A busca por eficiência e pelo cumprimento de normas de emissões passa por tecnologias como o turbo. Para o consumidor, além da vantagem de ter modelos mais econômicos, tem-se também carros com retomadas mais seguras, graças ao torque forte em baixos giros e em uma faixa de rotação mais ampla. Pena que as opções de carros turbo acessíveis ainda são poucas.
Selecionamos os sete modelos turbinados mais em conta do país.
7° Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI
VW Virtus Comfortline
Preço: R$ 74.680
Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv
O sedã compartilha a plataforma MQB com o Polo e também a opção do motor TSI, que atua com a caixa automática de seis marchas. O recém-lançado sedã tem, entre os destaques, o amplo porta-malas com 521 litros de capacidade.
O hatch e sedã da marca francesa podem passar despercebidos nas vendas, porém, entregam um dos desempenhos mais bacanas e são os médios turbinados mais baratos do Brasil, com espaço, nível de acabamento superior e bons equipamentos de série. O motor é o consagrado THP. Tem torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm e trabalha com a caixa automática de seis marchas.
5° Ford Fiesta SEL Style Ecoboost AT
Preço: R$ 69.790
Motor: 1.0 12v de 125 cv
O hatch da Ford usa um dos 1.0 mais potentes do mercado. O Ecoboost três cilindros só bebe gasolina, tem injeção direta, variação dos comandos de válvulas na admissão e no escape e gera 125 cv e torque de 17,3 kgfm a 1.400 rpm. Peca por usar o problemático câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, alvo de recall na linha.
4° Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI
Preço: R$ 67.990
Motor: 1.0 12v de 128 / 115 cv
O TSi aqui é mais potente e gera 20,4 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Tem comando duplo de válvulas e variação na admissão e no escape, No caso, é a opção de modelo turbo com câmbio automático (de seis marchas) com menor preço no mercado.
A versão três-volumes do compacto da Hyundai segue o preço competitivo e usa o mesmo motor do hatch. Acaba por ser o sedã turbo mais em conta do Brasil.
O tricilíndrico tem a mesma potência do rival da Hyundai com etanol, mas usa injeção direta e é mais esperto com gasolina. A caixa manual de cinco marchas ajuda no conjunto divertido, ágil e eficiente. O torque de 16,8 kgfm aparece em 1.500 rpm e essa versão é uma das mais econômicas do país, com médias de 10,0 e 11,5 km/l com álcool e de 14,3 e 16,3 km/l, com gasolina (nota A no Inmetro).
O motor Kappa três cilindros tem comando duplo de válvulas, variação na admissão e é o turbo mais barato do mercado. O torque de 15 kgfm com etanol já se apresenta nas 1.500 rpm, o que garante ultrapassagens e subidas em ladeiras com disposição. Trabalha com o câmbio manual de seis marchas e, segundo o Inmetro, faz médias de 8,2 e 10,1 km/l com álcool e de 11,6 e 14,3 km/l, com gasolina – nota A na categoria e B, no geral.
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Anakrousis
9 de março de 2020
Pô! Como tem gente que entende de carros einh!!!!! Pena que não exista um só carro genuinamente brasileiro, né?
Olha pessoal deixa eu com meu monza mesmo 1995, que esses ai nao tenho inveja… querem tirar a prova chamo qualquer um desse ai e voces ainda pode chamar o corolla o honda civic de 2016 pra tras, num racha de 400km topam?
O turbo encarece muito a fabricação de um veículo? Na Europa, praticamente todos os novos modelos tem motores turbo-alimentados, então imagino que seja a forma mais barata de conseguir maior eficiência e rendimento nos carros. Por que no Brasil o turbo é tão raro?
Cadê a foto do golf TSI 1.4 ??? parece ser o melhor de todos aqui nesse comparativo
Junior
11 de julho de 2018
GOLF TSI melhor custo beneficio e realmente mais potente desse comparativo com câmbio DSG não tem para ninguém .
Junior
11 de julho de 2018
Amigo o comparativo em questão é sobre 1.0 tricilíndrico turbinado o peugeot é 1,6 thp fora da realidade dos testes inclusive o preço bem mais caro , se fosse para comparar coloque tb o golf 1.4 que é bem superior ao peugeot e anda bem mais
Geladeira ?? Vc já andou no novo polo ?? Acredito que não para falar tamanha besteira , com certeza não sabe nem o que é um carro turbo , comece respeitando a opinião alheia.
Junior
10 de julho de 2018
O melhor deles todos sem sombra de duvidas é o POLO TSI na versão HIGHLINE , completo de tudo , é espertíssimo com potência em torno de 130 cvs e 20,4 kgfm de torque anda na frente de todos esses outros, a melhor compra de 2018 , CUSTO x BENEFICIO excelente !!!!
Creio que o melhor seja o Peugeot 173 CV, 24,7 kgf de torque e acabamento superior aos demais carros citados, fora os demais recursos não listados como controle de estabilidade, etc
Tenho Cross UP é um carro sensacional (é um foguete e econômico) vem com rack de teto, acabamento de para-choque prateado, sensores de luz e chuva e rodas de liga leve de 15 polegadas. O som é excelente e os bancos vem com revestimento em couro. Recomendo fazer um teste.