Revolucionários: estes são os 5 carros mais importantes do Brasil

Podemos não notar, porém alguns lançamentos acertam em cheio com alguma inovação a ponto de alterar o custo da indústria

hyundai hb20 prata frente parado
O HB20 que vemos tanto nas ruas teve um impacto no resto da indústria (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/05/2023 às 09h02
Atualizado em 18/05/2023 às 17h01

Se hoje o cenário automotivo brasileiro é do jeito que conhecemos, devemos isso a alguns carros que apostaram em fórmulas novas e deram muito certo. Por isso, podemos dizer que esses modelos inauguradores de segmentos são os mais importantes do Brasil.

Os SUVs derivados de carros, as picapes intermediárias e até mesmo os hatchbacks compactos já forma considerados algo de outro mundo. Quer saber quais são esses carros importantes para o Brasil? Confira na lista.

VEJA TAMBÉM:

1. Fiat 147

fiat 147 1976 ouro preto igreja de sao francisco de assis
O 147 trouxe o conceito de motor transversal ao Brasil (Foto: Fiat | Divulgação)

A Ford e a General Motors estava consolidadas no Brasil desde o início do século e a Volkswagen conseguiu seu espaço nos anos 50. A Fiat chegou tarde, em 1976, e trouxe consigo várias novidades para o Brasil com o 147.

O que faz desse hatch italiano um dos carros mais importantes do país é trazer o conceito de motor transversal, que hoje é norma em veículos de tração dianteira. Isso reduz a área ocupada pelo propulsor, permitindo aproveitar melhor o espaço da cabine.

O Fiat 147 acabou inovando também de outras formas: teve a primeira caminhonete derivada de um carro de passeio do Brasil, que por sua vezes virou base para um furgão.

2. Chevrolet S10

chevrolet s 10 cabine simples 1996 vinho frente parada em gramado
O porte médio da S10 conquistou os brasileiro e virou a norma das picapes (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Caminhonetes grandes sempre foram o padrão no Brasil. Isso foi quebrado pela Fiat 147 City, que era bem compacta. O meio termo não existia por aqui, só veio com a abertura das importações nos anos 90.

Quem realmente consolidou esse segmento foi a Chevrolet S10, a primeira média de produção nacional. De início trazia apenas motores a gasolina e cabine simples, mais tarde vieram a cabine dupla e o propulsor à diesel.

Hoje as médias são as favoritas do mercado, a ponto das grandes nacionais terem saído de linha. Os modelos maiores voltaram como carros de luxo, trazendo motor V8 e preço elevado.

3. Ford EcoSport

ford ecosport 2003 vermelho frente em estrada de terra
Os SUVs que dominam o nosso mercado só existem por causa do EcoSport (Foto: Ford | Divulgação)

Jeep Renegade, Honda HR-V, Volkswagen T-Cross, Renault Duster, Nissan Kicks, Caoa Chery Tiggo 5x, Chevrolet Tracker… Todos esses SUV compactos devem sua existência ao Ford EcoSport.

O fabricante queria lançar aqui o Fusion europeu, que era uma minivan derivada do Fiesta. A equipe brasileira adaptou o projeto para um SUV, que combinava mais com o gosto brasileiro. Esse interesse pelo estilo fora de estrada já era demonstrado pelo sucesso da Fiat Palio Adventure.

O desenho inspirado no Explorer, o estepe pendurado na traseira e o preço mais acessível que o de SUVs de verdade fizeram do EcoSport um sucesso — e um dos carros mais importantes do Brasil. A segunda geração trouxe mais refino para brigar com os novos concorrentes.

Hoje ele deveria estar na terceira geração, mas a Ford preferiu encerrar a produção nacional e, assim, abandonar o segmento que criou.

4. Hyundai HB20

hyundai hb20 cinza frente parado
O HB20 subiu o padrão dos compactos nacionais (Foto: Hyundai | Divulgação)

O Hyundai HB20 foi o carro que aprimorou a fórmula de carros compactos que começou lá com o Fiat 147. Quando o pequeno coreano estreou aqui, nossos hatchbacks traziam desenhos simples, vinham mal equipados e muitos usavam mecânica defasada.

O HB20 chegou oferecendo um projeto moderno, com desenho que tinha apelo emocional e ainda era generoso com os equipamentos. Ele pode não ter ultrapassado os líderes na época, mas obrigou que a concorrência se movimentasse para melhorar seus carros.

Graças ao HB20, hoje temos carros de entrada mais refinados, como é o caso do Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Peugeot 208. Por isso ele entra na lista como um dos carros mais importantes do Brasil.

5. Fiat Toro

fiat toro fca divulgacao capa
O segmento criado pela Toro gerou interesse fora do Brasil (Foto: Fiat | Divulgação)

Teoricamente, esse segmento de picapes intermediárias derivadas de SUVs compactos foi inaugurado pela Renault Duster Oroch. Porém a Fiat chegou alguns meses mais tarde e riu melhor: a Toro tinha um porte levemente maior, desenho mais arrojado, vinha mais equipada e trazia o apelo do motor diesel.

Essa inovação da Fiat brasileira chamou a atenção em outras partes do mundo: a Hyundai Santa Cruz e a Ford Maverick parecem ter bebido um pouco dessa fórmula. A Chevrolet fez a nova Montana focando no lado mais urbano da Toro, com porte menor e suspensão voltada para o asfalto.

Era para ter um concorrente feito pela Volkswagen, que poderia até trazer motor diesel, mas o projeto foi congelado. A Toro continua reinando sozinha, muitas vezes vendendo mais que a Toyota Hilux.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário