Os carros novos estão vindo sem ‘PQP’; entenda o motivo
Segundo os fabricantes, essas alças foram eliminadas pela falta de uso causado pela obrigatoriedade dos cintos de segurança
Segundo os fabricantes, essas alças foram eliminadas pela falta de uso causado pela obrigatoriedade dos cintos de segurança
As alças no teto do carro, popularmente apelidadas de “PQP” e outras variações dessa expressão, estão começando a desaparecer. Isso pode ser visto principalmente em carros compactos, com a Volkswagen praticamente eliminando-a de sua linha.
Esse equipamento tem duas utilidades principais: uma é ajudar os ocupantes ao entrar e sair do carro, outra é apenas para poderem segurar com o veículo em movimento. Alguns carros trazem junto um gancho para pendurar cabides, que continuam presente mesmo após a eliminação do PQP.
VEJA TAMBÉM:
Segundo estudos das próprias montadoras, o PQP está saindo de cena por causa dos próprios consumidores. As pessoas estão usando menos as alças desde a obrigatoriedade do uso dos cintos de segurança. Com isso, ainda conseguem cortar custos.
Entretanto, em SUVs e caminhonetes as alças ainda tem utilidade para facilitar o acesso. Nesses casos elas são localizadas nas colunas A e B, geralmente já moldados no acabamento plástico.
O site Top Gear Netherlands consultou a Mercedes-Benz, que lançou recentemente o sedã elétrico EQE sem os PQPs. A resposta dos alemães foi mais complexa.
Um dos motivos apresentados é que os carros não estão ficando mais altos por dentro. Ou seja, o teto fica próximo dos ocupantes. Tirando as alças, o teto pode ser mais baixo e, assim, melhorando a aerodinâmica.
O fato do PQP ser feito em plástico rígido obriga que os fabricantes deixem uma distância entre ele e os ocupantes, para evitar que batam a cabeça nele em um impacto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Essas alças são extremamente úteis, para os idosos principalmente, parece que transmite mais segurança, mais firmeza a eles, agora montadora falar em corte de custos, que lorota, que conversinha fiada, corte de custos para eles faturarem cada vez mais, porque para o bolso dos trouxas dos consumidores é só aumento semanal, esse nosso Brasil é o paraíso para esse cartel de abutres.
Ele é útil para idosos sentarem no banco do carro.
Penso que o fato de usar o cinto de segurança fez as montadoras abolirem a alça PQP.
Dizer que três alças que devem custar 50 reais cada encarece o produto é osso.
Pra que mexer em algo que é tudo como útil para a maioria dos compradores, deixa lá e pronto. Nossa, como as montadoras fazendo que querem e pouco se importam com quem paga muito caro por seus produtos..
Com certeza é um item muito útil, deveria ser mantido pelas montadoras, mais ainda, todo carro deveria sair com as 3 peças já instaladas de fábrica.
meu gol e 2005 e ja nao tem
Um acessório extremamente útil, tanto para entrar, mas principalmente para se segurar em condições de tráfego em estradas sinuosas e irregulares. Atrapalhar a aerodinâmica?? Ahh?
Nunca vi tanta justificativa fajuta, até da MB!! Uma economia de custo idiota, que sequer é repassada ao consumidor.
O que interessa para eles, não tiram. Um monte de acessórios desnecessários, que não servem para nada, que quase não usamos, mas que encarecem o carro.
O PQP é um excelente cabide, além de apoio importante aos ocupantes.
As respostas dos fabricantes são, tipicamente, de marqueteiros ! Tentando te convencer q tu não precisa de uma coisa útil !
Parece aquele papo furado q acompanha as contas de luz, telefone, etc… no ‘e-mail’: parece q estão te entregando a melhor notícia q tu poderia esperar nos últimos 50 anos: “A sua conta chegou !”. Oba ! Que beleza ! Eu não agüentava mais esperar !!!
Fala sério !
Não sei se é costume, mas meus pais idosos usam o PQP com o carro em movimento.