Cinco defeitos do Fusca que colocavam os motoristas em apuros

O Fusca foi um carro onipresente no Brasil, mas seu projeto antigo e falta de atualizações são vetores para defeitos bem perigosos

detalhe para choque farol e capo de fusca prata 1
Essa carinha simpática esconde uma vontade de pegar fogo que você não imagina (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 29/01/2023 às 11h02

O Volkswagen Fusca ainda é um carro muito amado e utilizado no Brasil. Sua simplicidade e o motor traseiro faz dele tão valente na lama quanto os jipes. Além de ser um clássico charmoso e descomplicado. Mas nem tudo são flores, ele possui sua cota de defeitos.

O saudosismo e boas memórias com o carro fazem as pessoas deixarem isso de lado, lembrando apenas dos bons momentos. Mas o Fusca podia fazer seus donos passarem por perrengues e até mesmo deixá-los na mão. Pelo menos não era por um radiador furado…

VEJA TAMBÉM:

1. Curto na bateria

volkswagen kafer 1302 modelo alemao super beetle fusca cutaway
A bateria sob o banco do passageiro entra em contato com as molas do assento e pode fechar um curto (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Ver um Fusca pegando fogo não era uma cena muito incomum nos tempos que ele era um carro popular nas ruas. Um dos principais motivos para isso era uma falha de projeto “boba”: a posição da bateria.

Ela fica sob o banco do passageiro e sem uma proteção. Por isso, o peso do passageiro pode fazer as molas metálicas sob o assento entrarem em contato com os polos da bateria e, assim, iniciar um incêndio. Ele pode espalhar rápido devido a espuma dos bancos.

A solução mais comum é colocar um tapete de borracha sobre a bateria.

2. Mangueira de combustível resseca

volkswagen fusca 1993 itamar traseira parado
Ressecamento dessa mangueira é um dos motivos para o Fusca pegar fogo (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Seu Fusca pegou fogo e o culpado não foi a bateria? Pode ser culpa da mangueira de combustível ressecada. Com isso, o combustível pode vazar sobre alguma parte quente do motor e começar um incêndio. Felizmente existem mangueiras de material mais resistente no mercado para prevenir isso.

3. Suspensão traseira

O Fusca utiliza suspensão traseira independente por semieixos oscilantes. Ou seja, cada semieixo é ligado ao diferencial e não articula próximo as rodas. Isso faz que a cambagem mude conforme o movimento das rodas.

Esse tipo de suspensão faz que o comportamento dinâmico do Fusca seja perigoso. Curiosamente, a Kombi abandonou esse conceito em 1976. O Chevrolet Corvair utilizava esse tipo de suspensão e sofreu duras críticas pela dinâmica.

No exterior houve o Volkswagen 1302, também conhecido como Super Beetle, que utilizava McPherson na frente e braços arrastados na traseira. Era o mesmo conceito de suspensão usada pelo Porsche 911. Aqui no Brasil tivemos esse conjunto apenas na Variant II, enquanto o Fusca viveu até o fim com a perigosa cambagem variável.

4. Posição da bomba de combustível

volkswagen fusca 1993 itamar traseira chassi mecanica cutaway desenho
A bomba de combustível joga gasolina logo onde a centelha é gerada, aí é fogo na certa (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Existe mais um motivo para o Fusca pegar fogo: a posição da bomba de combustível. Ela fica próxima ao distribuidor e pode vazar. Como esse componente é responsável por produzir a centelha da ignição, o resultado acaba sendo um incêndio.

5. Folga da direção

volkswagen fusca 1993 itamar frente preto
Conceito antigo de direção é mais sujeito da dar folgas (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Quem nunca ouviu dono de Fusca falar que o volante do carro não tem folga, tem férias? O besouro da Volkswagen utiliza um sistema do tipo setor e rosca sem fim, que tendem a se desgastar e ficar com folga. E sabe o 1302 que falamos acima? Ele trazia uma direção mais moderna do tipo pinhão e cremalheira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
53 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
eduardo martins 23 de abril de 2023

O fusca foi otimo quando não havia asfalto, usei um 1972 por muitos anos fazendo percurso ate um sitio da familia, era imbativel, coloquem qualquer carro atual na estrada de chão e vejam o resultado depois de 1 ano.Por isso tem aquele desalinhamento das rodas traseiras,elas evitam a falta de tração em terrenos irregulares, não se pode exigir conforto de jeeps,land rover,toyota bandeirantes.Como não pode exigir capacidade off road de um Fox 1,0.

Avatar
Marcos Boleio 13 de março de 2023

Quem gosta de coisa velha tem que casar, morar com a sogra e a mãe da sogra também…
Tive um Fusca, e foi o último. Isso nunca foi carro de verdade, era mais um brinquedo pra dar relaxo. Não entendo a paixão que o povo tem por essa tranqueira nazista.

Avatar
Rodrigo 30 de agosto de 2023

Gente que não sabe zelar de carro era bom nunca tê-los

Avatar
Você não era para ter carro algum 30 de agosto de 2023

Gente que não sabe zelar de carro era bom nunca tê-los

Avatar
Evaldo 13 de janeiro de 2024

Você é uma bichinha isso sim. O Fusca é carro sim, você é que não é gente

Avatar
Cesar 22 de fevereiro de 2023

Meu Brinquedo é um GURGEL 91 ORIGINAL mecanica Chassi VLKSWAGEN . O grande Eng° João Conrrado do Amaral Gurgel idealizador de suas mais diversas ROUPAGENS sobre CHASSIS VOLKSWAGEM . Também não podemos esquecer de outras roupagens em outros modelos SPORTS , como o PUMA , MP Lafer . Bugs ….

Avatar
Jorge Luiz Vieira 20 de fevereiro de 2023

Quebra com uma certa frequência o Cabo do acelerador

Avatar
Jorge Luiz Vieira 20 de fevereiro de 2023

Já possui vários, o chicote do acelerador tende a quebrar, no pé do acelerador, como também perto do carburador.tinhamos que fazer adaptação, para prosseguir a viagem

Avatar
Jorge Luiz Vieira 20 de fevereiro de 2023

Já possui vários, o chicote do acelerador tende a quebrar, no pé do acelerador, como também perto do carburador.tinhamos que fazer adaptação

Avatar
Antonio 18 de fevereiro de 2023

Tenho 2 Fuscas 1 é 1968 e o outro é 1980, os dois restaurados e estou vendendo.

Avatar
Claudio Sarti 17 de fevereiro de 2023

Tenho um fusca ano 1982, 1300 sedan, Verde Álamo ( cor original), adquirido em 1985, rodo com ele até hoje pela cidade de São Paulo, deixei de viajar com ele 2019, por ter adquirido um Chevrolet Classic 2010 , mais confortável .

Avatar
Crisóstomo Machado 16 de fevereiro de 2023

Tenho um 1.300L. 1976. O adquiri em 1978 e o mantenho em meu poder. Em estado de conservação bem regular, com umas coisinhas pra ajustar. Nas saidinhas, para movimentar motor, rodas, curtir, pessoas perguntam se está a venda;
Respondo: Não. É de maroca: Não se dá; Não se vende; nem se troca.

Avatar
Claudionos Gonçalves Vieira 14 de fevereiro de 2023

Eu so tenho saudade dos carros da epoca….por isso coleciono até hoje ….

Avatar
Manoel José 14 de fevereiro de 2023

Tive 1963 depois 1978 sou apaixonado por FUSCA ESTOU né preparando pra ter um na velhice só pra passar

Avatar
Pe di cabra 11 de fevereiro de 2023

Meu fusca sempre tinha poeira no motor.
Um cara que se achava, com uma falta de educação do tamanho dele na monvep (Montes Claros MG) dizia que era mau uso.
Coloquei um filtro de óleo no bagagito e nunca mais voltei na oficina deles.

Avatar
paschoal g schettini 6 de fevereiro de 2023

tenho um 66 modelito 1200 mudei para 12 volts e coloquei um motor 1300. esqueceram do aquecimento da bobina.

Avatar
Teofilo 4 de fevereiro de 2023

O fusca prova que foi o melhor lançamento da época, em termo de custo benefício, tanto é que até hoje ainda tem muitos rodando. Não tem como comparar a tecnologia passada com a de hoje. Há 25 anos tenho meu 76 e não quero me desfazer dele tão cedo.

Avatar
Jmarkus 4 de fevereiro de 2023

A maioria dos itens citados ocorre se a manutenção for negligenciada. A respeito da suspensão traseira esse problema foi minimizado em 1967 nos EUA com a introdução do sistema similar à Kombi e VariantII por força da legislação na época, provocada pelos problemas com o Corvair. Só que aqui ninguém exigiu essa melhoria.

Avatar
Professor "xato" 3 de fevereiro de 2023

Professor “xato”

Avatar
josé eraldo 3 de fevereiro de 2023

Meu primeiro carro foi um fusca 1300 74 vermelho, nunca tive qualquer dos problemas citados. Mas de toda forma, alguém pode me citar um, apenas um, carro que não tenha pelo menos um, apenas um, defeito?????

Avatar
Jorge melles 3 de fevereiro de 2023

Meu primeiro carro foi um fuscão 1500 ano 1972 verde guarujá placa QA9690 Bauru SP
Viajava c representações de indústrias de tecidos no estado todo de SP…
Usava na época aquela gasolina pura c “tetra etila” na velocidade máxima parecia o som de reversão do giro do motor…
Morava em Pederneiras SP de onde sai as pressas para ir até o hospital da Beneficência Portuguesa onde estava pra nascer minha primeira filha …Renata…fui pego pela Polícia Rodoviária na baixada da “bica d’água” á 140 k.s p / h…
Expliquei o motivo e os guardas me liberaram prontamente …
SDS do meu fuscão…
Foi nele que “conheci mais á fundo” minha atual esposa ..kkk
ABS.

Avatar
Jamil 2 de fevereiro de 2023

Fusca so deixa na mao sem manutençao moro na roça tenho fuscao 1600 com pneu militar passa a onde hilux nen entra!!! 😊

Avatar
Tomas 31 de janeiro de 2023

Tive muitos nem lembro quantos,e meu primeiro era um 1963 acabadinho sofri pra compra me.diverti muito com ele sem conta que esqueceram de menciona atrás do bancobtraseiro tem aquele pequeno espaço eu carregava as criançada conheço por chiqueirinho,era só alegria minha filha de 11 anos lembra e sente saudades e quer um pra ela adoro o fusca mesmo com seus prós e contras!!!!!

Avatar
Horacio Manoel alexandre 31 de janeiro de 2023

Tive um fusca 15 anos nunca me dechou na estrada mas eu dechei ele
vezes.

Avatar
CARLOS ALBERTO MEIRELLES 2 de fevereiro de 2023

Mas o português te deixou …

Avatar
Dilo 31 de janeiro de 2023

O defeito maior do Fusca que eu acho é que ele sempre ta com fogo no régo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não da nem para fazer uma viagem longa

Avatar
Joaquim Ramos Neto 31 de janeiro de 2023

Tive 6 Fuscas na Familia e nenhum destes problemas. Graças a Deus! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 . Como a própria matéria fala, havia e há solução para tudo. Mas uma vez um
sé do caixão incendiou comigo no banco de trás. Peguei o extintor não funcionou. Meus amigos desesperados e eu rindo… Por sorte estava ao lado da Kombi do meu pai, peguei o extintor dela e resolvi o problema. Detalhe, tinha 17 anos.

Avatar
José 31 de janeiro de 2023

Sério que eu sobrevivi a tudo isso? Tive dois fuscas e agora tô pensando em comprar um para dar uns rolês e ficar bonito para as minas, as velhinhas é claro 😂😂😂😂😂. É caro um bem conservado, restaurar não tenho saco. Fusca é foda, em 1982 eu tinha um 78. Meus primos da Catalunha em visita, acharam que eu era rico por causa do Fusca 😂😂😂😂😂😂, lá só quem tinha muito dinheiro, aqui pobre e táxi. ♥️🙏

Avatar
Alisson Rosendo 11 de fevereiro de 2023

Tenho um fusca 1980, não vendo, tenho outro carro mas o prazer em andar no fusca é sem igual! Eu faço manutenção preventiva e não tenho problemas. Rodo em média 600 km por semana.

Avatar
Luis 31 de janeiro de 2023

Meu primeiro carro foi um Fusca, arrebentava direto o cabo de acelerador e uma vez capotou comigo do nada, na chuva. Carro inseguro, do qual tenho zero saudade. Os carros de hoje são infinitamente melhores. Fora nostalgia.

Avatar
Cardozão 31 de janeiro de 2023

Fusca pega fogo no banco de trás de duas maneiras: por causa da bateria e quando o casal vai namorar lá trás!!
Pega fogo mesmo!!

Avatar
Joaquim Ramos Neto 31 de janeiro de 2023

Kkk boa!!! No meu primeiro Fusca nos idos de 1989 pegava fogo fora mesmo, sobre o capô, eu tenho 1,84m e minha namorada tinha 1,80m. Não cabíamos lá atrás kkk

Avatar
Cris Dorneles 1 de outubro de 2023

Danado

Avatar
Wanderley Souza 31 de janeiro de 2023

O Fusca brasileiro tinha lata ruim ! Vidros da dimensão dos fuscas antigos diferente do mexicano e do 1302, freios ruins, abria porta sozinho em curvas desalinhava portas, capô.

Avatar
Décio Rodrigues Coutinho 31 de janeiro de 2023

EM 1976 eu trabalhava de taxista aqui em Sorocaba.Éra um fusca marrom 1500 . Éra um carro guerreiro.

Avatar
Cláudio 31 de janeiro de 2023

Kkk taí falar do Fusca é fácil mas ninguém fala dos carros chinês né, a diferença tá na qualidade das peças e da mão de obra, se coloca peça de qualidade e o profissional que mexe tem qualificação seja o Fusca ou o Mercedes ou Ching ling não vai causar problema algum.

Avatar
Marcelo 31 de janeiro de 2023

Tenho um fusca 94 a mais de 2 anos é unca me deixou na mão
Porque eu mesmo fasso manutenção nele todos os meses
É vô trabalhar com ele todos os dias sem problema nenhum
Qualquer carro que não der manutenção vai dar problema com certeza

Avatar
Luis 31 de janeiro de 2023

Meu primeiro carro foi um Fusca, arrebentava direto o cabo de acelerador e uma vez capotou comigo do nada, na chuva. Carro inseguro, do qual tenho zero saudade. Os carros de hoje são infinitamente melhores. Fora nostalgia.

Avatar
Hélio Takashi Ota 1 de fevereiro de 2023

Tem razão amigo…trabalho com carros antigos há anos e todos são bons e de custo baixo

Avatar
CARLOS ALBERTO MEIRELLES 2 de fevereiro de 2023

Faça um curso de português também

Avatar
Professor "xato" 3 de fevereiro de 2023

Professor “xato”

Avatar
Jair B. Flausino 31 de janeiro de 2023

Os carros daquele tempo, no geral eram porcaria,os opalas caiam as rodas dianteiras(suspensão),os fiats 147 câmbio parecia a combinação de um cofre,os Ford corcel tinha a corrente da distribuição,o melhor carro de 60 a 75 foi o Ford Galaxie

Avatar
Cláudio.Cerdeira 30 de janeiro de 2023

Qta bobagem!
Tive 53 fuscas, a Bateria vinha de fabrica com uma tampa plástica fixada por 2 estojos aparafusados no assoalho, se o dono foi relaxo e ao recolocou problema dele,, mesmo assim sempre foram raro dar curto e mais raro pegar fogo
Bomba de combustível Vazar outra raridade e qq carro isso pode acontecer.
Tenho hj um Fusion Titanium e sinto saudades do bom e fiel fusca

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 30 de janeiro de 2023

Pagar fogo, todo carro pega. Mesmo com radiador, basta que a Correia de seu motor arrebente. E, como as rodas traseiras do Fusca, não são alinhadas, e são tortas para dentro. Hoje, já existe no mercado, um kit de suspensão traseira independente, que pode ser instalada,nele, para dar maior estabilidade em curvas muito fechadas, ou rabeadas, no caso de frenagens muito bruscas. Também, todo, carro pode pegar fogo, se a mangueira do motor vazar, pois, todo motor tende à esquentar.

Avatar
Jose Sidonio Pascoal Neto 30 de janeiro de 2023

Post absolutamente desnecessário e ridículo, para quem é merecedor de possuir um FUSCA que, com certeza, não é o caso de quem o escreveu. Tive vários FUSCAS: 1969, 1972, 1976 (taxi no RJ), 1978, 1982 (táxi no RJ), 1984, 1986 e hoje tenho um 1978, e incrivelmente, nenhum pegou fogo…..e os táxis, rodavam a média de 300 km por dia e era só felicidade. Então, desculpa aí, mas o projeto FUSCA é o mais vitorioso da indústria automobilística mundial. Basta cuidar dele. Será que Mercedes, BMW e FEŔRARI nunca pegaram fogo? Ah vá pra………

Avatar
laercio.mello@hotmail.com 30 de janeiro de 2023

Esqueceu de falar do dínamo que não carregava suficiente a bateria; no meu, tive de por um.alternador.

Avatar
Alex Machado 19 de junho de 2023

Me lembro do meu falecido sogro e o fusca 77 dele , sempre arriava a bateria por causa do dínamo , comprei um kit de polia de diametro menor e uma correia , ele deu risada dizendo que não ia resolver o problema nunca mais ele ficou na mão por causa da bateria

Avatar
Wylogus ferraz 30 de janeiro de 2023

Sobre o Fusca.
Tenho um ano 72 motor 1500
Troquei as mangas por tubos especial
Cobre , isolei os canos barria.
Aos poucos melhorando o sistema de frei e direção.
Wh

Avatar
Alcides 30 de janeiro de 2023

Tive um fusca por 5 anos, nossa quanto sofrimento, vantagem manutenção baratissima.

Avatar
ANTÔNIO APARECIDA 30 de janeiro de 2023

Pagar fogo, todo carro pega. Mesmo com radiador, basta que a Correia de seu motor arrebente. E, como as rodas traseiras do Fusca, não são alinhadas, e são tortas para dentro. Hoje, já existe no mercado, um kit de suspensão traseira independente, que pode ser instalada,nele, para dar maior estabilidade em curvas muito fechadas, ou rabeadas, no caso de frenagens muito bruscas. Também, todo, carro pode pegar fogo, se a mangueira do motor vazar, pois, todo motor tende à esquentar.

Avatar
alecs 29 de janeiro de 2023

Meu primeiro carro … às vezes dá saudades ,tinha ,dentro e fora um cheiro de gasolina preocupante e tambor nas 4 rodas ,dia de chuva era perigoso além de tb não ter pneus radiais…forçando ,saia de traseira violentamente,não era econômico,nem tinha segurança em caso de batidas fortes,bancos não tinham conforto,não era espaçoso,mas apesar de tudo ,tinha um engate de cambio sem igual (da segunda à quarta) chegava a 110 km/ora ,quando começava a chacoalhar totalmente e a tremer! Mas era robusto como um “tanque do guerra”!

Avatar
Willyam Hott Vieira de Gouveia 29 de janeiro de 2023

Muito bacana

Avatar
Claudio José Koetz 30 de janeiro de 2023

O fuca tem uma terceira de grande elasticidade e, por isso, um conforto inesperado para dirigir. A segunda também é fantástica. Funciona, muitas vezes, como marcha de arrancada.

Avatar
Deixe um comentário