Carros que fazem 20 km por litro, mito ou verdade?

Até dá para atingir esse consumo, mas trabalhamos com dados oficiais seguindo a metodologia do Inmetro para ser mais justos

painel do honda accord advanced hybrid mostrando media de combustivel
O sonho de todo motorista é ver isso o tempo todo (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/04/2024 às 09h02

O brasileiro sempre deu muito valor a economia de combustível. O motor CHT, por exemplo, não era um primor de desempenho mas ainda é lembrado com carinho por gastar pouco. Muitos querem carros que fazem 20 km por litro, porém isso ainda não existe.

Bom, não existem na tabela do Inmetro, que publica médias de consumo com base em testes padronizados com fins comparativos. Alguns híbridos chegam bem perto, mas ainda não quebraram essa barreira mágica dos 20 km/l.

VEJA TAMBÉM:

É importante lembrar sempre que os testes do Inmetro não são um retrato da realidade. O morador de uma cidade com trânsito leve e mais plana irá gastar menos que o dado divulgado, enquanto o morador de uma metrópole engarrafada e cheia de subidas deverá gastar mais. Os dados servem para referência e comparação.

Ou seja, podem sim existir os carros que fazem 20 km por litro, basta as condições de rodagem serem favoráveis e o motorista ter pé leve. A foto que abre essa matéria foi um exemplo disso, durante o lançamento do Honda Accord Advanced Hybrid onde rodamos por estradas paulistas no modo de maior eficiência.

De acordo com o Inmetro, os cinco carros a seguir são os que chegam mais perto dos 20 km/l na metodologia oficial.

Carros que (quase) fazem 20 km por litro

  • Kia Niro
  • Hyundai Kona HEV
  • Toyota Corolla Hybrid
  • Honda Civic E:HEV
  • Toyota Corolla Cross Hybrid

1. Kia Niro

kia niro 9
Esse é o carro mais econômico do Brasil de acordo com o Inemtro (Foto: Kia | Divulgação)
  • Consumo na cidade: 19,8 km/l
  • Consumo na estrada: 17,7 km/l

O Niro nasceu em 2016 para ser o mostruário de tecnologias eletrificadas da Kia. Na primeira geração ele era ofertado como híbrido tradicional, plug-in ou 100% elétrico.

Na segunda, e atual, geração seguiu com as mesmas ofertas de powertrain, porém ainda mais eficiente. Para o Brasil vem o híbrido tradicional, que alia um motor 1.6 aspirado com um elétrico. Em conjunto geram 141 cv e 27 kgfm, além de ser o carro mais econômico disponível no Brasil atualmente.

2. Hyundai Kona HEV

kona hib 3
O irmão do Niro bebe um pouco mais por causa do formado da carroceria (Foto: Hyundai | Divulgação
  • Consumo na cidade: 19,6 km/l
  • Consumo na estrada: 17,4 km/l

Enquanto o Kia Niro é um híbrido com visual mais moderno e esportivo, o Hyundai Kona HEV é o seu irmão com pegada mais aventureira. Seu conjunto mecânico é similar, com motor 1.6 aspirado e câmbio de dupla embreagem, mas perde em eficiência devido ao desenho parrudo.

Ele é um dos carros que quase fazem 20 km por litro, se as condições ajudarem é bem capaz de atingir esse número no computador de bordo. E por R$ 169.990, é um dos híbridos mais baratos do país.

3. Toyota Corolla Hybrid

toyota corolla hybrid altis premium 2024 branco polar frente parado
Entra ano, sai ano, e o Corolla segue sendo referência de sensatez (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Consumo na cidade: 18,5 km/l
  • Consumo na estrada: 15,7 km/l

O Toyota Corolla foi o primeiro carro híbrido nacional. Seu conjunto composto por um motor 1.8 aspirado e um elétrico é o mesmo que foi usado pelo Prius.

O formato convencional da carroceria faz ele ser menos eficiente, mas isso ajuda a ser mais bem aceito pelo público. Nos fóruns da internet não é difícil achar o dono de um Corolla se vangloriar do carro ter feito 20 km por litro, mostrando o potencial do sedã.

4. Honda Civic E:HEV

civic hibrido estatica 2
Sistema híbrido da Honda foca em aproveitar onde cada tipo de motor é mais eficiente (Foto: Honda | Divulgação)
  • Consumo na cidade: 18,3 km/l
  • Consumo na estrada: 15,9 km/l

O Honda Civic deixou de ser nacional e agora vem apenas como importado. O sedã é ofertado apenas como híbrido, que usa o genial sistema E:HEV feito para aproveitar o melhor de cada motor.

Em baixas velocidades, o motor elétrico traciona o sedã enquanto o 2.0 a gasolina atua como gerador para a bateria. Em velocidades de rodovia ele é acoplado às rodas através de uma marcha direta, removendo as perdas mecânicas do câmbio.

A bateria é bem compacta, possui apenas 1,05 kWh de capacidade. Isso resulta num conjunto mais leve.

5. Toyota Corolla Cross Hybrid

toyota corolla cross xrx hybrid branco dianteira parado garagem
Formato de SUV faz o Corolla Cross gastar mais que o sedã (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Consumo na cidade: 17,8 km/l
  • Consumo na estrada: 14,7 km/l

Se o Toyota Corolla sedã já é um fenômeno, seu SUV não seria diferente. Todo mês eles estão juntos no ranking de carros mais vendidos, com quase o mesmo número de emplacamentos.

O Corolla Cross Hybrid é o SUV médio mais econômico de seu segmento, superando até o Jeep Compass 4XE plug-in. Ele está mais longe do irmão sedã no fator “carro que faz 20 por litro” por causa de seu formato SUV. É o preço da moda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adilson Aguetoni Junior 8 de abril de 2024

No meu trajeto diário de trabalho, 90% rodoviário, com pista dupla, pouco trânsito, pé leve e paciência, consigo várias vezes médias acima dos 20km/l na gasolina no meu Peugeot 208 1.2 2017. O carro é fantástico na economia de combustível. Na volta que o trajeto tem mais descida cheguei a fazer 30 km/l, ficando a média do dia em cerca de 24 km/l. Hoje estou rodando no etanol fazendo médias diárias na faixa de 14 a 16 km/l, chegando a fazer 20 km/l no retorno. Médias aferidas no CB (muito preciso nesse carro) e validadas na bomba, onde já aconteceu de sair média melhor que a apresentada no painel. Além da manutenção preventiva rigorosamente em dia, combustível de qualidade, pneus bem calibrados, a forma de dirigir ajuda bastante. Mas sem a eficiência do carro não seria possível atingir esses números, eu fazia médias uns 40% inferiores no carro anterior.

Avatar
Márcio Alencar Alves 8 de abril de 2024

Tinha um Clio 2013 que fez 24 km/l no trecho Florianópolis/ Porto Alegre. Tinha computador de bordo, cheguei em Porto Alegre e ninguém acreditou no consumo, poderia voltar pra Florianópolis e consumiria meio tanque no total.

Avatar
Rodrigo 7 de abril de 2024

Aqui em casa, o up! da patroa passa fácil dos 20km/l na estrada andando a 80km/h… Já fiz POA-Gramado com 24 a 25 km/l no inverno (sem uso do ac) várias vezes (aproximadamente 250 km’s ida e volta).
Poa litoral, estrada plana, sem ac também bate 25km/l… 2 pessoas, dog e malas… Muitas fotos do painel pra turma que duvida…
Uma lástima a VW ter parado de fabricar esse excelente veículo… era pra ser o 2º carro da família, mas considerando o consumo, tornou-se o daily car…

Avatar
Deixe um comentário