Cobalt 2016: versões, desempenho e consumo do Chevrolet

Sedã teve visual renovado, perdeu as configurações LS e LT e ganhou a topo de linha Elite; confira nossas impressões na avaliação

cq5dam.web .1280.1280 3
Por Sérgio Melo
Publicado em 01/04/2016 às 16h07
Atualizado em 18/12/2019 às 16h58

Com grade, faróis e lanternas mais alongadas, o Cobalt 2016 parece mais elegante. No entanto, a grande novidade é a extinção das versões LS e LT e o acréscimo da refinada Elite. Na mecânica, nada mudou. Por dentro apenas discretas alterações em alguns componentes, como os forros das portas.

A ideia foi distanciá-lo do irmão menor Prisma e tentar entrar na briga de vez com os modelos Honda City e Ford New Fiesta.

A tecnologia também ganhou reforços. A nova geração do MyLink permite espelhamento e utilização do celular por meio da tela touch do painel. Contudo, até o momento isso só funciona com celulares Apple. Segundo a fabricante, em breve também será compatível com Android.

Além disso, o Chevrolet Cobalt 2016 oferece o sistema OnStar, que chama o resgate em caso de acidente, tem central 24h para informações e permite controlar certas funções, como localizar o veículo pelo celular.

Chevrolet Cobalt

Com generoso espaço interno, o Cobalt 2016 está entre os mais confortáveis sedãs compactos. O porta-malas com capacidade de carga de 563 litros ganha de veículos bem maiores, como Honda Civic e Toyota Corolla.

Todavia, falta cinto de segurança de três pontos para o passageiro central no assento traseiro e auxiliar de partida em rampas. Controles de tração e estabilidade também não estão disponíveis, nem como opcionais.

O Chevrolet Cobalt 2016 é um sedã compacto produzido em São Caetano do Sul (SP) com quatro portas e capacidade para cinco ocupantes.

Motorização e desempenho do Cobalt 2016

O Chevrolet é equipado com motor 1.8 flex de oito válvulas, 108 cv de potência e torque de 17,1 kgfm. A velocidade máxima é de 170 km/h e 0 a 100 km/h é alcançado em 10,9s.

Modelo apresenta ligeira sobra de potência em uso familiar comportado, com agilidade na cidade e retomadas lentas na estrada. A transmissão automática é suave e bastante ágil, com inteligentes reduções nas desacelerações e frenagens.

A suspensão firme garante boa estabilidade, mas embora encare bem buracos e quebra-molas, pula muito em piso irregular. O volante leve nas manobras e firme na estrada, transmite segurança.

O ABS dos freios é eficiente e suave, sem excessiva vibração do pedal.

Durante os testes realizados pelo AutoPapo, o consumo surpreendeu negativamente. Com gasolina, fez 6,2 km/l na cidade e 11,6km/l na estrada.

Versões do Cobalt 2016

A versão mais simples disponível é a LTZ, com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e multimídia com bluetooth.

Na Elite, o modelo conta ainda com sensores crepuscular e de chuva, câmera de ré, transmissão automática, bancos revestidos em couro e sistema OnStar.

Concorrentes

Embora existam diferenças de desempenho e conteúdo, seus concorrentes mais próximos são o Honda City EXL AT, o Ford Fiesta Titanium AT e o JAC J3 S Turim manual.

Foto Chevrolet | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário