Carro conceito: cinco brasileiros que merecem ser lembrados

Conheça um pouco da história do Opala picape, do crossover três em um da Renault, do projeto colaborativo da Fiat, e outros

autowp.ru volkswagen parati edp concept 1
Por AutoPapo
Publicado em 14/04/2018 às 09h42
Atualizado em 11/08/2022 às 16h29

As fabricantes costumam produzir o carro conceito para apresentar algumas tendências relacionadas ao design, tecnologia e à mecânica dos automóveis. Listamos alguns conceitos brasileiros que marcaram a história e o Salão do Automóvel, mas não passearam pelas ruas.

Opala picape ou projeto V80

Em 1974 a Chevrolet desenvolveu o carro conceito V80, uma versão picape do sucesso de vendas Opala. Em razão do resultado das pesquisas de mercado desenvolvidas e do fim da produção do carro de origem, o projeto não foi para frente. O carro seria oferecido com duas motorizações: 2.5 e 4.1.

Picape do Opala: Carro conceito também é feito no Brasil! Separamos alguns que você precisa conhecer: picape do Opala, crossover 3 em 1, Parati EDP e mais!
Foto cedida pelo MIAU | Museu da Imprensa Automotiva

Carro conceito Parati EDP

A Parati preparada foi apresentada pela Volkswagen ao público no Salão de Automóveis de São Paulo em 1996. Com motor AP 2.1 16V e 200 cv, o design do carro conceito foi pensado para melhorar a aerodinâmica do modelo.

Em razão do alto valor dos itens usados (como equipamentos de som e rodas), a Parati EDP nunca deixou de ser um conceito brasileiro para ganhar as ruas.

GPiX 

O GPiX foi revelado em 2008 pela Chevrolet como um carro conceito inteiramente brasileiro. O utilitário esportivo de pequeno porte pretendia criar uma identidade para os próximos modelos da marca.

Na época não foram reveladas as características do conjunto mecânico. É possível até observar traços do conceito nos modelos Agile e Captiva.

Sand’up

O crossover da Renault apareceu em 2008, no Salão de São Paulo, com a promessa de flexibilidade. Com motor 1.6 16V Hi-Flex, o modelo poderia ser utilizado como hatch de quatro lugares, picape ou conversível, dependendo da necessidade do motorista.

O Sand’up foi o primeiro carro conceito inteiramente desenvolvido Renault Design América Latina (RDAL) e, de acordo com a francesa, tinha como objetivo conquistar o público jovem.

Renault Sandup: Carro conceito também é feito no Brasil! Separamos alguns que você precisa conhecer: picape do Opala, crossover 3 em 1, Parati EDP e mais!
Foto Renault | Divulgação

Carro conceito Fiat Mio

O Mio foi o primeiro carro conceito criado a partir de sugestões de usuários. A fabricante criou um portal para receber ideias e criar o “carro do futuro”. Em 2010 o modelo foi apresentado com design, materiais e inovações inspirados na discussão com os internautas.

Pessoas de mais de 160 países auxiliaram na criação de um dos mais famosos conceitos brasileiros. Veja as dimensões do modelo dois lugares que deveria utilizar energia limpa, materiais ecológicos e se adaptar bem aos centros urbanos: 1,56m de largura, 1,5m de altura e comprimento de 2,5m.

Fiat Mio: Carro conceito também é feito no Brasil! Separamos alguns que você precisa conhecer: picape do Opala, crossover 3 em 1, Parati EDP e mais!
Foto Fiat | Divulgação
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário