Alça PQP: entenda porque os carros estão sem ela

Segundo os fabricantes, essas alças foram eliminadas pela falta de uso causado pela obrigatoriedade dos cintos de segurança

alca de teto em carro pqp
Em lançamentos costuma ser comum não encontrar essas alças (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/04/2023 às 11h02
Atualizado em 01/02/2024 às 17h48

As alças no teto do carro, popularmente apelidadas de alça PQP e outras variações dessa expressão, estão começando a desaparecer. Isso pode ser visto principalmente em carros compactos, com a Volkswagen praticamente eliminando-a de sua linha.

Esse equipamento tem duas utilidades principais: uma é ajudar os ocupantes ao entrar e sair do carro, outra é apenas para poderem segurar com o veículo em movimento. Alguns carros trazem junto um gancho para pendurar cabides, que continuam presente mesmo após a eliminação da alça PQP.

VEJA TAMBÉM:

Segundo estudos das próprias montadoras, a alça PQP está saindo de cena por causa dos próprios consumidores. As pessoas estão usando menos as alças desde a obrigatoriedade do uso dos cintos de segurança. Com isso, ainda conseguem cortar custos.

Entretanto, em SUVs e caminhonetes as alças ainda tem utilidade para facilitar o acesso. Nesses casos elas são localizadas nas colunas A e B, geralmente já moldados no acabamento plástico.

local onde ficaria a alca de teto pqp em um carro
Os fabricantes notaram que as pessoas não usam tanto as alças como antigamente (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

Marcas de luxo têm outros motivos para tirar a alça PQP dos carros

O site Top Gear Netherlands consultou a Mercedes-Benz, que lançou recentemente o sedã elétrico EQE sem as alças PQPs. A resposta dos alemães foi mais complexa.

Um dos motivos apresentados é que os carros não estão ficando mais altos por dentro. Ou seja, o teto fica próximo dos ocupantes. Tirando as alças, o teto pode ser mais baixo e, assim, melhorando a aerodinâmica.

O fato da alça PQP ser feita em plástico rígido obriga que os fabricantes deixem uma distância entre ele e os ocupantes, para evitar que batam a cabeça nele em um impacto.

Porque chama alça PQP?

Por que alças de segurança, ou alças de teto, recebem o nome de alça PQP? Não existe uma explicação certa, mas é possível deduzir que tem relação com a sensação de insegurança que os passageiros podem sentir dentro do carro, segurando a alça e exclamando o palavrão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Martini 31 de janeiro de 2024

É fácil, eu não comprei um carro da VW e sim um da Renault. Motivo? A Renault oferece alça pqp. Minha mulher não quis de jeito nenhum um carro sem alça pqp, diz se sentir solta dentro do carro. O mercado se ajusta. Quem não oferece perde venda.

Avatar
Renato 24 de abril de 2023

Essas alças são extremamente úteis, para os idosos principalmente, parece que transmite mais segurança, mais firmeza a eles, agora montadora falar em corte de custos, que lorota, que conversinha fiada, corte de custos para eles faturarem cada vez mais, porque para o bolso dos trouxas dos consumidores é só aumento semanal, esse nosso Brasil é o paraíso para esse cartel de abutres.

Avatar
Rodolfo 19 de abril de 2023

Ele é útil para idosos sentarem no banco do carro.

Avatar
alfa 19 de abril de 2023

Penso que o fato de usar o cinto de segurança fez as montadoras abolirem a alça PQP.

Avatar
Fernando B 16 de abril de 2023

Dizer que três alças que devem custar 50 reais cada encarece o produto é osso.

Avatar
Marcelo 16 de abril de 2023

Pra que mexer em algo que é tudo como útil para a maioria dos compradores, deixa lá e pronto. Nossa, como as montadoras fazendo que querem e pouco se importam com quem paga muito caro por seus produtos..

Avatar
Jorge 16 de abril de 2023

Com certeza é um item muito útil, deveria ser mantido pelas montadoras, mais ainda, todo carro deveria sair com as 3 peças já instaladas de fábrica.

Avatar
Fernando 16 de abril de 2023

meu gol e 2005 e ja nao tem

Avatar
Mateus 14 de maio de 2024

O meu g3 power 1.6 também não veio, mas comprei na Shopee, 3 alças por R$ 60.

Mas imagino que as linhas mais caras do gol deveriam sair de fábrica com elas sim.

Avatar
Maurício 14 de abril de 2023

Um acessório extremamente útil, tanto para entrar, mas principalmente para se segurar em condições de tráfego em estradas sinuosas e irregulares. Atrapalhar a aerodinâmica?? Ahh?
Nunca vi tanta justificativa fajuta, até da MB!! Uma economia de custo idiota, que sequer é repassada ao consumidor.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 14 de abril de 2023

O que interessa para eles, não tiram. Um monte de acessórios desnecessários, que não servem para nada, que quase não usamos, mas que encarecem o carro.

Avatar
João Paulo 14 de abril de 2023

O PQP é um excelente cabide, além de apoio importante aos ocupantes.

Avatar
RuyJr 14 de abril de 2023

As respostas dos fabricantes são, tipicamente, de marqueteiros ! Tentando te convencer q tu não precisa de uma coisa útil !
Parece aquele papo furado q acompanha as contas de luz, telefone, etc… no ‘e-mail’: parece q estão te entregando a melhor notícia q tu poderia esperar nos últimos 50 anos: “A sua conta chegou !”. Oba ! Que beleza ! Eu não agüentava mais esperar !!!
Fala sério !

Avatar
Polvo 14 de abril de 2023

Não sei se é costume, mas meus pais idosos usam o PQP com o carro em movimento.

Avatar
Deixe um comentário