Chip Flex é um das maneiras mais eficientes para jogar dinheiro no lixo

Chip Flex é uma tramoia para permitir abastecer carros com motores puramente a gasolina com etanol, mas o resultado é catastrófico

central eletronica mecanico com computador sobre motor chip flex
Chip Flex ludibria a central eletrônica (Fotos: Shutterstock)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 31/05/2023 às 19h03
Atualizado em 16/08/2023 às 16h17

Não foram poucos os donos de automóveis que levaram seu carro a gasolina para a oficina, porque o mecânico diz que: “tem um chipzinho que transforma o carro a gasolina em flex”. Quem é que não quer poder abastecer com um ou com outro?

Leva na oficina e eles realmente fazem uma mudança de chip e você coloca etanol e o carro anda sem grandes problemas. Sem grandes problemas, aparentemente.

VEJA TAMBÉM:

Primeiro, porque o carro, como não foi projetado para o etanol, quando você coloca o álcool, várias peças podem estranhar o álcool chegando ali. Na verdade, muitas peças! Mas outro problema que vai te afetar no dia a dia é que esse chip, que o mecânico coloca para enganar a central eletrônica, para você poder colocar o etanol, sabe o que ele faz?

Maracutaia do Chip Flex

Uma maracutaia para que a central eletrônica perceba que a temperatura da água do radiador está mais baixa, ele muda o envio de informações para a central. Se a central sabe ou acha que a temperatura está mais baixa, é porque ela acha que o motor não está esquentando, está meio frio. E quando isso acontece ela aumenta a injeção de combustível.

Por isso que o motor ‘maracutaiado’ para flex funciona, mas funciona às custas de um aumento considerável de combustível. Ou seja, tá jogando dinheiro – e não é pouco não – no lixo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário