Cartão de estacionamento para PcD e idosos pode ganhar versão digital

PL que deseja implementar a tecnologia tem como objetivo simplificar a comprovação do direito concedido aos dois públicos

cartao de estacionamento do idoso credenciamento de estacionamento vaga especial idoso idoso segura documento da prefeitura de sao jose dos pinhais
Atualmente idosos e pessoas com deficiência só podem parar em vagas especiais caso tenham o cartão de estacionamento físico (Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais)
Por AutoPapo
07 de maio de 2021 11:00
Com Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 693/21 quer dispensar o porte da credencial (ou cartão) para estacionamento em vagas reservadas às pessoas com deficiência (PcD) ou idosos quando for possível comprovar tal condição por meio de acesso a sistema informatizado.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o Código de Trânsito Brasileiro, que hoje caracteriza como infração de trânsito estacionar veículo em vagas reservadas a pessoa com deficiência ou a idoso.

LEIA MAIS

Pela proposta, no caso da impossibilidade de acesso ao sistema informatizado, o auto de infração lavrado será cancelado caso se comprove a condição de pessoa com deficiência ou idosa por meio da apresentação da credencial perante a autoridade de trânsito responsável pela autuação.

Autor da proposta, o deputado Carlos Bezerra (MDB-MT) ressalta que não raras vezes, a pessoa com deficiência ou o idoso são passageiros e são transportados por mais de um veículo. “Daí, são frequentes as situações em que deixam de portar consigo a credencial, sujeitando o condutor do veículo ao cometimento de infração de trânsito caso estacione em vaga reservada. Ocorre que essa comprovação não necessariamente precisa se dar por meio da credencial em meio físico”, pondera.

Segundo o parlamentar, assim como já ocorre com o documento de habilitação e o documento do veículo, a credencial pode ser disponibilizada em meio digital. “O agente de trânsito pode consultar o sistema informatizado e constatar a condição de pessoa com deficiência ou de idoso”, complementa.

Para virar lei, a proposta deve ser aprovada em caráter conclusivo pelas comissões dos Direitos das Pessoas com Deficiência; dos Direitos da Pessoa Idosa; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivone Dzwigalska Fernandes 7 de julho de 2021

como renovar o cartao de idoso

Avatar
Deixe um comentário