Conheça os carros que conduziram a rainha Elizabeth II no Brasil

Em 1968, a rainha Elizabeth II visitou o Brasil e desfilou apenas com carros conversíveis para ser saudada pelo povo nas ruas

rainha elizabeth ii em sua visita a sao paulo
Em sua única passagem pelo Brasil, em 1968, Elizabeth II desfilou em carro aberto por diversas cidades brasileiras (Fotos: Reprodução | Internet)
Por Boris Feldman
Publicado em 09/09/2022 às 18h33
Atualizado em 09/09/2022 às 20h24

A rainha Elizabeth II visitou o Brasil uma única vez, em 1968, recebida com toda a pompa e circunstância. Nas cidades visitadas, sempre desfilou em automóveis abertos para ser aplaudida pelas multidões que se postavam no percurso. Ela cativou o povo brasileiro por sua simpatia.

VEJA TAMBÉM:

Entre os carros que a levaram, no Rio de Janeiro foi o Rolls-Royce Silver Wraith 1952, da Presidência da República (foto abaixo), que o preserva até hoje e usado em desfiles e eventos especiais. E também um Silver Cloud 1965, que foi especialmente encomendado pelo Consulado da Inglaterra para a ocasião.

rainha elizabeth ii em visita ao rio num rolls royce
A monarca desfilou em um Rolls-Royce pela avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro

Em São Paulo, foi a vez do Lincoln K 1936 que pertenceu ao governo paulista e, na época, ao colecionador Og Pozzoli. Hoje integra uma coleção que estará exposta num museu em Campos do Jordão (SP) de Lia Maria Aguiar, herdeira de Amador Aguiar,  fundador do Bradesco.

rainha elizabeth ii em sua visita a salvador png
Quando não tinha um Rolls-Royce disponível, a monarca desfilou em modelos Lincoln

Em Salvador, a rainha foi transportada pelo mesmo Lincoln K 1936 de Og Pozzoli. No Recife, não há registros do automóvel onde desfilou, mas colecionadores imaginam ser outro Lincoln um pouco mais antigo, 1934 ou 1935.

Uma curiosidade: na maioria das fotos, além do automóvel antigo conversível, todos os demais eram da marca Aero Willys modelo Itamaraty, produzidos pela Ford, que os enviou sem custo para todos os governos estaduais. Ideia de Mauro Salles, dono da agencia que atendia a fábrica e que promovia assim, com mínimas despesas, este modelo que era um dos poucos luxuosos do Brasil na época. (Galaxie e Dart só viriam mais tarde).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Antonio Sergio Ribeiro 10 de setembro de 2022

Como advogado, pesquisador e colecionador de automóveis antigos, faço as devidas correções na matéria: 1) A Rainha Elizabeth durante sua visita ao Brasil, entre 1º e 11 de novembro de 1968, utilizou também o Itamaraty Executivo, limusine produzida pela Willys Overland do Brasil, e não pela Ford, que compraria a Willys no ano seguinte. Os Itamaratys foram por ela utilizados em Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. 2) Não existe nenhuma informação. e quanto menos imagem, que teria utilizado um Silver Cloud no Rio. 3) O autómovel que a transportou em 1º de novembro em Recife, tem registro sim: Foi um Lincoln Touring Car, Modelo 323, para sete passageiros, fabricado em 1936, e não em 1934 e quanto menos 1935. 3) O automovel do governo do estado de São Paulo, que a rainha foi transportada em Salvador e na capital paulista, e que depois pertenceu ao colecionador Ogg Pozolli, foi um Lincoln “K” também um Touring Car, para sete passageiros, carroceria Willioughby, ano e modelo 1938, e não 1936, como consta no texto.

Avatar
Deixe um comentário