de estabilidade e de tração.

7. Chevrolet Onix

onix fabrica
  • Preço: R$ 85.290
  • Versão: 1.0
  • Motor: 1.0 12V

A única versão aspirada do Onix ganhou algumas posições entre os carros mais baratos do Brasil com as mudanças ocorridas nos portfólios da Fiat e da Peugeot. Na lista, porém, o hatch da General Motors é um dos com a relação de equipamentos mais interessante.

O Onix aspirado e sem sobrenome sai de Gravataí (RS) com seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, limitador de velocidade, som com Bluetooth e vidros dianteiros e travas elétricos. O motor três-cilindros ainda se destaca pela eficiência.

8. Volkswagen Polo Track

volkswagen polo track 2023 prata pardo em rua de paralelepipedos
O Track traz suspensão 1,6 cm mais alta
  • Preço: R$ 86.390
  • Versão: Track
  • Motor: 1.0 12V

O Polo Track foi lançado para ser o carro mais barato da Volks em 2023 e também entre os mais baratos do Brasil. A nova versão aliviada do hatch, que chegou para substituir “simplesmente” o Gol, estreou com preço abaixo dos R$ 80 mil, porém, claro, sofreu reajustes.

O Track usa o mesmo motor três-cilindros do veterano e aposentado compacto – e das versões de entrada do “novo” Polo. Contudo, a simplicidade no acabamento e nos equipamentos é o que diferencia essa opção dos demais integrantes da linha 2023 do hatch, remodelada no ano passado.

Os faróis têm refletores simples, o parachoque é diferente e o acabamento interno deveras singelo. Pelo menos, herdou do restante da gama os quatro airbags e os controles de estabilidade, tração e subidas – que não faziam parte da realidade do Gol. No mais, a “receita de bolo” inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos.

9. Peugeot 208

peugeot 208 fundo claro portal
  • Preço: R$ 89.990
  • Versão: Like
  • Motor: 1.0 6V

As versões do belo Peugeot, com o motor Firefly de origem Fiat, continuam a colocar o 208 como um veículo competitivo no mercado. Só que o hatch ficou R$ 5.000 mais caro em menos de dois meses e encostou nos R$ 90 mil em em sua versão de entrada Like.

Entre os equipamentos, o carro mais barato da linha compacta importada da Argentina, traz um recheio interessante. São quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, Isofix e luz de condução diurna na parte de segurança.

No mais, ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia com conexão de smartphones, ajustes de altura e profundidade do volante, entre outros.

10. Fiat Cronos (sedã mais barato do Brasil)

cronos 1 0 031
  • Preço: R$90.290
  • Versão: 1.0
  • Motor: 1.0 6V

O fim da versão de entrada mais simples do Cronos fez o sedã despencar para a última posição entre os carros mais baratos do Brasil em 2023. Agora, a opção inicial da gama é a Drive – antes era a 1.0 sem sobrenome -, só que R$ 7.000 mais cara.

O motor é o 1.0 Firefly e entre os equipamentos deve o controle de estabilidade, oferecido como opcional por R$ 490. No mais, sensor de ré, ar, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, coluna de direção com ajuste de altura, monitor de pressão dos pneus. Destaque para central multimídia com tela de 7” e conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Se você deseja se manter atualizado sobre os carros 0km mais baratos segundo a Fipe, confira aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcell 10 de novembro de 2023

Os carros não chegaram neste preço com o atual governo. Não morro de amores pelo Lula, mas esses masoquistas de milico ficam batendo na mesma tecla, ao invés de postarem algo que se aproveite. Com esses preços, se colocar mais um pouco em cima, você compra um Nissan Kicks, que apesar do motor renault é um ótimo carro.

Avatar
Sarah 12 de agosto de 2023

Misericórdia!
Acho que acessei o link dos mais caros! 🫣

Avatar
Emilson 29 de abril de 2023

No Brasil carro popular para quem? Com esse valor é piada

Avatar
Edu 21 de abril de 2023

Faz o eli

Avatar
Elias gomes 21 de março de 2023

FAZ O. ELLE

Avatar
Mateus 9 de março de 2023

Esquece o preço dos carros, o importante é que o amor venceu o ódio!

Avatar
sozinho.com@gmail.com 13 de março de 2023

É verdade, com o tempo o Brasil vai deixar de ser esse hospício que se tornou nós últimos 5 anos

Avatar
Katie pollyanna 14 de maio de 2023

Sempre tem um gado mugindo pqp ! Lula vai baixar o preço liga n gadob

Avatar
Mateus 15 de maio de 2023

Vai sim, o lulis vai tirar do próprio bolso. Aliás, já recebeu a sua picanha?

Avatar
Rafael K.F. 24 de janeiro de 2023

Vcs cometem o mesmo erro de outros sites, pressa ou é preguiça de pesquisar:
Onix tem os 4 vidros elétricos, não importa a versão, mesmo a versão abaixo da LT sem sufixo no nome.
Não existe Onix da nova geração com apenas os vidros elétricos dianteiros, isso é espalhar desinformação!

Avatar
RuyJr 24 de janeiro de 2023

O articulista deve ser pago pelos fabricantes !
O que significa “mais baratos” ?!?!
O título deveria ser “os menos vergonhosamente caros” !

Avatar
Abhishek Sharma 23 de janeiro de 2023

I am sorry, I am not able to provide you with a list of the 10 cheapest cars in Brazil for 2023 as my knowledge cut-off is 2021 and I have no information about the prices and analysis of the cars in 2023. However, I can provide you with some general information about the car market in Brazil.

Brazil has a large car market and is a major producer of automobiles, with many domestic and foreign manufacturers present in the country. The market is highly competitive, with a wide range of vehicles available at different price points. Factors such as fuel efficiency, safety, and technology are among the key considerations for buyers.

Avatar
Luis Carlos 21 de janeiro de 2023

To muito satisfeito com o meu Ka Sedan 20/21.

Avatar
Santiago 19 de janeiro de 2023

Quem comprou ou trocou veículos até 2019, ainda conseguiu pagar preços mais realistas..
De 2020 pra cá os preços dispararam a níveis perversamente especulativos, puxados sobretudo pela moda dos “suvs”-fantasia.
Depois disso os automóveis não valem mais os preços atualmente praticados aqui no Brasil. Na se trata de ser caro ou barato, se trata de não valer mesmo.

Avatar
Daniel 19 de janeiro de 2023

Excelente análise. Penso tb que os preços aumentaram assim (preços que os consumidores foram aceitando sem maiores questionamentos, frise-se) pra diminuir a distância de valor pros carros elétricos e tentar justificar o valor deles, que são a nova mina de ouro dos fabricantes.

Avatar
Marcio 23 de janeiro de 2023

Isso sem contar que no caso dos carros elétricos a única coisa que vai mudar na questão ambiental é que somente vai mudar a poluição de lugar. Nessa conferencia do clima que tivemos recentemente em Davos. Perguntas que não calam:: por que não foi feita remotamente, pois todos utilizaram avião para chegar lá? Quando terminou a era glacial, será que já existia efeito estufa, proveniente dos automóveis? Será que esse aquecimento não é um ciclo normal do planeta terra e apareceram alguns espertinhos para ganhar dinheiro?

Avatar
Fabius 19 de janeiro de 2023

Prefiro continuar com meu Ford Ka 98, super econômico, confortável e sem IPVA.

Avatar
Mateus 19 de janeiro de 2023

Faz o L

Avatar
Claudio 22 de fevereiro de 2023

Deixa de ser retardado, carro ficou caro no governo genocida

Avatar
Fernando 8 de março de 2023

Lembrando também que o IPVA e o seguro particular dos carros dessa lista “mais baratos 2023”, variam de R$ 2.000 a R$ 3.000 cada. Apertou demais da classe média pra baixo !

Avatar
carlos de janeiro 6 de março de 2023

Faz a estrela de David e nao amola mané

Avatar
Leandro 19 de janeiro de 2023

Se esses são os mais baratos, imagina quanto não custa os carros bons rs

Avatar
Fernando B 19 de janeiro de 2023

80 mil reais em carros 1.0 aspirados. Com todo respeito, mas eu prefiro meu Fiesta rocam 1.6 já defasado, porém que não passa sufoco com 4 pessoas abordo e ar ligado.

Avatar
Willian 1 de março de 2023

Ótimo carro

Avatar
Cadillata 19 de janeiro de 2023

Nenhum acima de 1.0.
É uma pena.

Avatar
Deixe um comentário