Carros na praia podem ter circulação proibida segundo PL

Projeto de Lei da Câmara dos Deputados quer tirar os veículos da areia e prevê multa para motorista que desobedecer

carro na praia proibido
Por AutoPapo
Publicado em 09/12/2019 às 20h30

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, na sexta-feira (6), um Projeto de Lei (PL) que busca proibir a circulação de carros na praia. O texto veta a entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas regiões litorâneas do país, com algumas exceções.

Projeto de Lei da Câmara quer tirar os carros da praia e criar espaço fora da areia, prevendo multa para motorista que desobedecer.

De acordo com o texto, estariam isentos da proibição os veículos de órgãos policiais; de órgãos públicos de conservação e proteção do meio ambiente; utilizados em atividades de limpeza e conservação das praias; de serviço funerário; e as ambulâncias.

Outros carros autorizados a circular na praia seriam os veículos de moradores locais cujo acesso às residências só pode ser feito pela praia; e também aqueles usados para atividades turísticas, desde que devidamente regulamentados e autorizados pelo órgão municipal responsável. Além disso, a proibição não valerá para carga e descarga de lancha, jet-ski e outros equipamentos para a prática de esportes aquáticos.

O relator do PL foi o deputado Daniel Coelho, que apresentou parecer favorável à proposta. O texto aprovado é um substitutivo do relator aos projetos 1567 de 2015, e 5313 de 2016, que tramitam em conjunto.

PL prevê multa a carros na praia

O substitutivo prevê uma multa para quem desobedecer à regra, e nenhuma outra penalidades. O Poder Executivo regulamentará a lei, se aprovada, especialmente quanto à atribuição de competência para fiscalizar seu cumprimento e impor a infração.

O texto já estabelece que caberá aos estados, em cooperação com os municípios, por meio de seus órgãos competentes, a adoção de ações preventivas e de fiscalização, bem como a construção de espaços adequados para carros na praia, fora da areia.

Ainda segundo a proposta, a circulação de veículos em praias situadas em Áreas de Proteção Ambiental será regida pela legislação específica relativa a essas áreas.

Na sequência, o projeto será analisado  em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário