Chevrolet Tracker: SUV agrada e promete conforto extra

Pelo mover dos pescoços de quem o vê, o design externo do Chevrolet Tracker agrada. E muito. No entanto, o chamariz é o motor

tracker1
Por Sérgio Melo
Publicado em 30/05/2017 às 15h38
Atualizado em 22/01/2020 às 19h56

Pelo mover dos pescoços de quem o vê, o design externo do Chevrolet Tracker agrada. E muito. Mesmo assim o grande destaque do utilitário da marca da gravatinha fica por conta do motor turbo com injeção direta e 153 cv de potência, que disponibiliza toda a sua força já a partir das 2.000 rpm. Aliás, essa é a maior vantagem do turbo: muito vigor em baixas rotações. Os aspirados só mostram do que são capazes quando já estão “gritando”, lá pelas 4.500rpm.

VEJA FICHA TÉCNICA, PREÇOS, CONSUMO E DESVALORIZAÇÃO DO TRACKER

Ao volante, agradável posição de dirigir elevada, fácil acesso aos comandos (alguns deles no volante) e muito conforto. Mas atrás a situação não é a mesma. Embora os SUVs tenham a tendência de oferecer muito espaço para os ocupantes na traseira, já que assentos mais altos permitem melhor aproveitamento horizontal, no Tracker os adultos com maior estatura ficam com os joelhos apertados contra os encostos dos assentos da frente. A solução é manter as pernas abertas, o que elimina a possibilidade de um terceiro passageiro, mesmo que seja uma criança.

Chevrolet Tracker

Desempenho do Chevrolet Tracker

O desempenho do Tracker é elogiável. Muita força e agilidade, principalmente em trânsito urbano – quando as rotações normalmente estão na faixa ideal para o motor turbo. Na estrada, nada de excepcional, mas há ligeira sobra de potência para o uso familiar. A transmissão automática convencional de seis velocidades é suave e relativamente rápida nas mudanças. No entanto, peca no sistema de acionamento sequencial por não possuir borboletas no volante.

A direção elétrica com assistência variável garante leveza nas manobras e firmeza na estrada. A suspensão firme absorve bem as irregularidades do terreno de forma silenciosa e proporciona boa estabilidade. A ausência de auxiliar de partida em rampas em um veículo dotado de sistema Start/ Stop, porém, faz com que o veículo desça perigosamente em locais inclinados. No intervalo de tempo entre o momento em que o motorista tira o pé do freio e que o motor entre em funcionamento, ganhe rotação e comece a tracionar não há nada que segure o veículo. Para evitar o incômodo o jeito é desativar o Start/ Stop.

Outras ausências lamentáveis são a falta de controle eletrônico de estabilidade e, principalmente, de controle de tração – sobretudo em um veículo turbo que tem picos de torque explosivos. Nas arrancadas em piso molhado, no momento da “entrada da turbina”, o utilitário chega a perder completamente a aderência. O SUV também não tem modernas tecnologias presentes nos primos Cruze e S10, como alerta de risco de colisão e sistema de manutenção de faixa de rolamento.

No conteúdo os destaques são sistema de supervisão de pontos cegos dos retrovisores, câmera de ré, chave presencial, teto solar, ar-condicionado com uma só zona sem saída para os ocupantes traseiros e rodas de alumínio com 18”, entre outros.

Chevrolet Tracker

Espaço interno e acabamento

O interior do Chevrolet Tracker é bonito, moderno e bem acabado, mas um veículo de sua categoria merece materiais mais agradáveis ao toque. Quase toda a forração interna é em plástico e apenas uma minúscula parte do painel é acolchoada.

Faltam saídas de ar condicionado e tomadas USB para os passageiros no banco traseiro. O porta-malas com capacidade de apenas 306 litros está entre os menores do segmento. O sistema multimídia com tela touch de 7″ permite conexão com celulares Android e iOS, viva-voz por Bluetooth e conexões por USB, auxiliar e áudio streaming.

Chevrolet Tracker

OnStar

O sistema OnStar do Chevrolet Tracker é mais que o sistema de infotenimento usual dos concorrentes. Além das funções de segurança, que atende aos seus pedidos de socorro e até envia resgate automaticamente em caso de indícios de colisão, age como se fosse uma secretária 24h ao seu dispor.

Ao toque de um botão, um atendente humano (não é gravação) entra em contato por meio de um sistema de telefonia embutido no carro e pode fazer reservas em hotéis, informar sobre notícias ou enviar qualquer rota para o GPS do veículo. Outras funções podem ser acionadas por aplicativo no celular, como limite de velocidade e raio máximo de funcionamento, além de alerta sobre região de rodízio ou restrição de tráfego.

COMPARE O TRACKER COM OUTROS SUVS

Chevrolet Tracker

Veja mais novidades, testes e dicas no nosso canal no Youtube!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Bonifácio Posser 27 de novembro de 2018

Tenho uma 2017 show de carro, e alias econômica demais consegui já tirar nela 16.6

Avatar
Deixe um comentário