Os 10 carros que menos desvalorizaram em 2020

Separamos os modelos - com valor até R$ 100 mil - que menos depreciaram nos últimos doze meses; Onix foi o campeão

Por Fernando Miragaya 01/01/21 às 09h09
chevrolet onix 2020 hatch visto de frente
Chevrolet Onix, o carro que menos perdeu valor em 2020, tem sete versões de acabamento (Foto: Chevrolet | Divulgação)

A desvalorização do veículo é quase tão importante para o consumidor brasileiro quanto o valor final do carro. Perder pouco dinheiro na hora de repassar o seminovo é um fator de compra importante para muita gente. A KBB Brasil, empresa especializada em preços de automóveis novos e usados, fez um levantamento exclusivo para o AutoPapo com os carros que menos desvalorizaram em 2020.

A lista, porém, reúne veículos mais “pé no chão”. Estabelecemos um limite de preço e só trouxemos nesse ranking os carros até R$ 100 mil que menos perderam valor ao longo dos últimos 12 meses. O estudo da KBB levou em consideração o chamado Preço de Revendedor, que se refere ao preço que os lojistas praticam ao revender o veículo no mercado.

LEIA MAIS

1. Chevrolet Onix

Ser o carro mais vendido do país traz vantagens, como a boa revenda. Além de ser fácil de passar pra frente, o hatch compacto da General Motors foi o carro que menos desvalorizou. Aliás, nem desvalorizou: ele valorizou. Em média, um Onix 0 km comprado no ano passado pôde ser negociado com preço 1,84% maior em 2020, segundo o levantamento da KBB Brasil.

O modelo é comercializado atualmente em sete versões de acabamento, com motor 1.0 aspirado ou turbo. Os preços ficam entre R$ 58.590 e R$ 82.090.

2. Volkswagen Fox

O veterano compacto é um projeto já com quase duas décadas, mas em termos de desvalorização é um dos destaques – e um dos muitos Volkswagen que você verá nesta lista. Sempre apontado como carro com chances de sair de linha, o hatch altinho perdeu só 0,54% do valor este ano na comparação com 2019.

volkswagen fox xtreme branco rodando em rodovia
Preços do Volkswagen Fox partem de R$ 54.890 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Bom ressaltar que o Fox só é vendido em duas opções no mercado brasileiro atualmente. Os preços ficam em R$ 54.890 e R$ 60.490, sempre com o velho motor EA 111 1.6 de 104/101 cv e câmbio manual de cinco marchas.

3. Volkswagen T-Cross é o terceiros dos carros que menos desvalorizaram

O modelo se destacou como o SUV compacto com a menor desvalorização do mercado e o terceiro veículo entre todos os carros até R$ 100 mil que menos depreciaram no ano que passou. Com vendas em alta em 2020 – é o utilitário mais vendido da categoria e chegou a ser o carro mais emplacado do país em um mês -, se vale da reputação da marca alemã para manter a baixa perda, com índice negativo de apenas 0,66%.

vw t cross 200 tsi branco estacionado em garagem foto alexandre carneiro 8
Volkswagen T-Cross é um dos SUVs para pessoas com deficiência (PcD) mais vendidos do Brasil (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O T-Cross é vendido em três configurações de acabamento. Parte de R$ 95.550 na 200 TSI com motor 1.0 turbo de 128/116 cv e chega a R$ 125.690 na Highline 250 TSI com o 1.4 turbinado de até 150 cv.

4. JAC T50

Quem disse que carro chinês desvaloriza demais? Pelo menos o T50 está aí para provar o contrário. O utilitário esportivo compacto da JAC Motors foi um dos carros que menos desvalorizou em 2020. Perdeu apenas 1,08% em 12 meses.

Tudo bem que o modelo teve apenas 90 unidades emplacadas no Brasil entre janeiro e novembro, mas quem comprou pode ter certeza de que não vai perder muito dinheiro – pelo menos na hora de repassar o SUV.

jac t50 2021 cinza visto de frente
Frente do JAC T50 2021 foi completamente reformulada (Foto: JAC | Divulgação)

E olha que o carro nem é, assim, tão barato. O T50 é vendido em versão única por R$ 99.990, com motor 1.6 e câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável).

5. Volkswagen Polo: o quinto dos carros que menos desvalorizaram em 2020

Mais um Volks na lista dos carros que menos desvalorizaram em 2020, e que mostra que volume de vendas também não é garantia de baixa depreciação. O hatch, que figura ali entre os chamados compactos premium, teve perda de 1,63% no último ano – bem melhor até mesmo que o Gol, seu companheiro de concessionária, que vende duas vezes mais e é mais barato.

vw polo 200 tsi comfortline cinza de frente
Versão de entrada do Volkswagen Polo é vendida por R$ 60.090 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O Polo é ofertado pela marca alemã em seis versões com preços a partir de R$ 60.090. Há opções com motores 1.0 e 1.6 aspirados, e 1.0 e 1.4 turbos, com caixas manuais ou automáticas de seis velocidades.

6 – Volkswagen Virtus

O três-volumes da Volkswagen é o primeiro desta lista de carros que menos desvalorizaram em 2020 a ultrapassar a barreira dos 2% de perda. De um ano para o outro, o Virtus, em média, apresentou depreciação de 2,54%. Terceiro sedã mais vendido do país, o modelo se vale de bom espaço, seguro com valor controlado e do fato de as versões automáticas respondem por quase 90% das vendas – equipamento que hoje faz muita diferença no mercado de seminovos.

volkswagen virtus highline cinza dianteira
Volkswagen Virtus perdeu 2,5% de seu valor em 2020 (Foto: AutoPapo)

A única opção manual é justamente a mais barata, a 1.6 MSI de R$ 76.050 – a versão Sense, mais em conta e automática, é exclusiva para PcD. Nas outras quatro variantes é equipado com câmbio automático de seis marchas e motor 1.6 aspirado, ou 1.0 e 1.4 turbos.

7. Fiat Argo

O exemplar da marca italiana que menos deprecia no mercado é o sétimo colocado neste ranking. Mas isso não desmerece o Argo, que desvalorizou, em média, 2,85% de 2019 para 2020.

Oitavo carro mais vendido do país, pesa a favor do hatch o fato de a Fiat fazer promoções agressivas para o modelo na rede, onde é fácil encontrá-lo por preços abaixo dos R$ 50 mil.

fiat argo drive 1 3 gsr preto rodando em rua brasileira
Fiat Argo oferece sete versões de acabamentos para os brasileiros (Foto: FCA | Divulgação)

Na tabela oficial, o Argo é vendido por R$ 54.290 na versão de entrada 1.0. Ao todo, são sete opções de acabamento, com motores 1.0 e 1.3 da família Firefly, ou 1.8 da veterana linha E.torQ.

8. Fiat Cronos

Outro modelo que também se beneficia das ofertas da marca italiana e está entre os carros que menos desvalorizaram em 2020 é o Fiat Cronos.

É fácil encontrar o sedã mais barato (1.3) por cerca de R$ 58 mill, enquanto o preço oficial sugerido pela fábrica é R$ 63.090. Isso contribui para que o Cronos tenha uma desvalorização bastante moderada de 3,40%, de acordo com o levantamento da KBB Brasil

fiat cronos 2021 hgt 1 8 vermelho rodando em cidade
Fiat Cronos HGT 2021 tem valor sugerido de R$ 84.190 (Foto: FCA | Divulgação)

A linha do Cronos reúne cinco versões. Além do motor 1.3 de até 109 cv, há opções com o 1.8 E.torQ de 139/135 cv, estas sempre com o câmbio automático de seis marchas e com preço de R$ 84.190 para a topo de linha HGT.

9. Volkswagen Up!

Estava com saudade de um Volkswagen nessa lista, né, meu filho? Pois a marca alemã volta ao ranking dos carros que menos desvalorizaram em 2020 com o subcompacto que, segundo fontes, está pela hora da morte. Bem, se o up! sobreviveu ao ano que passou foi pela boa aceitação do carro entre os seminovos, onde costuma ter ótima liquidez, o que se refletiu em uma depreciação de 3,41%, bem próxima à do Cronos.

vw up 2021 xtreme vermelho de frente
Volkswagen up! 2021 foi lançado na versão única Xtreme (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O modelo foi ofertado em 2020 em três versões, tudo linha 2019/20 devido à nova Resolução do Contran que obriga, desde janeiro, a todos os carros terem encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes. Mas agora, só tem uma versão.

Em dezembro, a Volks lançou a linha 2021 do Up! Apenas na opção Xtreme, por R$ 60.090 e configurado para quatro passageiros.

10. Volkswagen Saveiro é o último dos 10 carros que menos desvalorizaram

Quem mudou de geração foi a líder Fiat Strada, mas a picape compacta que menos perde valor no mercado é a Saveiro. Em 12 meses, foram 3,83% de desvalorização, o que faz a Volks fechar esse Top 10 com mais um carro. Contribui para a perda moderada a fama de robusta e de custo baixo de manutenção do modelo.

vw saveiro robust vista de frente estacionada com cenário fabril atrás
Saveiro parte de R$ 59.990 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A Saveiro é vendida em quatro versões de acabamento, com cabine simples ou dupla e preços a partir de R$ 59.990. O motor é sempre o 1.6 16V MSI de até 120 cv de potência.

SOBRE
54 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
osvaldoperez 10 de janeiro de 2021

Matéria estranha
Saiba quê não tem mais otários
Todos nós estamos ligados no mercado
…. já foi o tempo quê acreditávamos em lorotas…

Avatar
Ney Dias 7 de janeiro de 2021

Por que o toyota etios xls 1.5 sedan não entrou na pesquisa, será que esta tão desvalorizado, eu pretendo trocar o meu por outro da mesma marca não troca nunca, tem que ser outra marca convincente.

Avatar
Jr. Theo 6 de janeiro de 2021

Entendi que a matéria trata do assunto carros seminovos de “até” R$ 100.000,00. Qual Corolla seminovo custa até R$ 100.000,00? Agora, se fosse “usadão” até R$ 100.000,00 certamente ia ter Corolla 2017, Civic 2016/17, Cruze 2018… E por aí vai…

Avatar
Mario 3 de janeiro de 2021

Os carros como Toyota Corolla,Honda fit alguns deles que eu tenho certeza que não se desvaloriza,alguns vende até acima da tabela Fipe,sem choro

Avatar
AGNALDO NUNES 5 de janeiro de 2021

O JAC essa é a maior piada!

Avatar
Demostenes 6 de janeiro de 2021

Também pensei isso,eu amigo!

Avatar
Demostenes 6 de janeiro de 2021

Também pensei isso,meu amigo!

Avatar
celyo 3 de janeiro de 2021

vcs estão entrando na onda e vendo só preço de carro, tanto usado quanto novo, não é exatamente esses (e outros) carros q menos desvalorizaram e sim essa coisa estranha de inflação no mercado, se vcs observarem está TUDO CARO, ESTA TUDO SENDO SUPERVALORIZADO e a porra do dinheiro cada vez mais desaparecendo, olhem em volta…é alimentação vestuário, imóvel, COMBUSTÍVEIS etc, então se for assim, nada está sendo desvalorizado no mercado, só O DINHEIRO E O EMPREGO.

Avatar
XIMITH BR 5 de janeiro de 2021

Matéria comprada e muito suspeito ter tantos carros
ultrapassados VW

Avatar
AGNALDO NUNES 5 de janeiro de 2021

Concordo plenamente, esses carros da vw estão pra lá de ultrapassados ninguém quer, que matéria mentirosa, kd os hondas e Toyota?

Avatar
Elisio Lima 6 de janeiro de 2021

Concordo e piada

Avatar
José de Andrade 5 de janeiro de 2021

Realmente você tem razão o custo de vida está alto demais com a desvalorização da moeda e o brasileiro perdendo poder de compra cada vez mais, sem a mínima preocupaçao dos nossos DESGOVERNANTES que só pensam em garantir e aumentar os seus privilégios!

Avatar
Andre simoes 6 de janeiro de 2021

O cara q fez a matéria n manja de nada. Comprei ha 1 ano e meio atrás um fusca tsi 2013 por 70k vendi mes passado por 82k. Aprenda a comprar carro e a vender meus caros.

Avatar
André Nunes Carneiro 2 de janeiro de 2021

Essa matéria tá muito estranha mesmo, corola e Civic são os menos que desvalorizam no mercado e não aparecem em posição nenhuma

Avatar
Valter 2 de janeiro de 2021

Vergonha nenhuma, foi encomenda com certeza.

Avatar
CARLOS JOSE DA TRINDADE 2 de janeiro de 2021

Que matéria mais encomendada meu Deus,

Avatar
Luis fernando Branco vieira 2 de janeiro de 2021

Tbem acho uma mentira isso porque tem carros muito mais valorizados no mercado um deles são os Toyota,Honda, Hyundai,etc… São marcas que caem muito pouco o preço.

Avatar
Charles de Paulo Souza 2 de janeiro de 2021

Eu trabalho vendendo e comprado carro isso é uma mentira

Avatar
Gustavo Rodrigues Gomes 2 de janeiro de 2021

MENTIRA DESLAVADA

MATÉRIA TENDENCIOSA PARA CONSUMIDOR SE ILUDIR E COMPRAR CARRO ENCALHADO.

Avatar
Marco Cidon 2 de janeiro de 2021

Matéria totalmente falsa. Não colocaram nenhum modelo da Honda e da Toyota, as duas marcas que menos desvalorizam.

Avatar
Marcio 1 de janeiro de 2021

O onix e tao quente no mercado que ate pega fogo! Kkk mais um pegou fogo esse mes, e nem turbo era. Os turbos ja sabemos do fiasco. GM pagando forte marketing indireto.

Avatar
Pablo 2 de janeiro de 2021

Essa matéria é totalmente mentirosa , pois tanto garagistas como concessionárias pagam entre 10 e 30 % abaixo do preço de tabela em qualquer um dos modelos citados acima , e esse índice considera a Km ( menos 10.000) no ano .

Avatar
Adenilson Correa 2 de janeiro de 2021

A pesquisa é baseada no preço de venda no mercado de seminovos e nao no preço de conpra pelo revendedor!
Você queria que um lojista comprasse seu carro seminovo, revendesse, tivesse yodo trabalho, assumir a garantia de 3 meses obrigatório por lei e nao tivesse lucro?
Pra nao perder os 15% a 20% é só você realizar a revenda particular.

Avatar
Leandro 1 de janeiro de 2021

O polo subiu tanto de preço que valorizou muito o preço do usado! A vw perdeu a noção do valor dos seus produtos: 60 mil up, 70 mil gol, 80 mil voyage, 100 mil no polo, 110 num virtus, 170 mil num jetta, 150 mil “suv” genérico da mesma plataforma… perdeu totalmente a noção de realidade.

Avatar
Luciano Puton 1 de janeiro de 2021

Verdade

Avatar
Adenilson Correa 2 de janeiro de 2021

Se for essa a análise, as outras tbm perderam a noção…
Exemplo os preços da GM.
Joy, Onix, Onix Plus, Tracker, etc.

Avatar
Dado 3 de janeiro de 2021

Os tops ficaram de fora Honda, Toyota, Hyundai? 😂😂
Tenho meu HB20S 2019, e o bichão ta todo em cima. Será que as marcas acima aprenderam a fabricar carros? Acho que não. A VW como sempre matando todo mundo no preço com seus quadradoes, e desconfortáveis veículos 😂😂

Avatar
celyor 3 de janeiro de 2021

quadradoēs desconfortáveis, VERDADE e olha q a concorrência a obriga a melhorar, e eles ainda pensam q estão na época do Fusca.

Avatar
celyo 3 de janeiro de 2021

vcs estão entrando na onda e vendo só preço de carro, tanto usado quanto novo, não é exatamente esses (e outros) carros q menos desvalorizaram e sim essa coisa estranha de inflação no mercado, se vcs observarem está TUDO CARO, ESTA TUDO SENDO SUPERVALORIZADO e a porra do dinheiro cada vez mais desaparecendo, olhem em volta…é alimentação vestuário, imóvel, COMBUSTÍVEIS etc, então se for assim, nada está sendo desvalorizado no mercado, só O DINHEIRO E O EMPREGO.

Avatar
José de Andrade 5 de janeiro de 2021

E o pior é que ainda vende! Carros com PÉSSIMO acabamento caríssimos com vários problemas de mecânica, infelizmente. Volkswagen que foi lider por muitos anos no Brasil com pouco investimento e vendendo sucatas, só melhorou um pouco com a chegada das outras marcas após a liberação da importação, fez escola no Brasil onde as marcas superfaturam com PÉSSIMOS PRODUTOS A PREÇO DE OURO! E o brasileiro trouxa compra e ainda se acha o rei da p**** toda!

Avatar
Claudio 1 de janeiro de 2021

Isso não é autopapo e sim papo furado kkkkk eles deve ganhar alguma coisa por fora da Volkswagen

Avatar
Jorge Maia 1 de janeiro de 2021

O Corolla não aparecer nem entre os 10, é a primeira vez que vejo isto. O Jac T50(ching ling) em 5 lugar, é brincadeira…aí tem.

Avatar
Benny 1 de janeiro de 2021

Onix em primeiro .lugar.carro sem acabamento interno.sem design.1.0 sem força no motor.sou mais o HB20 Argo.ou picape Strada.nova série.

Avatar
Sander 1 de janeiro de 2021

Precisam estudar mais o mercado ! Deem uma olhada na tabela Fipe do Honda Civic. Subiu 8 mil reais em menos de 1 ano !

Avatar
Fabio 1 de janeiro de 2021

Pessoal não sabe ler não???? Brasileiro está com um grande problema, déficit de interpretação!!! Leiam primeiro antes de fazer esses comentários idiotas…… O estudo é feito pegando-se o valor do carro 0km há um ano e comparando com a tabela KBB atual…. Aí vem um asno falar de desvalorização de carro usado… Affff…..

Avatar
VIZAGOR 1 de janeiro de 2021

Sai dessa inocente, KBB é tendenciosa, feira nas coxas, vc é movido pela emoção, deve ser dono de concessionária, por causa desses sistemas que se metem no mercado que as concessionárias te oferecem metade do valor do seu carro pra revenda, a FIPE e a Molicar a muito tempo estão ficando desacreditadas no mercado automotivo.

Avatar
Cleber 1 de janeiro de 2021

Bom, o carro foi usado por um ano. Então é usado e o seu preço no comércio varejista de usados comparado com o preço dele de quando era novo, há um ano atrás.

Avatar
Edu 1 de janeiro de 2021

Mesmo assim!!!! Claro que todos estão lendo. Claro que isso que isso está muito estranho. O fato de só ter Volkswagen e um chinês é que só pode ser piada.

Avatar
CARLOS JOSE DA TRINDADE 2 de janeiro de 2021

Piada mesmo

Avatar
Rui Guilherme 2 de janeiro de 2021

Concordo plenamente com vc Fábio kkkkk

Avatar
Rodolfo 1 de janeiro de 2021

Acho que o Onix não valorizou, mas sim o preço aumentou para quem compra carro 0 km. Se comprar carro 0 km já era caro agora piorou um pouco mais.

Avatar
Giuliano Luis Medeiros 1 de janeiro de 2021

A Maioria desses carros desvaloriza e é Muito … quem fez essa dos 10 carros que menos desvaloriza está Completamente por Fora…..

Avatar
Nelson 1 de janeiro de 2021

Sem comentários. Só pelo fato de não constar Civic e Corolla. Tem algo estranho aí. Ne

Avatar
João 1 de janeiro de 2021

Engraçado…ou a matéria é paga ou quem fez não tem conhecimento nenhum de carro. O meu HB 20 S 2019 valorizou do meio do ano pra cá. Paguei 41K nele em junho e hj vale 45K. Se o HB 20 não tá nessa lista depois da valorização, não é um conteúdo de informações confiáveis!

Avatar
Jubileu 1 de janeiro de 2021

Tá bom Zé

Avatar
José Luís Siqueira 1 de janeiro de 2021

Deve ser mesma empresa disse Haddad ia ser presidente

Avatar
Hélio Herberth Costa Mendes 1 de janeiro de 2021

Ranking totalmente errado, pois os veículos da VW desvalorizam muito, tem mercado ruim, com raras excessões dos lançamentos. Veículos Toyota, Ford KA, Fiat Strada tem mercado excelente, baixa desvalorização em alguns casos com preço de mercado mais de 10% acima da FIPE.

Avatar
Leo Nunes 1 de janeiro de 2021

Engraçado, sempre ouvimos falar que os carros da Honda e da Toyota são os que menos desvalorizam no mercado. Surpreendentemente os carros da VW dominaram a lista. Fica uma dúvida no ar. Será que esta matéria foi paga pela VW? Onde estão os Fits, Civics, Corollas? Fiquei 6 anos com um New Fit e perdi praticamente só mil reais por ano. Para mim foi uma ótima desvalorização. Não acredito nessa lista.

Avatar
Neide Galinari Machado 1 de janeiro de 2021

Nem eu!!!

Avatar
Paulocesarcruz@gmail.com 2 de janeiro de 2021

A matéria fala em carros abaixo de 100k, aí vem vc Honda e Corolla.

Avatar
Luis Borges 1 de janeiro de 2021

O Onix nem da tempo de desvalorizar ta pegando fogo antes 😂😂😂😂😂

Avatar
Margareti Gizzi 1 de janeiro de 2021

Como virtus desvaloriza apenas 2,54 % ao ano ? Comprei um tsi em 2018 por 77 mil. Agora querem pagar 50 mil por ele.

Avatar
Alexandre Amaral 1 de janeiro de 2021

Realmente se comparar o que foi dito na matéria e o que se vê no mercado as informações não coincidem.

Avatar
Winter 1 de janeiro de 2021

Pago 55

Avatar
Deixe um comentário